Passagens da Bíblia

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A lei não deve ser observada simplesmente por ser lei, mas por aquilo que ela realiza de justiça. Cumprir a lei fielmente não significa subdividi-la em observâncias minuciosas, criando uma burocracia escravizante; significa, isto sim, buscar nela inspiração para a justiça e a misericórdia, a fim de que o homem tenha vida e relações mais fraternas. Em 5,21-48, Mateus apresenta cinco exemplos, para mostrar como é que uma lei deve ser entendida.
(nota de rodapé - para Mt 5,17-20)

Inserida por pensandogrande

A lei que proíbe matar, proíbe esse ato desde a raiz, isto é, desde a mais simples ofensa ao irmão. Mesmo ofendido e inocente, o discípulo de Jesus deve ter a coragem de dar o primeiro passo para reconciliar-se. Caso se sinta culpado, procure urgentemente a reconciliação, porque sobre a sua culpa pesa um julgamento.
(nota de rodapé)

Inserida por pensandogrande

Mt 5,27-32:
Jesus radicaliza até à interioridade a fidelidade matrimonial, apelando ao amor verdadeiro e leal. O adultério começa com o olhar de desejo, e o mal deve ser cortado pela raiz. A exceção citada no v. 32 pode referir-se ao caso de união ilegítima, por causa do grau de parentesco que trazia impedimento matrimonial segundo a Lei (Lv 18,6-18; At 15,29).
(nota de rodapé)

Inserida por pensandogrande

Como se pode superar a vingança ou até mesmo a «justa» punição? O Evangelho propõe atitude nova, a fim de eliminar pela raiz o círculo infernal da violência: a resistência ao inimigo não deve ser feita com as mesmas armas usadas por ele, mas através de comportamento que o desarme.
(nota de rodapé - para Mt.5,28-42)

Inserida por pensandogrande

O Evangelho abre a perspectiva do relacionamento humano para além das fronteiras que os homens costumam construir. Amar o inimigo é entrar em relação concreta com aquele que também é amado por Deus, mas que se apresenta como problema para mim. Os conflitos também são uma tarefa do amor. O v. 48 é a conclusão e a chave para se compreender todo o conjunto formado por 5,17-47: os discípulos são convidados a um comportamento que os torne filhos testemunhando a justiça do Pai. Sobre os cobradores de impostos, cf. nota em Mc 2,13-17.
(nota de rodapé - para Mt 5,43-48)

Inserida por pensandogrande

Os cobradores de impostos eram desprezados e marginalizados porque colaboravam com a dominação romana, cobrando imposto e, em geral, aproveitando para roubar. Jesus rompe os esquemas sociais que dividem os homens em bons e maus, puros e impuros. Chamando um cobrador de impostos para ser seu discípulo, e comendo com os pecadores, Jesus mostra que sua missão é reunir e salvar aqueles que a sociedade hipócrita rejeita como maus.
(nota de rodapé - para Mc 2,13-17)

Inserida por pensandogrande

A esmola é um gesto de partilha, e deve ser o sinal da compaixão que busca a justiça, relativizando o egoísmo da posse. Dar esmola para ser elogiado é servir a si mesmo e, portanto, falsificá-la.

(nota de rodapé)

Inserida por pensandogrande

"Santificado seja o teu nome” ou “Seja respeitada a santidade do teu nome”. Santificar não é dar, mas reconhecer O nome pode ser também o título e a fama. Não mostrar a santidade de Deus foi o delito de Moisés (Nm 27,14). O contrário é profaná-lo: abusando dele, manipulando-o, trivializando-o.

Inserida por pensandogrande

No Pai-Nosso ressoa a experiência de Israel no processo de sua libertação; provações no deserto, o maná cotidiano, a vontade de Deus promulgada como Lei, a santidade cúltica do nome revelado a Moisés, o reinado de Deus pela aliança na terra entregue.
(nota de rodapé)

Inserida por pensandogrande

Na oração, o homem se volta para Deus, reconhecendo-o como único absoluto, e reconhecendo a si mesmo como criatura, relativizando a autossuficiência. Por isso, orar para ser elogiado é colocar-se como centro, falsificando a oração.

(nota de rodapé)

Inserida por pensandogrande

Se alguém pensa que é religioso e não sabe controlar a língua, está enganando a si mesmo, e sua religião não vale nada. / Religião pura e sem mancha diante de Deus, nosso Pai, é esta: socorrer os órfãos e as viúvas em aflição, e manter-se livre da corrupção do mundo.

Inserida por pensandogrande

Salmo 139

Javé, tu me sondas e me conheces.

Tu conheces o meu sentar e o meu levantar, de longe penetras o meu pensamento. /
Examinas o meu andar e o meu deitar, meus caminhos todos são familiares a ti. /
A palavra ainda não me chegou à língua, e tu, Javé, a conheces inteira. /
Tu me envolves por detrás e pela frente, e sobre mim colocas a tua mão. /
É um saber maravilhoso que me ultrapassa, é alto demais: não posso atingi-lo! /
* Para onde irei, longe do teu sopro? Para onde fugirei, longe da tua presença?/
Se subo ao céu, tu aí estás. Se me deito no abismo, aí te encontro./
Se levanto vôo para as margens da aurora, se emigro para os confins do mar, /
aí me alcançará tua esquerda, e tua direita me sustentará. /
Se eu digo: «Ao menos as trevas me cubram, e a luz se transforme em noite ao meu redor», /
mesmo as trevas não são trevas para ti, e a noite é clara como o dia. /
* Sim! Pois tu formaste meus rins, tu me teceste no seio materno. /
Eu te agradeço por tão grande prodígio, e me maravilho com as tuas maravilhas! /
Conhecias até o fundo de minha alma, /
e meus ossos não te eram escondidos.
Quando eu era formado, em segredo, tecido na terra mais profunda, /
teus olhos viam as minhas ações, e eram todas escritas no teu livro.
Os meus dias já estavam calculados, antes mesmo que chegasse o primeiro. /
Mas a mim, como são difíceis os teus projetos! Meu Deus, como é grande a soma deles! /
Se os conto... são mais numerosos que areia! E, ao despertar, ainda estou contigo! /
* Ah! meu Deus, se matasse o injusto! Se os assassinos se apartassem de mim!/
Eles falam de ti com ironia, e em vão se rebelam contra ti! /
Não odiaria eu aqueles que te odeiam? Não detestaria eu aqueles que se rebelam contra ti? /
Eu os odeio com ódio implacável! Eu os tenho por meus inimigos! /
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração! Prova-me, e conhece os meus sentimentos! /
Vê se não ando por um caminho fatal, e conduze-me pelo caminho eterno. /

Inserida por pensandogrande

Aquele que te despreza hoje é o bajulador de amanhã. Ele não te odeia, muito menos te ama, pois ele é só um bajulador de um momento.

Inserida por RicardoRodrigues6

Castigando o erro, tu educas o homem,
e como traça tu róis os tesouros dele. Os homens todos são apenas um sopro!


Salmo 39,12

Inserida por pensandogrande

A mulher deve aprender em silêncio, com toda a sujeição. Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem. Esteja, porém, em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, e depois Eva. E Adão não foi enganado, mas sim a mulher, que, tendo sido enganada, tornou-se transgressora. 1 Timóteo 2:11-14

Inserida por drakhium

Eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois, e sê homem. 1 Reis 2:2

Inserida por drakhium

Porém ele lhe disse: Nesta cidade mora um homem de Deus, e homem honrado é. Tudo o que ele diz acontece. Vamos falar com ele. Talvez ele nos aponte o caminho a seguir. 1 Samuel 9:6

Inserida por drakhium

“Não podeis servir a Deus e ao Dinheiro” > mais precisamente: “Não podeis servir a Deus e a Mamon”.
“Mamon” é o deus do dinheiro, da cobiça: rival inconciliável do Deus verdadeiro, que é doador generoso e ensina a dar.

(nota de rodapé)

Inserida por pensandogrande

Todo homem, consciente ou inconscientemente, tem na vida um valor fundamental, um absoluto que determina toda a sua forma de ser e viver. Qual é o absoluto: Deus ou as riquezas? Deus leva o homem à liberdade e à vida, através da justiça que gera a partilha e a fraternidade. As riquezas são resultado da opressão e da exploração, levando o homem à escravidão e à morte. É preciso escolher a qual dos dois queremos servir.
(nota de rodapé)

Inserida por pensandogrande

O homem esforça-se por não ver seus defeitos, para assim conviver com eles.

(nota de rodapé)

Inserida por pensandogrande