Passagens da Bíblia
O psicólogo para qualquer depressão ou qualquer cidadão chama-se BÍBLIA, as pessoas na sua maioria preferem acreditar nos homens.
Não confie demais em pastor com Bíblia impecável e cheirando nova, dentro de sua maleta de luxo.
Por outro lado, procure dar mais atenção àquele cuja Bíblia já esta se desmontando em suas mãos.
Porém, com certeza, ambos devem ter mais importância do que aquele que não tem nenhuma.
(Teorilang)
A violência é a pior coisa existente na sociedade e também a mais antiga,
pois, biblicamente falando, o primeiro homicídio foi cometido nos primórdios da
história da humanidade, entre os primeiros filhos da terra, quando Caim matou seu irmão Abel.
Ele se importa
Preciosa aos olhos do Senhor é a morte de Seus santos. - Salmo 116: 15
O ex-presidente George Bush visitou Honduras logo após o furacão Mitch devastar a nação em 1998. O entrevistador de televisão Larry King perguntou a Bush se desastres naturais como esse abalaram sua crença em Deus. O ex-presidente respondeu contando um homem de 73 anos que havia perdido tudo o que possuía. Por suas lágrimas, o homem disse a Bush com confiança: “Toda posse que eu tinha se foi, mas. . . Eu tenho fé em Deus. ”
A notícia de que milhares de pessoas foram enterradas na lama é perturbadora e comovente, para dizer o mínimo. Deus se importa?
Jesus disse que nosso Pai celestial observa até a queda de um pardal (Mt. 10:29), para que possamos ter certeza de que Ele está ciente de cada pessoa que morre em desastres como esse, e sofre. Ele valoriza cada um de nós tanto que enviou Seu Filho para morrer na cruz por nós (Rom. 5: 8).
E quando os seguidores de Cristo são vítimas dessa tragédia, a família e os amigos podem encontrar grande consolo nas palavras: “Preciosa aos olhos do Senhor é a morte de Seus santos” (Sal. 116: 15). A palavra precioso aqui significa "de grande importância" ou "de grande preocupação".
Então, quando a morte e a tragédia tocam sua vida, lembre-se de que Deus se importa. Tenha fé nele.
Embora os tempos ser escuro, as lutas sombrio,
e cuida subir como uma inundação,
Esta garantia doce guardara para ele-
Meu Deus está próximo e bom. —Hager
Quando um ente querido morre, a fé em Cristo mantém viva a esperança. Herbert Vander Lugt
Quem está ganhando?
Prazer em fazer a tua vontade, ó meu Deus. - Salmo 40: 8
Eu tinha um cachorro cujo jogo favorito era brincar de cabo de guerra com um brinquedo de borracha. Ela segurava uma ponta do brinquedo com os dentes e eu segurava a outra extremidade com a mão. Por ser um cachorro pequeno, meu esforço para vencer às vezes a levantava do chão. Mas ela ainda segurava o brinquedo teimosamente.
A natureza humana pecaminosa, ou o que a Bíblia chama de "a carne", é muito parecida com o meu cachorro, continuamente brincando de cabo de guerra com Deus. Desde tenra idade, nossas palavras e ações dizem: "Minha vontade será feita". Ou modificamos nossa teimosia e dizemos: "Deus, sua vontade será mudada".
Jesus sempre quis fazer a vontade de seu pai. Quando Ele estava agonizando em oração no Jardim do Getsêmani, pouco antes de Sua prisão e crucificação, Ele orou: “Tira este cálice de mim.” dizendo: "Não obstante, não o que eu quero, mas o que você quer" (Mc 14:36).
Um professor da Bíblia certa vez apontou que as palavras "Não, Senhor" são uma contradição em termos. Somente quando dizemos: "Sim, Senhor" - e é sério - podemos realmente chamá-lo de Senhor.
Existe um "Não, Senhor" em algum lugar da sua vida? Não seja como meu cachorro que não deixaria ir. Seja como Jesus - largue sua vontade e renda-se à vontade de Deus.
Senhor, ajude-nos a nos submeter a você,
para seguir e obedecer;
E nos dê forças para combater o desejo de
fazer as coisas do nosso jeito. —Sper
Uma vontade forte muitas vezes esconde uma forte "vontade". Joanie Yoder
jornada de uma vida
Eu implorei o seu favor com todo o meu coração. - Salmo 119: 58
As duas transações mais importantes da minha vida aconteceram com cerca de 12 anos de diferença. A primeira foi quando orei para aceitar Jesus como meu Salvador. A segunda foi quando fiquei com minha melhor amiga diante de uma congregação da igreja e me casei com ela.
Sue e eu crescemos tremendamente em nosso relacionamento nos últimos 27 anos. Trocamos milhões de palavras em conversas, tomamos milhares de decisões juntos e cooperamos na orientação de nossos quatro filhos.
Imagine o quão estranho seria para nós assumir que, uma vez que dissemos nossos votos de casamento, não havia mais nada que precisássemos fazer. E se disséssemos: “Ok, é isso. Tomamos a decisão. Não precisamos alimentar nosso relacionamento. ”
Agora pense na outra transação que mencionei, a que você também fez se for cristã. Por ter confiado em Cristo, você acha que não precisa fazer mais nada? Isso seria pior do que não nutrir um casamento.
A salvação é o primeiro passo na jornada de uma vida. Nosso relacionamento com Deus ficará estagnado se não conversarmos com Ele, crescermos em nosso conhecimento Dele e aumentarmos nosso amor por Ele.
Como está seu relacionamento com o Senhor hoje?
Para que nosso relacionamento com Deus
cresça cada dia mais,
precisamos orar e ler Sua Palavra,
depois seguir e obedecer. —Sper
Para seguir o Senhor, você deve andar com ele. Dave Branon
Ainda tempo
Quem confia no Senhor, a misericórdia o cercará. - Salmo 32:10
Como pai, acho que uma das épocas mais assustadoras do ano letivo é a primeira conferência com o professor. E uma das frases mais perturbadoras de se ouvir é algo como: "Estamos tendo alguns problemas com seu filho".
Em outras palavras, aquele filho ou filha de olhos brilhantes - que afirmou com incrível entusiasmo que tudo estava indo bem e que as primeiras semanas de escola foram um sucesso - está começando terrivelmente.
Felizmente, muitos estudantes voltam aos trilhos após a primeira conferência quando reconhecem o problema - com a ajuda dos pais - e começam a levar a escola mais a sério.
Espiritualmente, todos nós podemos nos beneficiar de um novo começo. Às vezes, tornamo-nos alunos pobres e negligenciamos nosso compromisso de seguir o Senhor. Somos desviados pelas atraentes atrações do mundo. Falhamos em fazer nossa lição de casa de oração e leitura da Palavra de Deus. Vemos nossos amigos fazendo algo que parece divertido e nos juntamos a eles - apenas para descobrir que o que eles estão fazendo é destrutivo. É quando precisamos parar e nos comprometer a viver de todo o coração para Jesus.
Começou mal? Ainda há tempo para voltar ao rumo certo.
PENSANDO NO QUAL
É o primeiro passo para voltar ao caminho certo? (Sal. 32: 5).
O que podemos esperar que Deus faça em nossas vidas quando voltamos a Ele? (vv.5,10-11).
Não é tarde demais para começar de novo com Deus. Dave Branon
lutas e músicas
Meu coração se regozijará em sua salvação. - Salmo 13: 5
William Cowper, poeta e hino inglês do século XIX, enfrentou crises recorrentes de depressão ao longo de sua vida. Talvez seja por isso que seus hinos ainda nos tocam profundamente durante os momentos em que nossa vida parece estar perdendo o controle e queremos desesperadamente confiar em Deus.
Um dos hinos mais conhecidos de Cowper, "Deus se move de maneira misteriosa", contém estas palavras encorajadoras:
Vós, santos temerosos, tomam nova coragem;
As nuvens que vocês tanto temem
São grandes de misericórdia, e se partirão
Em bênçãos em sua cabeça.
Muitas vezes imaginamos que os cânticos triunfais da fé foram escritos por pessoas que já haviam superado suas lutas. Mas o livro de canções da Bíblia - os Salmos - lembra-nos que os gritos angustiados de “Quanto tempo, ó Senhor? Você vai me esquecer para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto? ”Às vezes ocorre quase no mesmo fôlego que“ o meu coração se alegra com a tua salvação. Cantarei ao Senhor, porque Ele me falou em abundância ”(Sal. 13: 1,5-6).
Em toda luta - mental, física, emocional ou espiritual - nosso desafio é passar do medo de ser esmagado para a confiança que Deus venceu. Cowper não achou fácil, mas sempre achou que Deus era maior do que ele jamais imaginara.
Diante das nuvens hoje? Tome coragem! Seu maior louvor a Deus pode ser cantado nos dias mais sombrios da sua vida.
Muitos elogios geralmente surgem de grandes dores. David C. McCasland
"Todos podem ter uma Bíblia, mas, somente os Eleitos de Deus tem acesso as Palavras de Deus ocultas nas Escrituras."
Eu clamei pelo socorro do Senhor.
Busquei sua resposta na Bíblia. Abri a bíblia em 1 Crônicas 9. A passagem bíblica era sobre genealogias. Imediatamente, lembrei-me de quando um pastor orientou sobre não deixarmos de ler um texto bíblico só porque fala de genealogias onde parece não haver uma revelação pela palavra.
Aliás, sempre me lembro disso. Por esse motivo, sempre leio os textos bíblicos que contêm genealogias, pois seu que Deus responde em meio a elas. Esse foi o caso aqui.
Comecei a ler a partir do versículo 1 e no 20 senti Deus me responder: “Naquela época, Fineias, filho de Eleazar, estivera encarregado dos guardas das portas, e o Senhor estava com ele” (1 Cr 9:20).
Um versículo bíblico sempre leva a outros pela referência cruzada. Essa é a melhor maneira de lermos a bíblia; é quando a palavra de Deus se explica pela própria palavra, livre da intervenção humana. A bíblia que é a palavra de Deus se explica por ela mesma, e não deixa rastro de dúvidas.
Isso requer boa vontade e disposição para ser feito, pois se trata de uma leitura exaustiva, porém perfeita porque perfeita é a palavra de Deus. A leitura da palavra pela palavra não deixa sombra de dúvidas quanto ao seu entendimento.
Então, as referências a partir do texto inicial são as seguintes: Nm 31:6 —> Nm 10:9 —> Gn 8:1*; Sl 106:42 —> Êx 14:21* —> Js 4:23; Sl 66:6.
O Senhor cessa as tempestades da vida. Abre mares e rios pra gente passar e os fecha para os inimigos. Daí, chegamos ao outro lado secos, sem respingos, livres de riscos, das ameaças e das adversidades; a salvo, salvos por Jesus, nosso Deus.
Em Salmos 106:42, Deus nos mostra a opressão do inimigo, a humilhação a que ele nos impõe, fatos decorrentes das nossas más ações; ou seja, somos os únicos culpados por estarmos passando por tudo isso (v.43). Somos nós mesmos com as nossas irresponsabilidades e inconsequências que atraímos os problemas.
Mas o nosso bom Deus sempre se lembra de nós quando nós voltamos para ele em oração e declarando a nossa dependência dele pelo que ele se agrada de nós, vê a nossa aflição e ouve o nosso clamor (v.44). Em sua infinita misericórdia, o Senhor nos socorre.
O Senhor nos dá a oportunidade para respondermos segundo as nossas obras — cair nas mãos do inimigo — a fim de aprendermos a buscar a Deus antes de tomarmos quaisquer iniciativas cujos resultados não sabemos se serão bons ou ruins. Deus em primeiro lugar (Mt 6:33). Porém, não agrada ao nosso Pai nos ver nessa condição deprimente.
Assim, a palavra de Deus nos instrui a clamar a Deus por socorro. Ao fazê-lo, Deus faz com que os nossos inimigos se compadeçam de nós (v. 46).
O Senhor nos conduz à oração que precisamos fazer para alcançarmos a vitória sobre os inimigos pelo que já o louvamos (v. 47,48), gratos pela fé e convicção do que cremos já termos sido galardoados (Fp 4:6). Emunah. Aleluia.
Significado do Nome Eleazar:
Eleazar: “Deus socorreu”, “Deus ajudou”.
Tem origem no hebraico Elazar, formado pela junção dos elementos El que significa “Deus, Senhor” e ézer, que quer dizer “socorro” e significa “Deus socorreu, Deus ajudou”.
Amém, Senhor🙏🏽
Prosperidade Espiritual
O pão nosso de cada dia nos dai hoje. - Mateus 6:11
A Bíblia nos diz que Deus suprirá todas as nossas necessidades (Filipenses 4:19). Como Seus recursos são ilimitados, Ele é capaz de fazer isso por todo mundo que vem a Ele com fé.
Temos então o direito de esperar que nunca ficaremos doentes, famintos ou em falta? Esse é o ensino de alguns pregadores hoje.
Um orador e autor que promove um evangelho da saúde e da riqueza escreveu: “A Palavra de Deus simplesmente revela que falta e pobreza não estão alinhadas com a vontade de Deus para os obedientes. . . . A vontade de Deus é prosperidade. ”
De acordo com esse ensinamento, alguns dos grandes exemplos de fé retratados em Hebreus 11, o Hall da Fama da Bíblia, devem ter sido desobedientes a Deus e à Sua vontade. Os versículos 37 e 38 registram que “eles perambulavam em peles de ovelha e cabra, sendo destituídos, aflitos, atormentados. . . . Eles vagavam pelos desertos e montanhas, nas covas e cavernas da terra.
Certamente Deus está preocupado com nosso bem-estar total, mas sabe melhor quando reter e quando conceder Suas provisões. Sua preocupação final é com a nossa saúde espiritual. Portanto, devemos confiar nEle e reconhecer que a adversidade às vezes pode ser o meio de Deus para promover nossa prosperidade espiritual.
Ó Senhor, eu não perguntaria a você por que
essas provações devem acontecer no meu caminho,
mas o que há para eu aprender sobre o
seu grande amor, eu oro. —DJD
Não há educação como adversidade. Vernon Grounds
Medos Assombrados
O tolo disse em seu coração: "Deus não existe. - Salmo 53: 1
Medos irracionais, ou fobias, atormentam muitas pessoas. Eles podem ter medo de multidões ou espaços abertos ou alturas. Existe até um medo chamado teofobia, que é um pavor de que Deus existe ou uma forte negação de Sua existência.
Mas certamente a teofobia é rara, não é? Talvez não. Lemos em Romanos que os inimigos de Deus fazem todo o possível para expulsar qualquer consciência Dele de suas mentes (1:28). Tornam-se "fúteis em seus pensamentos, e seus corações tolos [são] obscurecidos" (v.21).
Não devemos nos surpreender, portanto, quando Thomas Nagel, professor de filosofia e direito da Universidade de Nova York, usa a lógica para explicar "o medo da religião". Em seu livro The Last Word, ele admite sinceramente que é " fortemente sujeito a esse medo ", e diz:" Espero que não haja Deus! "
Independentemente de quão apreensivo alguém possa estar com o simples pensamento de algo religioso, Deus é real e deseja ser nosso Salvador. Quando abrimos nossas mentes e corações para o evangelho de Jesus Cristo, nossa visão da vida muda completamente - de pessimismo temeroso a esperança de confiança. Então, tendo um medo apropriado do Senhor, encontramos libertação de outros medos que atormentam nossas vidas.
Você encontrou esperança e confiança em Cristo?
Tema a Deus, vocês santos, e então
saberá o que é certo temer;
Faça de Seu serviço o seu deleite;
Seus desejos serão os cuidados dele. - Tate & Brady
Coloque sua fé em Cristo e Ele colocará seus medos em descanso. Vernon Grounds
Deus Reina
Deus reina sobre as nações; Deus senta-se em Seu santo trono. - Salmo 47: 8
Durante os dias da Guerra Fria, essa notícia surpreendente apareceu na The Grand Rapids Press : "Erro no computador poderia começar a guerra".
O artigo que se seguiu foi igualmente alarmante. Ele relatou: "Pela segunda vez em sete meses, um computador no centro de alerta de mísseis do país erroneamente colocou as forças estratégicas dos EUA em alerta contra um ataque de míssil soviético aos Estados Unidos".
A idéia de guerra nuclear já é bastante assustadora, mas pensar que isso pode ser causado por um erro no computador é ainda mais assustador. Nós, que cremos no Deus da Bíblia, no entanto, sabemos que Ele não abdicou de Seu trono, e que tudo está sob Seu controle. Ele está ciente do que está acontecendo, e nada pode acontecer para violar Sua soberania. O bem de longo prazo que Deus tem em mente para todos que O amam não pode ser frustrado.
Isso não quer dizer que não haverá mais guerras. Mas podemos ter certeza de que Deus domina as nações e Ele ordena os assuntos deste mundo. Tudo está sob Seu controle.
Manchetes sobre possíveis desastres não precisam nos levar ao pânico. No plano de Deus não há erros. O Senhor Deus reina!
Quando através do labirinto escuro da vida eu vou
E pensamentos ansiosos afligem minha alma,
Conceda-me, ó Senhor, a graça de saber
Que Você está certamente no controle. —DJD
Se você sabe que a mão de Deus está em tudo, pode deixar tudo nas mãos de Deus. Richard DeHaan
Palavras famosas 'perdidas'
Oh, como eles são levados à desolação, como em um momento! - Salmo 73:19
Nenhuma tragédia se compara à morte de uma pessoa que rejeitou a Cristo. Morrer sem Jesus como Salvador é enfrentar o destino mais triste possível: uma eternidade sem esperança.
Mesmo as pessoas mais bem-sucedidas - não importando as coisas grandes e admiráveis que realizaram - perdem toda a bondade da vida se morrerem sem confiar em Jesus Cristo como seu Salvador.
Walter A. Maier, um renomado pregador da primeira metade do século 20, deu dois exemplos de pessoas conhecidas que chegaram ao fim da vida e proferiram o valor de famosas palavras "perdidas". Maier disse que Jay Gould, um multimilionário, lamentou em seu leito de morte: "Eu sou o homem mais miserável do mundo". Maier também citou o pensador francês Voltaire, que gritou: "Eu gostaria de nunca ter nascido".
O que marcará o fim da sua vida? Paz ou desespero? Você pode se alegrar no perdão de Deus. Você pode ter certeza de que a morte não o separará do amor de Deus (Rm 8: 38-39), mas trará você à Sua presença.
Isso pode acontecer se você depositar sua fé em Cristo - confiando que, por causa da morte, sepultamento e ressurreição de Jesus, seus pecados serão perdoados. Suas últimas palavras podem ser triunfantes quando você espera a eternidade com Cristo.
Nosso Senhor levou a morte sobre Si
naquela cruel cruz de dor,
E aqueles que olham com fé para Ele a
vida eterna ganhará! - Johnson
A morte é o último capítulo do tempo, mas o primeiro capítulo da eternidade. Dave Branon
O que você odeia?
Você que ama o Senhor, odeia o mal. - Salmo 97:10
O pastor do século XIX, Henry Ward Beecher, contou sobre uma mãe na região selvagem que estava lavando roupas ao lado de um riacho. Seu único filho estava brincando nas proximidades. De repente, ela percebeu que ele se fora. Ela chamou o nome dele, mas não houve resposta. Alarmada, a mãe correu para a casa, mas o filho não estava lá.
Freneticamente, a mulher correu para a floresta. Lá, ela encontrou a criança, mas já era tarde demais. O jovem havia sido morto por um lobo. Desolada, ela pegou seu corpo sem vida, puxou-o para perto de seu coração e o carregou com ternura para casa. Beecher concluiu: "Oh, como essa mãe odiava lobos!"
Todo cristão deve ter um ódio semelhante pelo mal (Sl 101: 3-8). No entanto, muitas mães e pais que são tão cuidadosos em proteger seus filhos de danos físicos não percebem as forças do mal que ameaçam seu bem-estar espiritual. Como resultado, eles os deixam desprotegidos. Eles demonstram pouca preocupação com o tipo de amigos que seus filhos fazem, as revistas que lêem ou os programas de TV que assistem. Mas sempre que essas influências são ruins, devem ser vistas como uma ameaça mortal, e devemos proteger nossos filhos deles.
Não é errado odiar quando odiamos o que está errado.
PARA ESTUDO ADICIONAL
De acordo com o Salmo 101, o que devemos odiar?
Como podemos evitar olhar para o mal? (v.3).
Como podemos agradar a Deus com nosso discurso? (vv.1,5,7).
Se não odiamos o mal, não podemos amar o bem. Richard DeHaan