Passagens Bíblicas
Diferença Entre Medo e Temor
A bíblia e os dicionários consideram medo e temor como sinônimos; mas dependendo do contexto da passagem, o medo e o temor são absolutamente diferentes.
Dois textos são interessantes, quando Paulo diz aos filipenses que eles deveriam desenvolver a sua salvação com temor e tremor; mas João insiste que no amor não há medo, que, na verdade, o perfeito amor lança fora o medo, e que este produz tormento. De um lado, o cristão é exortado a ter temor; de outro, é alertado contra o medo. No grego, na maioria das passagens, palavra “phobos” é mais usada, tanto para medo como para temor, mas há também as palavras “eulábeia”, “thaumázo”, “trómos”, que dependendo do contexto, possuem sentidos distintos.
Mesmo sendo salvos de nossos pecados, e em espanto pela grandiosidade da misericórdia de Deus para conosco, certa medida de medo permanece em nossos corações, quando somos confrontados com a santidade de Deus, sentiram certo terror (Isaías 6).
Então aprendemos que?
- Medo, significa: “pânico”, “susto”, “temor”; já temor, significa: “respeito”, “reverencia”, “adoração”;
- O temor de Deus se aprende (Sl 33. 12); já o medo, não tem necessidade de ser aprendido, pois a natureza se encarrega de infundi-lo em nós.
- O temor é um elemento de fé, nasce da consciência de quem é Deus e das manifestações que Ele faz, gerando em nós admiração, respeito, finitude, maravilha e perplexidade. Um exemplo bíblico, foi quando Jesus realizou o milagre do paralítico que se levantou, gerando assombro e glorificação daqueles que presenciaram o fato (Lucas 5.24- 26);
- O medo nos faz fugir e nos esconder das responsabilidades e de Deus, pois, foi essa a reação do homem após o pecado (Gn 3.8-10). Já o temor nos faz nos aproximar de Deus, pois o salmista nos fala: “a intimidade do Senhor é para os que o temem”. (Sl. 25.14);
- O temor se estabelece pelo amor, o medo pelo poder.
Jesus revelou Deus como um Pai Amoroso, como o Abba que nos convida a entrar em comunhão com Ele, e não um Deus desejoso de castigar a todos (João 3.16; Rm 5.8; 1º João 4.10).
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Como o Senhor protegeu Seu povo na Bíblia, assim Ele protege você. O Senhor está ao seu lado em toda dificuldade e em cada luta. Lembre-se disso nos dias difíceis e busque refúgio Nele!
Jesus Cristo é o Senhor. Que vais fazer? Vais deixá - lo? Se o que ele disse na Bíblia é verdade e isto porque se cumpriu a era digital . Pois já está aí o cumprimento do que vai acontecer ou já está acontecendo. Ou seja o Anticristo e a sua Marca. TU VAIS SER DE JESUS CRISTO ou DA BESTA? PODES DEIXAR UM E ACEITAR OUTRO.MAS QUAL VAIS ACEITAR E QUAL VAIS REJEITAR? Tu que és poderoso no mundo o que farás? Tu que és do povo? Tu que és governante e político? ! TU QUE ÉS SEJA QUEM FORES PENSA NISTO!...
Atacar a Igreja Católica utilizando a Bíblia é como lançar um peixe de água doce no rio a fim de matá-lo afogado.
A Bíblia Sagrada é como se fosse um mapa, para você encontrar o Tesouro que é Jesus Cristo, você terá que seguir direito de tudo que está escrito nele!
Antes de buscar o crescimento da igreja, busque os fundamentos bíblicos; pois crescimento sem os fundamentos da palavra estão desalinhados com Deus.
O TETRAGRAMA DIVINO NO HEBRAICO BÍBLICO
O tetragrama “YHWH” é o nome de Deus no hebraico bíblico.
Não é formado por um verbo na forma verbal do pretérito, presente ou futuro.
É formado por um substantivo masculino na forma nominal do infinitivo.
Na verdade, é um grupo nominal ou sintagma nominal que, não deve ser composto por um pronome e um nome ou forma verbal, mas, deve ser composto por um artigo e um nome.
A letra “Y” literalmente significa o pronome pessoal “ELE”, mas equivale ao artigo definido masculino “O”.
As letras “HWH” juntas literalmente significam uma forma de verbo “É”, mas constituem um nome “SER”.
O tetragrama “YHWH”, por ser um nome ou melhor um grupo nominal, significa “O SER”; Não significa “Ele é” ou “Eu serei” nem “Eu sou”.
A expressão “Eu sou”, dita por Jesus Cristo, não é um nome, mas sim, é conjugação do verbo ser na primeira pessoa do presente do indicativo, significando que ‘Cristo existe desde antes de Abraão’.
Desse modo, a passagem do Êxodo 3:14 é, “O Ser enviou-me a vocês”; E não, “Ele é enviou-me a vocês” ou “Eu serei enviou-me a vocês” nem “Eu sou enviou-me a vocês”.
Você já ouviu falar daquele trecho bíblico que fala: O que a pessoa planta ela colhe? Com certeza você assim como eu acredita nisso! Mas sabia que issoé válido também com a sua saúde?
Então lembre se que o que fazemos ou deixamos de fazer hoje em prol da saúde, vamos colher com toda certeza! E assim como uma planta algumas colhemos antes que outras! Mas se plantarmos colheremos!
Não morras somente com a certeza de que leu a Bíblia, morras também com a certeza de que viveu a Bíblia.
A interpretação não prova o que está escrito na bíblia. Uma pessoa pode levantar uma crítica a uma má interpretação de um texto da bíblia. O assunto do texto, no entanto, pode-se tratar de algo que, pela fé, ela entende ser verdade.
“Para quem não conhece a Bíblia, se as coisas não dão certo, é falta de sorte, para o bom conhecedor, é livramento de Deus.”
Quanto à Canonicidade da Bíblia:
Nenhum Concílio canonizou os livros da Bíblia! Estes livros tem autoridade própria. O máximo que se pode dizer é que a Igreja e os concílios reconheceram a autoridade inata dos livros. Portanto, quando Atanásio listou os 27 livros do NT que hoje compõem a Bíblia, ele só reconheceu o que já era canônico entre os primeiros irmãos.
O pregador que começa a migrar seu sermão fora da bíblia visando a difamação de alheios pisa em solo sombrio.
Tanta ingenuidade das pessoas é preciso interpretar a Bíblia hoje, não usá-la em época passada, com um Deus perverso e tirano, que atendia o capricho de um povo.
"A bíblia não esqueceu dos PRESOS (principalmente daqueles que estão presos injustamente ou por um desatino cometeram crimes) E DOS MALTRATADOS; Hebreus 13.3 : Lembrai-vos dos PRESOS, como se estivesseis presos com eles, e dos MALTRATADOS, como sendo-o vós mesmos também no corpo"