Passagens Bíblicas

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⁠Para um calvinista Romanos 9 e 90% da bíblia!

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⁠Qualquer ensino, pregação ou profecia, que não está nos 66 livros da bíblia e sinoticamente alinhada com as escrituras, é falso.

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⁠Aos que desejam atualizar a Palavra de Deus e seus princípios devem aprender a diferenciar a bíblia da Palavra; pois a bíblia é antiga, mas a Palavra é Eterna! João 1.14.
Deuteronômio 4.2: Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que eu vos mando.
Provérbios 30:5-6: Toda palavra de Deus é pura; ele é escudo para os que nele confiam. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso.
Mateus 24.35: Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.
Hebreus 13.8: Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.
Apocalipse 22.18-19: Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro.

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⁠Em uma seita Cristo nunca é suficiente; a obra de Cristo nunca é completa e suficiente; a bíblia nunca é suficiente; a graça nunca é o bastante e suficiente e a fé nunca é suficiente.

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⁠Eu estudo a Bíblia, mas a minha relação não é com o livro encadernado, mas com a Palavra Encarnada. E essa Palavra é uma pessoa, pois o Verbo se fez Carne, e é o Verbo Vivo (Logos) que transforma as palavras contidas na Bíblia em Espírito e Vida.

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⁠Precisamos atualizar a bíblia! Afinal, todos não são todos; muitos não são muitos e mundo não é mundo.

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⁠Quem são os vasos de ira de Romanos 9, na compreensão geral da Bíblia, e não com apenas "três" versículos.
Romanos 1.18-28 (não quiseram ouvir a Deus)
Romanos 2.5 (não foram predestinados à ira, mas segundo a dureza do próprio coração, estavam se fazendo vasos de ira), como explicado por Paulo em 2ª Timóteo 2.19-21.
Em Jeremias 18, mostra que o trato do Senhor com o barro leva em conta as atitudes do “barro”, do povo. O que essas passagens destacam é a inevitabilidade do trato de Deus. Assim como barro não pode resistir ao trato do oleiro, o homem não pode resistir ao juízo de Deus. Quando o povo escolhe o mal, receberá o devido o juízo. Contudo, quando há arrependimento, Deus pode afastar o juízo. Assim como o oleiro quebra o vaso e o faz de novo, assim o Senhor pode mudar o que havia declarado sobre o seu povo. Sendo assim, vasos de ira e vasos de misericórdia não são moldados sem que suas escolhas sejam consideradas.

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⁠Pare de rotular pessoas que ainda estão no PROCESSO de derrotados! A bíblia e a vida estão cheia de homens e mulheres que eram rotulados de improváveis e deram a volta por cima.

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⁠Não adianta fazer exegese em 65 livros da Bíblia e isolar ela quando chega em Romanos 9.

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⁠Os nomes na Bíblia não devem ser entendidos como poderes místicos com propriedades para abençoar ou amaldiçoar àqueles a quem são dados. Tomemos como exemplo o nome Manasses. Após o Senhor engrandecer a José no Egito, o agraciou com dois filhos: Manasses e Efraim (Gênesis 46.20). Ao nascer o primogênito José disse: “Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai” (Gênesis 41.51), portanto colocou o nome de Manasses. O nome neste caso revela as circunstancias em que José foi submetido, às suas amargas experiências. Não significa que José esqueceu os seus sofrimentos no sentido de uma espécie de amnésia ou “apagão” de sua memória. Se fosse assim teríamos que entender no próprio versículo citado que ele havia esquecido o que outrora se passara com ele e não se lembrava mais de seus familiares. Isso é um enorme absurdo. No decorrer da história observaremos que José se recorda de todos os seus sofrimentos, sim. Mas agora, ao recordar, ele não sofre mais. Ele possui paz e tranquilidade na alma, até mesmo para perdoar seus irmãos. Não devemos dogmatizar sobre os significados dos nomes na Bíblia. O próprio José recebeu um nome pagão (Zafenate-Panéia), contudo isso não o tornou um descrente no Senhor Deus. Se tudo isso fosse verdade penso que os “apóstolos” deveriam receber a unção de José e não de Manasses! Ao observar detalhes da aplicação da “unção de Manasses”, “Anagkazo” etc... por esses líderes pagão nas pessoas, tudo soa estranho, esquisito, exótico. Trata-se de libertação sem regeneração. Biblicamente deve ser o contrário ou simultâneo. Pra mim os procedimentos são usos de técnicas humanas de PNL, hipnotismo, confissão positiva e muito trabalho na alma dessas pessoas fragilizadas pelos sofrimentos da vida. Que o Senhor nos de discernimento desses falsos mestres. No amor do Abba, Marcelo Rissma.

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⁠Qualquer estudante honesto da bíblia sabe que as Escrituras em sua totalidade são supremas diante de qualquer especulação ou indagações particularizadas. As Escrituras expostas em sua sinoticidade se interpretam e elucidam todos os textos mal interpretados.

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⁠A exegese bíblica calvinista deixa implícito que Deus não é pessoal e amoroso, mas Ele é uma espécie de poder absoluto que age indiscriminadamente e sem misericórdia. Quando os calvinistas tagarelam sobre a "glória" de Deus só podemos escutar "poder" indiscriminado. O que os calvinistas não conseguem entender é que poder sem Amor, sem Graça, sem Misericórdia não manifesta a glória do Deus revelado em Jesus. Lógico, eles vão tagarelar que sua teologia abrange todas essas singularidades, mas cada vez leio e escuto os teólogos calvinistas tentando explicar, mas fico convencido do contrário.

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⁠A Bíblia sempre será o Livro Magno da humanidade, seus inimigos gostando ou não. A Bíblia iluminou ontem, ilumina hoje, e iluminará em todos os tempos que ainda estão por vim.

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⁠Em terra de analfabetos bíblicos, valorizar a teologia e ensinar a Sã Doutrina mata; mas o reteté e o coaching vivificam.

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⁠Antes que você comece a vociferar onde está à palavra Natal na Bíblia, eu lhe pergunto: Onde está a palavra milênio na Bíblia? Onde está palavra Trindade na Bíblia? Onde está a palavra arrebatamento na Bíblia? Onde está a palavra missionário na Bíblia? Onde está a palavra evangélico na Bíblia? Onde está a palavra avivamento na Bíblia? Onde estão às expressões “José do Egito” ou “Santa Ceia” na Bíblia tão utilizada pelos cristãos? Sabemos que não estão lá, mas sabemos que os conceitos estão! Então para de passar vergonha e feliz Natal!

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⁠Diferença Entre Medo e Temor
A bíblia e os dicionários consideram medo e temor como sinônimos; mas dependendo do contexto da passagem, o medo e o temor são absolutamente diferentes.
Dois textos são interessantes, quando Paulo diz aos filipenses que eles deveriam desenvolver a sua salvação com temor e tremor; mas João insiste que no amor não há medo, que, na verdade, o perfeito amor lança fora o medo, e que este produz tormento. De um lado, o cristão é exortado a ter temor; de outro, é alertado contra o medo. No grego, na maioria das passagens, palavra “phobos” é mais usada, tanto para medo como para temor, mas há também as palavras “eulábeia”, “thaumázo”, “trómos”, que dependendo do contexto, possuem sentidos distintos.
Mesmo sendo salvos de nossos pecados, e em espanto pela grandiosidade da misericórdia de Deus para conosco, certa medida de medo permanece em nossos corações, quando somos confrontados com a santidade de Deus, sentiram certo terror (Isaías 6).
Então aprendemos que?
- Medo, significa: “pânico”, “susto”, “temor”; já temor, significa: “respeito”, “reverencia”, “adoração”;
- O temor de Deus se aprende (Sl 33. 12); já o medo, não tem necessidade de ser aprendido, pois a natureza se encarrega de infundi-lo em nós.
- O temor é um elemento de fé, nasce da consciência de quem é Deus e das manifestações que Ele faz, gerando em nós admiração, respeito, finitude, maravilha e perplexidade. Um exemplo bíblico, foi quando Jesus realizou o milagre do paralítico que se levantou, gerando assombro e glorificação daqueles que presenciaram o fato (Lucas 5.24- 26);
- O medo nos faz fugir e nos esconder das responsabilidades e de Deus, pois, foi essa a reação do homem após o pecado (Gn 3.8-10). Já o temor nos faz nos aproximar de Deus, pois o salmista nos fala: “a intimidade do Senhor é para os que o temem”. (Sl. 25.14);
- O temor se estabelece pelo amor, o medo pelo poder.
Jesus revelou Deus como um Pai Amoroso, como o Abba que nos convida a entrar em comunhão com Ele, e não um Deus desejoso de castigar a todos (João 3.16; Rm 5.8; 1º João 4.10).
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.

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Antes de buscar o crescimento da igreja, busque os fundamentos bíblicos; pois crescimento sem os fundamentos da palavra estão desalinhados com Deus. ⁠

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⁠Quanto à Canonicidade da Bíblia:
Nenhum Concílio canonizou os livros da Bíblia! Estes livros tem autoridade própria. O máximo que se pode dizer é que a Igreja e os concílios reconheceram a autoridade inata dos livros. Portanto, quando Atanásio listou os 27 livros do NT que hoje compõem a Bíblia, ele só reconheceu o que já era canônico entre os primeiros irmãos.

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⁠Advertências Bíblicas Sobre as Heresias
A Igreja jamais deve abrir mão da Sã Doutrina nesses tempos de relativações e progressismo no mundo. Apenas lembrando algumas recomendações e advertências que a bíblia orienta sobre esse tema.
Cuidado com os:
Falsos evangelhos – 2º Co 11.4, Gl 1.6-9;
Falsas doutrinas – Rm 16.17, 1º Tm 1.3;
Falsos milagres – Mt 24.24, 2º Ts 2.9;
Falsos deuses – Dt 13.2, 2º Ts 2.4;
Falsos cristos – Mt 24.24, 2º Co 11.4;
Falsos espíritos – 2º Co 11.4, 1º Jo 4.1-2;
Falsos profetas – Mt 24.24, 2º Pe 2.1;
Falsos apóstolos – 2º Co 11.13, Ap 2.2;
Falsos mestres – 1º Tm 1.7, 2º Pe 2.1;
Falsos irmãos – Gl 2.4, Rm 16. 17-18.
Mais algumas advertências:
Negar que Jesus tenha vindo em carne é visto como ensino do espírito do anticristo (1ª Jo 4:1-6);
Há também advertências sobre pessoas que causam dissensões ao ensinarem doutrinas diretamente opostas ao que os cristãos já reconhecem como verdade (Rm 16:17; Tt 3:10-11);
Há ainda advertências sobre aqueles que dizem amar a Deus, mas que não amam o povo de Deus (1º Jo 4:20; 5:1) e deliberadamente se desligam da Igreja com base em seus erros (1º Jo 2:19);
Finalmente, há advertências sobre se acrescentar ou retirar qualquer coisa das Escrituras (Ap 22:18-19) e sobre distorcê-las (2º Pe. 3:16).
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.

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⁠Vasos de Ira e Vasos de Honra
Quem são os vasos de ira de Romanos 9 na compreensão geral da Bíblia, e não com apenas "três" versículos.
Romanos 1.18-28 (não quiseram ouvir a Deus);
Romanos 2.5 (não foram predestinados à ira, mas segundo a dureza do próprio coração, estavam se fazendo vasos de ira), como explicado por Paulo em 2ª Timóteo 2.19-21.
Já em Jeremias 18, mostra que o trato do Senhor com o barro levam em conta as atitudes do “barro”, do povo.
O que essas passagens destacam é a inevitabilidade do trato de Deus. Assim como barro não pode resistir ao trato do oleiro, o homem não pode resistir ao juízo de Deus. Portanto, quando o povo escolhe o mal, receberá o devido juízo. Contudo, quando há arrependimento, Deus pode afastar o juízo. Assim como o oleiro quebra o vaso e o faz de novo, assim o Senhor pode mudar o que havia declarado sobre o seu povo.
Sendo assim, vasos de ira e vasos de misericórdia não são moldados sem que as suas escolhas sejam consideradas. Pois o desejo de Deus é que todos sejam salvos: “Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual DESEJA QUE TODOS OS HOMENS SEJAM SALVOS e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”. 1º Timóteo 2:3-4.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.

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