Passado, presente e futuro
O passado nós não podemos modificar, já aconteceu, não tem volta. Mas o nosso futuro só depende de nossas ações e de nossa dedicação no presente que chamamos de agora.
A ilusão do tempo
No futuro não existe passado,
mas no passado está o futuro.
E na junção de ambos temos
o presente- que no tempo
não existe- é sempre um pé no
passado e outro no futuro.
O presente é uma impossibilidade
atemporal, mas é nele que vivemos.
Evite que seus momentos desfavoráveis do passado, e seu pessimismo para o futuro, destrua seu presente, pois, terá neste presente a oportunidade de mudar
este futuro e com ele a qualidade de uma vida inteira.
(Teorilang)
O passado não voltará, e o futuro ninguém irá saber, então cuide apenas do está no meio entre eles, pois não é a toa que ele é chamado de presente.
O passado existe somente na memória, o futuro na mente ansiosa, o que existe realmente é só o momento presente.
O teu passado pode ter sido bom, e a perspectiva do futuro melhor ainda, mas excesso de pensar no primeiro pode gerar depressão e no segundo, desencadear uma ansiedade. Bom é lembrar e planejar com equilíbrio e sempre olhando para o presente com gratidão no coração, há tanta coisa linda acontecendo não é mesmo? E muitas vezes nem nos damos em conta...
Começo, meio e fim, o passado e futuro o da humanidade.
Vivemos uma situação pandêmica como ninguém que está vivo presenciou.
Sabemos mais ou menos o que aconteceu há cento e três anos :
“A gripe espanhola foi uma variação do vírus Influenza (comumente associado às gripes recorrentes e ao H1N1). A origem da mutação do vírus da gripe é desconhecida. Os casos tiveram início de 1917 e desde então ela se coloca como uma das doenças mais resistentes de todos os tempos. A letalidade da gripe variou entre 6% a 8% durante o surto.”
Portanto dados de mais de cem anos, sem o milagre das comunicações, radio, televisão e internet, e a imprecisão e infidelidade do Data Folha e do IBOPE com a verdade.
Não há consenso se estamos no meio ou no fim do problema e só o futuro vai contar essa historia triste, certamente com várias versões.
Para os que acreditam nas profecias divinas (não é o meu caso), a Bíblia informa há séculos:
“E ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; olhai não vos perturbeis; porque forçoso é que assim aconteça; mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino; e haverá fomes e terremotos em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores” (Mateus 24:6-8)
Sempre existiram profetas e adivinhos, a humanidade segue, uns achando que o progresso tecnológico permite uma vida melhor, outros que a humanidade está destruindo o mundo...
Nós que não estaremos vivos não saberemos isso...
"O passado era um futuro jovem que toda vez que usava os sonhos para desafiar o tempo ganhava o presente".
"A diferença de onde você ficava no passado para onde você quer estar no futuro, depende do que você faz no presente."
O passado já se foi e o futuro ainda não chegou, então deixe suas preocupações de lado e concentre-se no presente, é o momento mais valioso que você tem
Entre o passado e o futuro pairam as dúvidas e as incertezas do que foi e do que será. O que resta é o presente. Nele está a única opção de vivermos plenamente.
Ansiedade é viver no futuro e depressão é viver no passado, quando o mais
sensato é viver o presente...
não tem como esquecer o livro do passado em uma gaveta, mas, tem como escrever o livro do futuro e viver o livro do presente
"Não posso voltar ao passado para apagar o futuro.
Mas posso te dar um futuro, que tornará o passado, simplesmente, passado."
Eu gosto da ideia do caos, não sabemos nada sobre o futuro... Temos a ilusão de entender o passado, só existe consciência no momento presente!
Experiência do passado nos põe no medo.
Expectativas do futuro nos leva à ansiedade.
Estar no presente nos traz sanidade.
E nos recoloca no caminho da integridade.
Muitas vezes vivemos no tempo passado e no tempo futuro para não termos que encarar o tempo presente.
Harmonize o seu passado, tenha clareza do seu futuro, mas tenha principalmente o controle de ambos para que eles não tirem o seu foco do presente e das suas devidas ações.