Passado
Inspiro no passado e expiro no futu... não, no passado também!
O futuro não existe.
O tempo está limitado pela sensação de um suposto presente...
que acabou de passar!
O presente não existe.
A cada instante, sou apenas o resultado de um passado assimilado
e insistente.
Permito-me conceber um futuro e me concedo um presente.
Mas, ao abrir esse presente, lá encontro o passado, eternamente.
Estranhamente, a vida acontece dentro do presente, ainda embalado.
O passado são apenas as memórias dos presentes que abri.
O futuro será consequência, quando se transformar em passado.
E foi o passado certamente a causa, mesmo sendo a consequência...
O que é fato é que o ato que causa a consequência vive no presente,
eternamente.
Sede de viver sede de pensar
O passado nos faz acordar
E regressar para as velhas montanhas
E para os corcovado das emoções
Afinal somos curvos como chuva das monções
Somos delimitados como sede que não se mata
Como um vôo sem pouso
Somos um destino sem fim e um fim sem começo
E é isso que nós amedronta
Nem sempre sabemos o que somos
Mas descobrir pode tirar o sentido
Da vida, dos contos de fada
Somo júrias de paz
Razão do raio que causa chamas
E da dor que aquece nossos nervos
Mas ainda não sabemos o calor da nossa essência
O sabor de tal efervescência
Que arrepia e mata cada fio de cabelo
Afinal o que somos?
Senão passos que morrem cada vez mais
A cada dia
Somos a doença que nos torna fracos
Mas somos a cura que nos faz renascer
Somos a sombra de toda ignorância
Mas somos o fruto do pensar e crescer.
Somos as histórias perdidas
Somos sonhos realizados
E nem toda a esperança dos poetas
Pode hibernar nossos instintos
A humanidade que se perde
Encontra o novo cada vez mais longe
Vai e faz o grito da fúria
Rogue e torture todos os teus medos
Mas são os medos que nos fazem ir em frente
São os medos que criam as coragens
E os covardes não sentem medo
Ou o sentem demais.
Cale-se, enriqueça-te dos seios dos rios
Atravesse os mares com teus dedos
Sussurre no ouvido da flor
Faça júrias de fé
Ou injúrias de amor
Mas não esqueça de quem é.
A maior prova do amor de Deus para conosco, não está no presente nem no futuro. Está no passado, quando entregou seu Único Filho, para morrer na cruz, como propiciação pelos nossos pecados.
RETROSPECTIVA
Em meio ao desespero só desejava voltar ao passado e acertar, mas não posso, pois ele já não existe mais. Tudo é tão evidente, tenho certeza, posso ver sentir que já consegui.
Minha cabeça dói e não quero fazer nada a não ser esperar. Nunca duvidei, nem se quer por um instante que a conquista é minha, porém agora preciso ter fé. Não em mim, pois sou a única em quem posso confiar, mas naquele que é o responsável pelo o que sou. Sempre fui convicta que existem sim, pessoas melhores. Costumam dizer que: “todos são iguais”. Bendito paradoxo que me mantém na razão a qual me orgulho.
Meus olhos se abriram e me levantei da inércia que havia me tomado por minutos, num ser que abomino: “os fracos”. Um dia me perguntaram, qual era o meu maior temor e lhe respondi: Sentir medo. Expliquei que se sentir impotente me afasta do que sou, por isso, antes que esse mal me aflija, eu me levanto faço o que tiver que fazer, desde que os meus princípios não se percam e olho para o céu, meu reflexo no espelho é o motivo pelo qual o admiro.
Todo legado é consequência de uma história. Registrar esta trajetória é eternizar o passado e valorizar as conquistas do presente.
Becos sem saída
A vida nos impõe certas coisas desde o século passado, desde que o mundo é mundo, desde o tempo em que a disciplina lá de casa era a peia.
A sociedade nos diz que é triste viver sozinho, que não é legal viver num quartinho simples e cheio de livros, que o mundo é mais amplo e que as alternativas, as melhores alternativas é tudo que envolve grana, riqueza, família feliz e amamentação, nessa última parte eu concordo.
A gente vai vivendo a vida depressa demais, a gente se pergunta se tem tempo para se acalmar, curar as feridas abertas, surpreender a si mesma. Às vezes tudo parece nublado, tudo é muito eterno para um mundo de passagem, a gente não precisa viver como outras pessoas, a gente pode e deve aceitar nossas falhas e limitações, a gente pode melhorar e até gostar da nossa trajetória.
Nossa história é única nessa terra, a gente não pode ter uma vida como se fosse viver eternamente, temos que encaixar felicidade mesmo que não esteja mar de rosa, temos que ter plenitude sem dinheiro, segurança sem um amor, aprender as lições que a vida nos oferece sem a dor da existência.
Quando há dúvidas... precisamos seguir, quando há conflitos... precisamos seguir, quando de repente a gente recebe um e-mail dizendo: 'olha, não dá mais'... precisamos seguir, quando não tenho dinheiro para a matrícula na academia de ginástica... precisamos seguir.
A gente vai achando relacionamentos ruins como essenciais, a gente quer reconquistar de qualquer jeito porque no fundo achamos que a culpa foi nossa, a gente larga emprego, muda de ramo, desiste fácil de tudo que sonhou a vida inteira para que ele volte.
Quando percebi o beco sem saída, dei meia volta, ele não tem saída para frente, mas tem saída para trás. Adaptei-me exclusivamente a minha própria companhia, resolvi viajar por vinte dias, conheci lugares e pessoas geniais, controlei minha ansiedade de estar longe de casa e dos bichos.
Eu me sentia mais culta e mais vivida, eu estava falando mais alto que de costume, ele nem se importou, nem deu sinal de vida, nem se incomodou com as minhas fotos realmente felizes no instagram.
Sempre que alguma coisa ruim me acontece: corto o cabelo, é tão fácil mudar estilo, dar uma repaginada no visual, se achar linda e pronta para outra, essa parte de pronta para outra eu apertei no pause, vamos esperar um pouquinho, não sou tão forte quanto as minhas palavras acham que sou.
O tempo passou, um belo dia eu acordei me sentindo bonita, entendida que nascemos e morremos sós, depois de tantos natais, depois de conhecer novas maneiras de ser feliz, aprendi a me amar, passei a compreender meu mundo, minhas falhas, a importância das dores, aprendi a chorar e respeitar meu espaço, minha vida, meu eu.
Talvez eu diga o que já disse antes, talvez tenha vencido a ilusão, talvez o amor me aperfeiçoe, talvez o raio de sol que tanto eu aprecie entre pela fresta da janela, ilumine o que tiver que iluminar e basta isso para que eu possa diminuir a distância do discernimento que ninguém é feliz o tempo todo, que cada dia é um recomeço.
Páscoa libertação.
Voltemos ao passado
recordemos a presença de Jesus,
e suas palavras de perdão e
amor ao próximo.
Desta maneira, vamos libertar
essa velha criatura que em nós habita,
e nos renovarmos, fazendo nascer
um novo homem, e seu novo caminhar.
Comemoremos a Páscoa,
não a dos ovos de chocolate, mas a da
liberdade interna, a do surgimento de
uma nova criatura, transformada
interiormente em um ser que valoriza mais a vida,
e tem a certeza da imortalidade do seu espírito
Roldão Aires
Membro da Academia Cabista de Letras Artes e Ciências
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E
A vida tem seus propósitos
A vida é cheia de altos e baixos, erros e acertos, presente, passado e futuro, cada um com um propósito no alto você chega quando consegue realizar todos os seus objetivos sem precisar passar por cima de ninguém, no baixo é da onde todos nós começamos e poucos saem, no passado é onde as memorias ficam guardadas, no presente é onde aprendemos com as memorias passadas para que os erros do passado não seja cometidos no futuro, nesse momento vivo o presente com um peso do passado que vai durar por um tempo no meu futuro, onde terei que começar novamente de baixo para quando chegar no alto ter você ao meu lado para juntas comemorarmos aquela amizade que foi danificada no passado. Te adoro muito nega chata e Linda. E não vou desistir dá sua amizade porque sei que vale a pena e é isso que não me deixa desistir de você.
No passado, as pessoas acreditavam que, quando alguém morria, um corvo carregava sua alma para a terra dos mortos. Mas às vezes, acontece algo tão ruim que uma tristeza terrível é levada junto com a alma, e a alma não consegue descansar. Então, às vezes, somente à vezes, o corvo consegue trazer a alma de volta para resolver o que está errado...
não podemos retornarmos ao passado por sabermos os caminhos, devemos desbravar o futuro que é uma incógnita e maravilhosa esperança, onde somente podemos usar o passado como aprendizado.
AH PRIMEIRA TELA
Paixão ah primeira tela
se fosse ontem... Lá no passado
seria amor, ao primeiro olhar
... Olhar que desencadearia,
o infinito de amor dobrado.
Mas hoje...
Nessa hera da computação
a paixão vem pela tela
aquele primeiro olhar ao vídeo
um Crick um ampliar
é o amp's de um grande amar.
Antonio Montes
"Tenho passado tempo demais em casa, sozinho, sem brilho, desocupado, numa pequena crise, sem conseguir escrever nada, nada que preste pelo menos."
"O passado é como a cicatriz de uma ferida que não dói mais, porém ele vai está sempre lá como uma lição para te mostrar onde você se feriu"
Para hoje, minha oração é...
Papai do Céu, não deixe que eu me esqueça do meu passado, pois com ele sei que muito aprendi. Cuida "Pai", do meu presente não me deixando desistir. E faça com que meu futuro seja na sua vontade...Sei que Tu és o meu Guia e Protetor...Amém!!
Tato.
Quem sabe um dia, após toda a tempestade ter passado, quando não puderem ouvir mais minha voz e nem verem mais meu corpo, quando somente o misto de tristeza e saudade permanecer em seus corações, se realmente sentirem algo pelo que eu representei, dali para frente todas as questões levantadas não mais serão respondidas, pois o que vocês deveriam ter entendido até ali, não se revelou por sua inteira ignorância e falta de tato emocional!