Partida
Você é uma ponte
que me conecta com a realidade,
É chegada que me arrebata
e partida que deixa saudades.
É a luz que irradia
quando tudo se apaga ao meu redor.
É o aconchego de um abraço sem fim,
a surpresa que materializa uma possibilidade,
É a esperança de um reencontro
onde revivemos momentos inesquecíveis,
Ou apenas o desabafo
na forma de uma pretensa poesia sem rima.
Ponto nem sempre é final
Pra pessoa decidida.
Ponto tem outro ideal,
Pois pode ser de partida.
Santo Antônio do Salto da Onça RN
30/04/2024
então começando por aqui
tudo a partir de um só momento
sua partida em seguida seus pensamentos
mesmo sorriso de sempre
em busca da felicidade
que nos enfrente
a maldade na covardia
e se surpreende
Quero ser e deixar uma lembrança bonita.
Pra aqueles que lembrarem de mim, após a minha partida, vez ou outra soltem um suspiro, e digam "que saudades".
E que se eternize neles, o amor, e a minha melhor versão, que eu sempre lhes dediquei.
O ponto de partida do privilegiado deve ser levado em conta, mas ainda assim não podemos negar o sujeito.
Chegamos à época em que discordar é ofender.
Todo assunto é uma partida de tênis em que só há um lado vencedor.
Chegamos à época em que a "sua" verdade é algo absoluto e indiscutível.
À época em que o dogmatismo impera e a reflexão é desencorajada.
Espero que não seja uma chegada, mas uma passagem. Sombria.
A partida daquele que um dia teve significado em nossas vidas, sempre deixará cicatrizes. O desalento na verdade é do que a gente nunca mais seremos para o outro.
A saudade do beijo intenso, do abraço apertado que nunca mais receberemos.
O egresso do outro é simplesmente a nossa insistência.
A ardência no coração é porque, o telefone não tocará, a mensagem não chegará.
A pontada no peito é inevitável, pois pela primeira vez, deixamos de existir para alguém.
A partida daquele que um dia teve significado em nossas vidas, sempre deixará cicatrizes. O desalento na verdade é do que a gente nunca mais seremos para o outro.
A saudade, é pela certeza de que, nunca mais receberemos quele abraço apertado e do beijo verdadeiro.
O egresso do outro é simplesmente a nossa insistência.
A ardência no coração é porque, o telefone não tocará mais, a mensagem não chegará e só o que restará, é a lembrança daquela voz que nem a força do tempo poderá apagar.
A pontada no peito é inevitável, pois pela primeira vez, deixamos de existir para alguém
A partida de um ente querido
nos deixa marcas e nos entristece profundamente,
o vazio da perda é insubstituível
Mas, o que ameniza a nossa dor
é ter a certeza de que quem nos deixou está junto de Deus.
em cada batida
palpitação...
em cada partida
inquietação...
em cada poema
antes de mais nada,
INSPIRAÇÃO.
Partida
O que seria a palavra partida ? Uma palavra com diversos significados, uma palavra grandiosamente significante para ambas as partes de atuação, tudo depende do contexto, da hora, partida pode ser o ponto de início do carro, pode ser a hora de ir embora ou até mesmo de mudar o rumo da vida, chegada a hora de partir para outro mundo, a morte, a partida. A partida, além de fronteiras e conhecimentos humanos, não podemos saber quando será a hora da tão falada "partida", mas podemos saber a hora de partir para outra coisa, outro lugar, tudo é questão de vivência e cenários físicos e fictícios.
Ninguém é eterno; a vida é assaz efêmera; por isso, antes da partida, deixo gravado nos alfarrábios históricos do tempo minhas ações sociais de amor e profunda ternura pelas pessoas que amei de verdade.
A finitude do nosso corpo físico é uma certeza que todos temos. Você pode decidir se a sua partida deixará na vida e no coração das pessoas mais importantes pra você: Saudades da sua presença, um "modelo" de aprendizado, lembranças carinhosas, um legado marcante, problemas revoltantes, raiva ou insignificância.
A melhor forma dos que partiram sentirem o quanto o amamos é justamente na hora da partida ao ficarmos tristes lembrar dos bons e lindos momentos vividos juntos
O que doeu na sua partida nem foi o ato de fechar a porta, após me estraçalhar com as suas palavras. Doeu mesmo foi o processo, doeu foi antes. Meu coração sentiu tanta dor. Todo dia eu via, todo dia. Você era cada vez mais e mais e mais dela. Doeu ver você se apaixonando por outra mulher que não era eu.
Doeu eu ver que sim, você era capaz de sorrir e não era por ou para mim. Doeu encarar suas mentiras - e as minhas também. Doeu. Doeu saber que, durante todo esse tempo, nada que eu fizesse adiantaria. E mesmo assim você me manteve ali ao seu lado. Como um cachorrinho, que você pode controlar, doar, vender, usar. Na verdade não é bem assim, sabe? Com os cachorros você tem uma unidade. Comigo você teve urgência de me deixar o mais espedaçada possível, só pra ter certeza que eu nunca mais ia voltar. Só pra você ter certeza que jamais seria um lugar pra pisar novamente.
O que doeu mais foi estar com você. Machucou demais entender que ao meu lado você escolheu o seu pior. Feria muito ver que para você bastava a novidade. Frio na barriga. Carne fresca. Carne fresca. Alguém menos amargurada, moça com vida menos difícil. Será que você encontrou a leveza que tanto procurava? Tomara que sim.
Encontrei uma carta sua. Me perguntei: será que sou feliz? Em seguida eu ri. Porque caiu a ficha que condicionei minha felicidade a tão pouco. E esse pouco era o que você trazia. E mesmo se apaixonando cada vez mais por outra moça, cê continuava vindo aqui. Repetindo as mentiras mais descabidas para justificar os encontros, escapar dos conflitos. As escapulidas omitindo os encontros, os novos amigos, as novas colegas. Histórias criadas para justificar todo atropelo por anos e anos e anos.
As mulheres sempre terminam sozinhas. São as mulheres as loucas, sempre. Mulheres sempre são marginalizadas. Mulheres são quem perde e fica com a carga. Mulheres que se deixam atravessar por vazios e migalhas.
Tudo mudou quando entendi que não sou pombo pra aceitar migalha.
Cicatrizou mais rápido quando foquei apenas em mim. Recomendo.
Aprendi a viver sem você, finalmente. Você ocupava um espaço tremendo. Você também atravancava os meus caminhos. E cá estou eu, uma manhã sem você. Me questionando. Quem serão os passarinhos?
Olhos lacrimejando depois de algumas lágrimas de despedida, ainda que de uma partida temporária e nos seus braços, o sono tranquilo da infância que não sabe de nada a respeito deste momento, um coração apertado, um lindo mundo dormindo, corações encostados, unidos por um amor puro, afetos guínos, uma vida adulta com tons lúdicos, risos na simplicidade, doçura singular em várias ocasiões, muitos indícios de felicidades, emoções sinceras, demonstrações de zelo, que geram saudades, quando a distância aumenta cada vez mais a vontade de estar perto, entretanto, recebe o conforto por saber que no tempo certo, se Deus quiser, acontecerá o tão sonhado reencontro.
A partida é triste
O ultimo olhar é triste
O sorriso é triste
A alegria é triste
A solidao persiste
A saudade resiste
A vida é triste
Sem você meu mundo nao existe
Algo em mim dizia, tu um dia vais ser o ponto de partida e chegada para algo mais além, do que tu tencionavas inspirar e criar um impulso na forma de ver as diferentes realidades e por conseguinte inspirar e colocar em diálogo aquilo que muitos desejavam mas tu conseguiste dar esse empurrão na subtileza de fazer acreditar e fazer acontecer nos vários estratos sociais, nas formas de idealizar ou pensar muito diferente do comum dos mortais que a partir daí te invejaram, e por conseguinte caluniaram, nunca souberam a verdade dos factos, mas mesmo assim quiseram ofuscar e apagar a tua luz inovadora e com um intuito de um bem comum, no fundo todos queriam ser como tu, mas têm medo ou são incapazes, por ventura esse eu não foi já germinado à muito tempo por mim, e tu estás desejoso de encontrar esse propósito. Afinal eu idealizei esse passo evolutivo para que as pessoas estejam num patamar em que se encontrem na maior solidariedade entre ambas, fruto de geração em geração, fizeram cumprir os meus ensinamentos, pelo facto do feminino se idealizar em mim, sei que estavam na esperança de encontrar essa oportunidade, por fim é conciliador o desafio ou a título humanista, de encontrar em mim a raiz do problema, mas na verdade foi a dádiva de muitas almas perdidas, pelo desejo de lutar e enaltecer fiz encontrar nas pessoas no ir mais além, um dia mais tarde talvez sim, talvez não vão encontrar um vazio ou sapiência mais abalasora por ainda não a terem encontrado, e isso buscam em mim, Querendo anunciar que o premeditado, o dito e o nao dito pode ser mais vantajoso para quem na sua ignorância não conseguiu alcançar mais além do que a sua própria cegueira. Agora que eu um dia diga que sei da tal demanda que me lançaram, eu digo não lançei as sementes e os frutos que inspirei, apenas sejam capazes distinguir a veracidade dos acontecimentos sem desdenhar, afrontar, caluniar ou mesmo denegrir. Sejam pessoas capazes de se sentirem enaltecidos porque por causa de mim o homem não é tão lobo do homem, e o homem que aprenda que a história se repete infinitamente para um bem em que podemos ser mais e mais e melhores uns para os outros, no sentido humanista e pacífico, e é aquilo que faço questão de me propor, sem rodeios ou artifícios. Um bem maior é ser o que poucos foram, e esses sim, ajudaram a mudar o mundo.