Paradoxo
"Por tantas vezes procurei deixar-te,
enquanto ainda assim me aproximava,
em um paradoxo de ironia e arte,
no jamais se despedir de quem se amava."
Assim é o paradoxo da vida, conhecidos se tornando estranhos, estranhos se tornando conhecidos, dando uma trabalheira danada embalar para presente, para fazer doação.
Faltando um pedaço
A cada dia morremos
No paradoxo da vida
E a cada dia que passa
Falta parte a ser vivida
Seja vida arruinada
Ou uma bem-sucedida.
Santo Antônio do Salto da Onça/RN
23/11/2023
Hoje, enfrentamos o paradoxo de um país que reconhece de várias maneiras a importância do negro na constituição da sua cultura e sociedade, mas que continua a discriminá-lo.
POESIA- PARADOXO DO MUDO QUE NÃO QUER CALAR
Quando eu me aceito como eu sou, então eu mudo e vou!
Mudo, de atitude e não me calo!
Mudo, eu saio pra ação e transformação!
Não é contradição, é um paradoxo e afirmação!
Carl Roger, o psicólogo humanicista tinha razão!
Mergulhar no meu próprio eu é a solução!
Mudo, não me calo! Mudo o eu, pra depois mudar o teu!
Entendeu? Mudar o eu, é admitir que sou o eu falho!
Sem embaralho, mudo não fico! Mudo o eu pra depois mudar o teu!
Se eu mudo, tu mudas, ele muda, nos mudamos!
Somos humanos, mundanos, falhamos!
Mudo, calado, não mudamos o mundo!
Se mudo, ação! Temos transformação!
Então use a imaginação tenha empatia que terás solução!
“Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro”!
Olha que louco, se colocar no lugar do outro é para pouco!
“E não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele”
Aquele que assim o faz, é egoísta e narcisista!
Por isso não insista, muda o eu pra depois mudar o teu!
Marcos Müzel 07/02/2024
“Sem querer abusar da ironia, digo a você que acaba de completar 40 anos: há um paradoxo naquilo que te ensinaram. Não existe nenhuma evidência de que você tenha atingido a metade da vida. Provavelmente, essa metade vindoura será menor que aquela já consumada. Vou lhe explicar por metáfora: sabe aquela laranja que a gente descasca e chupa ? Então, raramente ela é cortada meio a meio. Ainda que pareça pleonasmo, ela normalmente divide-se em uma parte maior (que representa a vida até os 40) e a tampinha que representa o futuro. Também não acredite que depois dos 60 o vivente encontrará a `melhor idade` - esse termo é uma perífrase, que os linguagistas adotaram por puro eufemismo. “
Existência
O paradoxo da vida
Emergiu a minha existência
Puro antítese da sorte
Um misto de lucidez e demência
Parar, pensar e agir sensitivamente...suave
Como os flocos da neve
Que flutuam pelo ar,
E repousam mansamente na relva
Que solitária está.
Eis que na minha existência
Houvera de cingir- te a tua
Resplandente como sol
Oculta como a lua
Lua, oh lua !
Guarda-te todos os seus mistérios.
Pedir-te-ei a tua alma
O teu coração!
E adentrarei na tua mente.
Aí; Todos os seus segredos
Serão desvendados.
Me chame de Paradoxo, inconstância, mutante... Como quiser, ambos podem ser similares. Más definição? Desista!
Vivendo como se fosse alienada
Tendo a vida como inimiga
E a morte como aliada
E esse paradoxo me fadiga
Sigo tendo o medo como combustível
Vou andando um passo de cada vez
Nessa situação tão lastimável
Vencer e focar eu possa talvez
Não quero cair nesse abismo
Que leva a auto piedade
Não que seja ceticismo
Por que quero viver com dignidade
Não creio que um milagre me aconteça
Por que tudo se ganha com muita luta
Por isso levanto a minha cabeça
Disposta e resoluta!
Paradoxo
Hoje poderia ter sido
Mas nao foi
Talvez se eu tivesse dito
O que nao foi dito
Talvez seu eu tivesse feito
O que nao foi feito
Talvez faltou paciência
Na impaciente vida
Ou quem sabe faltou coragem
No mais covarde dos medos
O medo de tentar
Porque se eu tentasse
Ao menos tentaria
Nao estaria aqui sentado
Imaginando como seria
Cristiano Abreu
NOSSO PARADOXO
Quando nossos olhares se cruzaram , existia algo a ser explicado.Mas ainda não tinha como desvendar o que havia por tras da sensação de cada encontro.O que deveria ser obvéo, foi se formando dúvidas.Oportunidades foram perdida em cada vez que ficavamos tão próximos.O tempo, esse não era aliado de nossas conversas.Somente nós dois, e o mundo lá fora que não se importaria se um beijo nos prendesse naqueles encontros.Estavamos tão perto e tão longe.Tantas palavras ditas e nenhum entendimento.Na nossa simplicidade de vivermos nossas vidas ,não foi fácil, o que nem parecia ser díficil.E quando era pra ser, não foi ! E o que era pra acontecer, passou a ser diferente ! E os nossos olhares ainda se cruzavam ... sem ter ainda como explicar isso.Até não dar mais.Até a distância se concretizar.Até parecer que eu não lembrava,sendo que nunca esqueci
Na vida, só a subjetividade é que nos conduz às coisas! É o paradoxo...o resto, leva-nos ao "autismo": a incapacidade de dizer "tu".
Esse é o paradoxo da autoestima: baixa autoestima geralmente significa que eu tenho um conceito muito elevado sobre mim mesmo. Estou muito envolvido pessoalmente. Sinto que mereço mais do que tenho. A razão de me sentir mal comigo mesmo é que eu almejo fazer algo mais. Eu desejo apenas alguns minutos de glória. Eu sou um caipira que quer ser rei. Quando você está nas garras da baixa autoestima, é doloroso, e com certeza não se parece com orgulho. Mas eu creio que esse é o lado escuro, mais silencioso do orgulho - o lado oculto do orgulho.
Definição Indefinida dos "Nossos"
Em um paradoxo nos definimos como conjunto, desconjuntado o que não se completa mas está, por simples querer mútuo,nos juntando pelas faltas, que são tantas que fazem as nossas qualidades terem partículas de perfeição.
Pelos nossos gesto de entrega quase sempre se jogando com a corda amarrada no topo, desconfiadamente, caindo pelos nossos abismos do sentir, sem ao menos querer sentir, aceitando o nosso inaceitável, pensadamente ,sempre racionalizando, fico me indagando.
Como consigo ser tão pouco clichê nos meus pesares com a pessoa mais clichê que eu conheço??? Não encontrar nem um conforto em algum porque qualquer se torna tão preocupante se fazendo em lágrimas ,quando se percebe que gostar de cada detalhe que você conhece não é um desafio e ainda se ter a ânsia de gostar pelo que está por vir com todos os seus apesares.
Pode-se dizer que gosto até do que eu desgosto,desgostando de cada coisa que gosto, porque admito que não gostar disso tudo seria muito mais fácil.
Tenho a psicopatia paranóica de poder dizer-te que gosto até dos fios dos seus cabelos que caem no chão, só por serem seus, por me lembrarem você, por ser uma pequena parte sua, pequenas partes que estão sendo gravadas a cada não querer,querendo, adoradas cada uma por suas ínfimas maravilhosas, perfeitas, pecaminosas partes .
A máscara do confuso faz tão confortável as nossas clarezas ,nossos medos nos guiam para nossas proprias profundidades marcando essa nossa história desse pretérito esquecido e lembrado no presente imperfeito, sempre complexo como toda mente humana,por vezes louco e também sensato, por vezes virgem e também libra, por vezes incerto sendo certo, por vezes... Por todas as vezes, todas que o nosso não se faz sim, quando os nossos corpos se dão ao arrepio que tentamos controladamente nos convencer que temos o controle até a conclusão que não nos contemos ao toque, quando os nossos olhares se cruzam fingindo não entender, nao querendo saber ou sequer acreditar no que está minusciosamente enxergando, quando nossos pensamentos gritam, esperneiam ,correm , choram, negam, criticam, correm, se perdem e por fim se rendem...
O paradoxo não é uma invenção humana, ou apenas uma teoria, o paradoxo existe desde quando o Universo nasceu.