Paradoxo
Sobre o que nos dizem, existem três questões que podem nos levar a um paradoxo: o que foi dito, o que ouvimos e o que queriamos ter ouvido”
“Melhor é evitar o mal do que tratar o dano. Defendo o desenvolvimento de uma droga que torna seu usuário, apático a sentimentos, me refiro a sentimentos como paixão e amor, são sentimentos perigosos.
E como tudo que é perigoso:
- É melhor evitar.
Essa droga será lícita, qualquer um, desde quê, tenha sua consciência formada e sofrido ao menos uma vez os danos causados por estes sentimentos.
Quem não se encaixar nesses padrões não poderá se beneficiar com essa droga. Pois, caso o faça, sempre rondará o sentimento utópico sobre as benevolências e felicidade proporcionada por estes carrascos.
Além destes, só há mais um grupo que não poderá usar essa droga, os poetas, no caso destes, o dano é ainda maior, sofrendo a pena máxima, perdendo sua essência.
Não existe poeta sem sofrimento, melancolia, dor, e profunda reflexão e todos esse sentimentos são causados pelos vilões amor e paixão.
É o paradoxo do amor: Com dor da cura que nunca sara
É Samsara eu sei, em cada flecha do cupido
Carrega um pouco de karma.
Crianças e os choro das lágrimas
Amor, o ódio plastifica a falsa doçura em suas balas
PARADOXO PROFUNDO: A LUZ E A ESCURIDÃO
A profunda falta de entendimento entre as pessoas está, justamente às margens do que é certo e errado, da luz e da escuridão. No meio das duas vertentes, sempre haverá mudanças, pois os que possuem conhecimento, sabiamente, estão sempre à procura de novas culturas capazes de esculpir tenros saberes capazes de projetar a luz necessária a iluminar as mentes que, por ignorância, ainda vivem no mundo sombrio. A mudança tende a vir, justamente, com o advento dessa projeção, pois as pessoas não almejam viver na escuridão para sempre. Todas buscam para si um mundo promissor. E acreditem, elas, por mais ignorantes que sejam, um dia haverão de abrir os olhos, pois a escuridão incomoda e, por mais cegante que seja, a luz é contagiante e há de iluminar as mentes desprovidas dos conhecimentos aptos a nos conduzir a um mundo melhor para viver.
A sintonia das palavras me encanta, e o paradoxo temporal bem mais, isso porque ao ler escritos antigos, vemos que os pensamentos permanecem os mesmos.
Sinto que assim como existe poder na troca de olhares, existe na troca de palavras.
Paradoxo do término do namoro:
Se hoje eu sorrio, é pq eu era triste ao lado dela, se hoje ela chora é pq era feliz ao meu lado. Pq eu me sentia triste ao lado de uma pessoa que estava feliz? A felicidade não contagia?
O paradoxo da fama.
A Lucius fora dito: o que mais fazes para evitar a fama, é exatamente o que está te levando a obtê-la.
A sociedade atual é um paradoxo. Por um lado, temos acesso a uma quantidade infinita de informação, conhecimento e tecnologia. Por outro lado, estamos cada vez mais alienados, ansiosos e insatisfeitos.
Paradoxo do mar
Tão sereno...
E ao mesmo tempo tão agitado,
Tão azul e tão acinzentado.
Meu semblante com ele se encontra e num instante eu o venero,
Fazendo das minhas palavras um grande mistério,
E neste paradoxo eu também me encontro,
tão brusca e tão amena.
Bem que eu queria assim ficar,
sempre perto do mar,
E as ondas contemplar.
Mas eu sempre quero estar aqui e estar lá
Tão livre que não dá para tocar,
E tão perto que me sinto a sufocar.
Paradoxo Dos Olhos
Apenas a melodia dos teus olhos
Me fez escutar além das canções
Desse jeito, até minhas palavras fugiram
Além da profundidade do teu olhar
Com certeza elas iriam chorar
Foram tantas despedidas
Que até às lágrimas ficaram tristes
Mas isso nunca foi um adeus, um fim
Enfim, novamente estamos aqui
Vivendo o paradoxo dos olhos
Te odeio com todo meu amor
Te odeio com todo meu amor, um paradoxo que só eu entendo. Criei um mundo imaginário em minha mente, onde a ilusão e a fantasia se misturam em uma teia que me prende e me sufoca. É preciso libertar-me dessa prisão, destruir esse mundo que construí e que me mantém refém. Preciso abrir espaço para o novo, deixar ir o que não pode ser e aprender a viver no presente. Não é culpa sua, é culpa da minha insistência em não deixar ir. Mas eu prometo que irei superar, que irei destruir esse mundo ilusório, e que finalmente, um dia, o amor volte a florescer em mim de uma maneira diferente, menos intensa, mas talvez mais verdadeira.
Do paradoxo da espiritualidade.
O Iniciado que se encontra no caminho do "meio", tem sensações que ao "comum" dos homens, é de dificílima compreensão. Pois nele, em tal caminho, é possível se entristecer com Deus e se alegrar com o Diabo. É possível sentir certa dose da tristeza dos Anjos e certa dose da alegria dos Demônios. É possível perder a esperança do Céu, e se encher de regozijo com a existência do Inferno.
É possível odiar o Bem e, ainda que por um momento, sentir EXTREMA alegria, pela existência do Mal.
☯️
O PARADOXO DA FILOSOFIA PRESENTE NA EXISTÊNCIA.
Quem age e pensa de acordo com o senso comum, é mais um pedacinho desprezível dele.
Por isso eu digo:
Penso filosofia;
Logo, eu penso diferente.
Logo, eu existo diferente.
Logo, eu existo por mim mesmo.
Existo por mim mesmo, penso por mim mesmo sem limitar a minha mente à ideias ligadas ao senso comum.
Por isso eu digo: se eu penso filosofia, eu existo por mim mesmo, e não por um senso criado por humanos com suas morais estúpidas e desumanas.
Filosofia, eis o verdadeiro significado de EXISTÊNCIA.
A sabedoria é um paradoxo, onde aquele que mais sabe é o que mais reconhece o tamanho da sua ignorância.
O paradoxo da musculação: seguir de falha em falha, até a plenitude. Não é sobre perfeição, mas sobre evolução.
É através da falha que se atinge a plenitude. Eis o paradoxo da hipertrofia muscular, assim como da vida.