Para um Amigo que Perdeu seu Pai
Não vale a pena insistir em esfregar evidências na cara de um cego que nunca perdeu a visão, mas tampouco tem qualquer lucidez.
'ELA PRETÉRITO'
Perdeu. Ganhou. Poderia ser discreta, mas os amores passados deixaram-lhe cicatrizes. Olhando do fastígio, as perdas são claras. Mais ainda quando poderia tocar outras formas. Sentir outros sabores. Deveria seguir em frente. Construir outros sonhos. Levantar muralhas. Percorrer outras trilhas. Porém, reclusa está. Dominada pela paixões fúnebres. Presa na mais plena liberdade.
Seguir outros rumos deixa-lhe calafrios. Sonhar outras vidas, infeliz lhe deixará. Medonha nas escolhas deixadas de lado, prefere a palidez. Sabotadora de si. Atrofiada na desesperança.
Pensando em tudo isso há quem diga que é sofredora. Amargurada ou coisa assim. Os pré-conceitos arrepiam-lhe a espinha e o que tanto aterroriza, deixa-lhe forte a cada movimento. Estaria menos infeliz percorrendo paraísos ou seu inferno estaria mais escaldante? Não sabemos! Deixe-la com seus desafetos. Suas reflexões. Dona do seu destino.
DEUS não perdeu tempo em planejar a salvação, pois existem alguns loucos que amam a verdade vivendo neste normal mundo de mentiras.
A dor da perda de quem amamos
Alguém que amo (uma amiga) perdeu uma pessoa muito querida. Ficou triste, deprimida e mais solitária, guardando, inicialmente, esses sentimentos só para ela, o que a deixou pior.
Foi aí que conversamos e eu sugeri para ela compartilhá-los com mais alguém de sua confiança e/ou solicitar ajuda profissional.
Sabemos que, às vezes, quando as pessoas estão muito tristes, elas ficam com dor de estômago ou de cabeça etc. Essa minha amiga ficou muito deprimida.
Quando sentimos esse tipo de dor, além de procurarmos fazer o que está posto antes, podemos refletir sobre o que mais nos perturba e tomar algumas pequenas decisões que farão diferença no nosso “estado de dor”. Por exemplo: ler um livro preferido, conversar com alguém da nossa confiança, dar e receber um abraço que nos diga: “você não está sozinha, nós a amamos”, ou, quem sabe, encontrar alguém que dê colo ao nosso coração.
Isto pode não ser a solução mas é um dos caminhos para a superação da perda, enfim, é terapêutico.
“Foi numa dessas estradas que a gente se perdeu, não foi?
Esbarramos no acaso e sumimos junto de nossas pegadas nas ruas. Depois de tanto tempo escasso, você ainda pesa sob minhas pálpebras antes de dormir. E não há tempo líquido, tempo de chuva, tempo em ampulhetas desenfreadas, não há como sepultar os teus traços nos becos e vitrines. Foi estranho. Eu não tinha motivo algum para me arrepender do que não fomos, muito menos de querer voltar para uma estante e posar por lá como quem espera pela sorte, mas era triste pensar no fato do chão não sumir diante dos meus pés a cada vez que sentisse o teu perfume. Às vezes me pego pensando em tudo o que já te disse e em quanta prosa banal gastei apenas para evitar o tom debochado dos teus olhos. Quebro a cabeça imaginando se as frases que lhe dediquei já escaparam por outras bocas. Talvez, por ventura, eles conseguiram ter o que nunca tivemos: Um final feliz.
Você nunca foi fã da minha literatura barata e cheia de repetições. Eu nem ligo.
Acho que você nasceu num dia assim: ensolarado e sem nuvens brincando no céu, não que isso me entristecesse, mas é que cantarolei saudade o dia inteiro hoje. Era em dias assim que eu costumava adorar o inverno, era nesse mês que descobria uma romancista por trás da minha aparência. E até gostava. Era o momento da consciência menos pesada por lembrar de ti sem parecer tão sentimental, apenas por ser uma estação tão tua. Sentia as rajadas de vento que se encaixavam nas estalactites da tua alma. Tinha a desculpa de pensar “estou tremendo de frio e não de saudade”, e isso até me confortava.
Eu te ouvi dormindo lá do outro lado da cidade, até ouvia os teus cílios exaustos acompanhando os teus olhos de insônia. É que você carrega os sete pecados capitais nos olhos, e talvez até seja um deles. Deixa eu ser a tua nicotina, menino. Vicia em mim num trago manso. Me despe, desce. Desce mais uma dose e deixa eu apreciar você.
Percebi que você não era só inverno, virou também equinócio de primavera e chuva de verão que nunca acaba. Eu podia ouvir as tuas queixas, o teu silêncio e a agitação dos teus vasos sanguíneos. Eu inventaria um ritmo para cada extensão deles, assim como eu própria te inventei. Eu ainda podia ouvir as sirenes dos teus instintos atraindo os meus.
Quando Renato Russo falou sobre a tempestade dos olhos castanhos, certamente não conhecia o mar de ressaca dos teus. Talvez eu tenha te visto além do espelho embaçado do banheiro, além das veias azuladas do teu pulso, até das fitas de DNA.
É que eu não tenho anticorpos suficientes que tirem você de mim, entende?
Tu és feito de arestas escorregadias, menino, junto de um bocado de lacunas ainda não preenchidas. Os caminhos das linhas das tuas mãos também atraem as minhas, mas esse caminho da perdição que corre despercebido pelo teu abdômen ainda é o meu mapa favorito.”
Deixa eu fazer parte da tua história, menino, deixa eu amar você.
Ele perguntou se eu sentia saudade de casa.
Senti saudade do passado.
Foi estranho.
Aquele que da estrada somente percebeu o pó, perdeu, seguramente, todos os passos dados.
(Pensamentos soltos na brisa das tardes. Sorocaba/SP: Crearte Editora, 2013)
VALE-RESPEITO
Direto escuto a expressão “esse ganhou meu respeito”, “esse perdeu meu respeito".
O que isso quer dizer? Posso trocar isso por algum presente?
- Tenho respeito suficiente para trocar por um carro.
- Sinto muito, mas você não tem respeito suficiente, para trocar por esse produto.
Respeito é algo frágil, você salva alguém um dia, ganha muito respeito, troca ele por muitos prêmios. Porém se é aniversário de alguém e você não dá parabéns ou presentes, você automaticamente perde todo o respeito que você conseguiu, e você se torna um nada
- Aí vai o cara que tinha meu respeito, mas agora é apenas um filho da mãe.
O Brasil perdeu? Perdeu. Levou uma goleada em casa? Levou. Há quem diga que jogou mal, há otimistas que acreditam que jogou bem. Bom, isso não importa mais. A realidade tá aí, não conquistamos o hexa, estamos fora da copa em nossa própria casa. Vamos ter que engolir goela abaixo todo tipo de piadinha feita por gringos de toda parte do mundo; mas o que mais vai doer são as piadas feita pelos brasileiros. Brasileiros que enquanto o Brasil estava ganhando eram os maiores patriotas; brasileiros que enquanto estavam saindo mais cedo do serviço, vestiam suas camisas verdes e amarelas e vibravam com o gol; brasileiros que só eram unidos na hora de festejar e sair por aí fazendo algazarra. Mas agora eu pergunto, cadê toda aquela gente que postava em suas redes sociais frases de incentivo pros jogadores? Hein? Cadê todo mundo? Ah, lembrei, era a semifinal né, caso o Brasil ganhasse, o próximo jogo seria num domingo mesmo, então foda-se se o Brasil ganhou ou perdeu, ninguém vai sair duas ou três horas mais cedo do serviço. É fácil ser patriota na hora do bem e bom, com festa, cerveja e churrasco pra comemorar. Quero ver agora, ser patriota com a goleada de hoje. Porque agora que é hora de dar apoio aos jogadores, postar frases de incentivo. Eu tenho total certeza que eles deram o seu melhor, se foi o suficiente ou não, não vem ao caso. Porque eu acredito que nenhum deles queriam perder, acredito que estão todos mal e com vergonha dessa derrota. Eu estou com vergonha dessa derrota! Mas e aí? O que a gente vai fazer agora? Meter a boca no Júlio César? Colocar a culpa no Neymar que há quem diga que ele só pensa em ser artilheiro e não joga em grupo? Ou melhor, colocar a culpa na Dilma, no Ronaldo, nos estádios construídos, na super faturação, e nos hospitais que não saíram do papel? Acho que agora é a hora de nos unirmos e mostrar a força do Brasil. Agora é a hora de dar apoio aos jogadores que fizeram o que podiam. Agora é a hora Brasil, de irmos as urnas e fazermos nossos protestos. Esse é o ano em que podemos fazer alguma coisa pelo futuro do Brasil, é o momento do voto consciente. É ano de copa, é ano de eleição, é ano de levantarmos nossas bundas da cadeira e escolhermos o que queremos para o futuro do Brasil. Ou sentamos e esperamos mais quatro anos, quem sabe em 2018 vem o hexa, quem sabe em 2018 criamos consciência e colocamos no poder do Brasil um Presidente que vá mudar essa palhaçada que virou esse País. Ah, e pra quem não acreditava no nosso futebol e dizia que essa copa já tava comprada, tá aí a prova de que o nossos jogadores tiveram capacidade de chegar até uma semifinal sem ter comprado nada!
Se hoje sorrio porque já chorei,se hoje perdeu porque já me perdoarão, aprenda com vida a sim são os inteligente .seja sábio aprenda com o erros dos outro.
Não importa o que se perdeu na sua vida. Importa é que Jesus esta chegando. Quando Jesus chega o milagre acontece!
Aleluia! Glória Deus!
E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.
E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.
João 11:43-44
Valorize oq conquistou ,e esqueca oq perdeu ,dias ruins são necessarios para que os bons dias possam valer a pena!
Quando pensamos que tudo perdeu seus rumos, vem às glorias de Deus e prova que os planos são bem maiores que as nossas expectativas.
Pensando bem, nada de anormal aconteceu, a gente só se perdeu com o tempo.
O amor não acabou só houve o afastamento, a distância matou aos poucos a emoção quando nos encontrávamos, mas o desejo de nos ver ainda era imenso.
Quem queria atrapalhar, ajudou. Quem era contra, até se conformou. Não valia a pena lutar contra o que sentíamos um pelo outro, mas de repente o amor fraquejou, entre os altos e baixos ele acabou ficando no baixo e não mais se reergueu. Decidimos não ajuda-lo e no chão ele permaneceu, seguimos adiante como se nos faltasse algo, como se tivéssemos deixado uma coisa importante para trás.
E esse foi o fim. O que parecia inabalável, ruiu. Os que torciam contra festejaram nossa separação, mas ninguém saiu ganhando, eles nunca terão o que fomos um para o outro.
Ele já estava convencido de que nunca ia perder a sua linda menina ingênua. Mas um dia a perdeu. Porque ninguém é bobo pra sempre, e certa vez ela descobriu que poderia ser muito mais na vida de outro alguém.
Sentimentos não são produtos. Não existe manual ou garantia. Ganhou, ganhou. Perdeu, perdeu. No fim o que importa é que vc viveu e só.
Um dia tudo perdeu o sentido e desejei minha própria morte, mas nem de me matar eu era capaz. Tinha de sofrer e estar só.