Para Falar de Si Mesmo
O evangelho não é o conhecimento em si mesmo, mas a instrução que serve como base ou guia para ação.
A falta de atenção e da confiança em si mesmo tem prejudicado o nível de competência pessoal, a força da experiência profissional e o poder da comunicação pública.
Majestade Invisível
Você não deve fazer para si mesmo uma imagem esculpida. - Êxodo 20: 4
A Enciclopédia Britânica descreve Marcus Terentius Varro (116-27 aC) como “o maior erudito de Roma”. Ele escreveu mais de 600 livros sobre muitos assuntos. Entre seus escritos está esta afirmação: "Aqueles que primeiro apresentaram imagens dos deuses removeram o medo e acrescentaram erro."
Essa declaração profunda nos ajuda a entender por que Moisés lembrou a Israel no Sinai: "Você não viu forma quando o Senhor falou a você em Horebe, do meio do fogo" (Dt. 4:15). Também ressalta a razão por trás do mandamento de Deus que proíbe quaisquer representações físicas Dele.
Não podemos amar e servir ao Senhor de maneira aceitável, a menos que tenhamos uma compreensão precisa de Seu caráter. Qualquer retrato físico, no entanto, seja com figuras, ícones ou estátuas, distorce nossa percepção de Seu verdadeiro caráter e diminui um respeito saudável por Sua incrível santidade e poder.
Se o maior erudito secular de Roma, guiado apenas pela luz da natureza e da razão, pudesse ver os perigos de deturpar a divindade, quanto mais nós, que temos uma revelação especial, devemos atender cuidadosamente a cada palavra que Deus falou.
Vamos pedir ao Senhor para instilar em nós um respeito saudável por Ele e nos ajudar a crescer em nosso conhecimento de Seu caráter.
Imortal, invisível, só Deus sábio,
Em luz inacessível escondido de nossos olhos,
Abençoado, mais glorioso, o Ancião de Dias, todo-
poderoso, vitorioso - Teu grande nome nós louvamos. —Smith
Deus nos fez à sua imagem, não tente fazê-lo na sua. Dennis J. DeHaan
Um dia não é suficiente
Aquele que ama sua esposa ama a si mesmo. Pois ninguém jamais odiou sua própria carne, mas nutre e cuida dela. - Efésios 5: 28-29
Por que somos tão teimosamente negligentes às vezes sobre o relacionamento que pode nos trazer mais felicidade?
Não é segredo que, fora de nossa comunhão com Deus, a conexão mais vital que temos com alguém é aquela que compartilhamos com nosso cônjuge. No entanto, com que frequência tratamos esse relacionamento com a atenção de que ele precisa?
Quando Deus ordenou o casamento no Jardim, Ele nos ofereceu um relacionamento notável. Quando nutrida, traz felicidade, paz, realização, propósito e crescimento. A ironia dessa conexão íntima entre duas pessoas, no entanto, é que quando não é nutrida, pode trazer frustração, dor, tristeza, raiva e amargura.
É por isso que me pergunto por que somos tão teimosamente negligentes com relação a esse relacionamento vital.
Em determinados dias ao longo do ano, espera-se que mostremos atenção especial àquele que amamos. Nesses dias, achamos fácil demonstrar as qualidades que iluminam o casamento. Mas não deveríamos fazer isso todos os dias? Não deveríamos amar, honrar, amar, comunicar, perdoar, respeitar e guardar esse relacionamento o tempo todo? Nós o faremos se quisermos a alegria que Deus pretendia que experimentássemos em nosso casamento.
Um casamento que é negligenciado
Traz dor e amargura;
Mas aquele que é alimentado diariamente
traz paz e felicidade. —Sesper
Cultive seu casamento e nutra sua alma. Dave Branon
Ela vale a pena ouvir
Que cada um de vocês, em particular, ame a própria esposa como a si mesmo. - Efésios 5:33
Nós normalmente não pensamos no escritor CS Lewis como um humorista, mas ele me fez sorrir com esta linha: “Maridos foram feitos para serem conversados. Isso os ajuda a concentrar suas mentes no que estão lendo. ”
Mas o que é engraçado em uma observação obviamente irônica não é engraçado na vida real. É por isso que aqueles de nós que somos maridos precisam perceber quão rudes e insensíveis somos quando demonstramos mais interesse no jornal do que em nossos próprios cônjuges. Se formos culpados de ler ou assistir à TV quando deveríamos nos concentrar no que nosso melhor amigo e companheira de longa data está dizendo, precisamos de lições de escuta, começando com estas sugestões:
Olhe para sua esposa quando ela fala com você. Responda quando ela fizer uma declaração. Participar ansiosamente em conversas com ela. Mostre pela sua atitude que seus outros interesses podem esperar.
Na verdade, esses princípios básicos de escuta aplicam-se a todos os relacionamentos. É uma das melhores maneiras de demonstrar que nos importamos com o bem-estar dos outros.
Se um marido ama sua esposa como Cristo amou a igreja - e é isso que ele mandou fazer em Efésios 5: 25 - ele passará o tempo se concentrando no que ela tem a dizer. Isso vai mostrar que ela vale a pena ouvir.
Pensando nisso
O que te distrai de ouvir o seu cônjuge?
Quando você poderia ter tempo para ouvir hoje?
Uma grande parte do amor é ouvir. Dave Branon
O Prisioneiro de si Mesmo
Minha mente é meu cárcere
E só na poesia encontro liberdade
Minha mente me aprisiona em sua confusão delirante
E acabo me perdendo, enquanto tento
distinguir a realidade da fantasia
Mesmo quando adormeço
não encontro a paz
Pois, todas as noites
me afogo em pesadelos
assustadoramente realistas
Sou prisioneiro de mim mesmo
Não vejo a luz do Sol há muito tempo
E não encontro a saída
desse labirinto mental.
O ser humano apesar de inteligente, é o único ser que tem capacidade de enganar a si mesmo e ainda se sentir tranquilo com isto, a maior prova disso, é que boa parte deles, conseguem servir ao diabo durante 22 horas por dia, mas acreditam seriamenre que deram o melhor deles para Deus, por oferecer a Deus apenas 2 horas do seu tempo...
Dai a César o que é de César...
Dai a Deus o que é de Deus...
O bom lutador não é o que prova para o mundo sua resistência, mas sim o que prova para si mesmo sua capacidade.
Não há nada mais grotesco, insano, que negligenciar a si mesmo, por alguém que é incapaz de sentir empatia, amor ou respeito por você.
Não importa quantas vezes você perdoe... Se você não foi capaz de perdoar a si mesmo, Então você nunca pude perdoar alguém de verdade.
Se critica alguém, conheça antes a história de vida desse e como ele foi construído por si mesmo, até ser.
Você têm que fazer de si até mesmo na pior, seu próprio general, seu próprio soldado, exército de um homem só!
Humildade não é e nunca será sobre inferiorizar a si mesmo, mas, é sobre saber reconhecer seu potencial em Deus e suas limitações sem Ele.
O Silêncio (Latim: silentium) sugere reflexão sobre si mesmo permitindo a clareza da meditação sobre a própria essência.