Pão e Circo

Cerca de 75 frases e pensamentos: Pão e Circo

Enquanto houver a cultura do pão e circo, o povo continuará sendo tratado como palhaço.

Inserida por Heitorfillipe

César(político romano), quando criou a política do Pão e Circo, há muitos séculos atrás, não imaginava que teria tanto sucesso, principalmente no Brasil. É vergonhoso ver tanto dinheiro investido em construção e reformas de estádios, enquanto milhões de brasileiros morrem nas filas dos hospitais, esperando por atendimento médico, enquanto a educação está sucateada, segurança pública um lixo...entre outros problemas. As vezes sinto vergonha de ser brasileira! Amo futebol, mas não tenho os olhos fechados. Consigo ver o que há por trás da mídia manipuladora e do nosso governo corrupto. Pelo menos, agora, vejo um raio de luz no final do túnel.... Acho que o véu da ignorância está caindo e estamos começando a exercer nossos direitos, como seres políticos.

Inserida por LorenadeSousa

Estão iludindo um povo que tem fome e sede dando-lhes pão e circo.

Inserida por criscorrea

Ao Povo Pão e Circo.
Antigamente, quando o Grande Cezar, Imperador de Roma depois de conquistar vastos territórios abrangendo o que hoje é toda a Europa, norte da África, parte da Ásia, dentre outros, as terras ocupadas ficaram tão alastradas que já não havia mas contingente para manter as fronteiras.
Ocorreu que todas essas áreas ocupadas a ferro, fogo e saques, produziu uma multidão de desterritorializados, e de pessoas mutiladas, feridos de Guerras, mendigos e pedintes originados das aldeias, povoados e reinos ocupados, e muitas dessas pessoas foram para as cidades grandes como Roma por exemplo, onde viam perspectivas de sobrevida.
Logo a elite dominante se via incomodada com os milhares de pobres que "infestavam" a cidade, a maioria doente, maltrapilha e faminta. Então o "Bondoso Rei" mandou construir o Coliseu, local onde promovia o ESPETÁCULO (CIRCO), que se apresentava na forma da arena onde Homens e animais se digladiavam até a morte de um dos competidores, enquanto era distribuído PÃO ao povo que ali assistia o evento, alheio a tudo por aqueles momentos, esquecendo-se da sua miséria imediata, sendo que tudo aquilo não mudaria em nada de significativo em suas vidas, sua condição de miséria continuaria, mas via naqueles momentos de entretenimento uma oportunidade de ser "feliz" bem como saciar um pouco da fome.
Atualmente as condições mudaram, porém a política é a mesma. O PÃO se apresenta na forma do salário mínimo, que mal dá para uma família se alimentar, o PÃO ainda vem na forma de BOLSA FAMILIA, AUXÍLIO GAZ, AUXÍLIO LEITE, entre outros “benefícios sociais”, e também nessas ajudas temporárias organizadas por entidades religiosas e segmentos sociais como no natal e páscoa.

Sabemos que isso não resolve a situação dos ajudados ou beneficiados, apenas, mantêm-nos refém e reforça a própria miséria, torna-os totalmente dependente e presa de fácil manipulação, humilhação e exploração de toda ordem.

Já o ESPETÁCULO, como controlador, manipulador e nivelador comportamental de massa se apresenta na forma de lixos televisivos e audiovisuais de cunho extremamente medíocre como os REALITY SHOW´S, NOVELAS, FUTEBOL, PROGRAMAS DE AUDITÓRIOS DOMINGUEIROS, COPA DO MUNDO, CARNAVAL e congeneres... ou seja, o método sempre foi o mesmo só mudou a forma.

Os governantes, a elite dominante, juntamente com os meios midiáticos de controle de massa sabem que para acalmar e direcionar o povo BASTA DISTRAÍ-LO, mantendo-o na mediocridade, ocupando seu tempo, bombardeando sua mente com conteúdos inúteis e fúteis, que nada acrescentam de substancial e que faça alguma diferença, fazendo com que esqueça de que seu salário está baixo (ou que está desempregado), que o deputado está roubando, que não há educação, segurança e saúde. É simples, AO POVO PÃO E CIRCO.
http://www.infoescola.com/historia/politica-do-pao-e-circo.

Inserida por sergiopost

Duas coisas não podem faltar para as massas: Pão e circo. Se faltar uma dessas, a ilusão será destruída.

Inserida por Mario11

⁠A política do pão e circo

Panem et circenses, que significa a política do pão e circo é uma frase do humorista e poeta Juvenal que viveu por volta de 100 anos d.C. A referida frase faz parte de uma sátira, na qual o autor critica de forma veemente a falta de informação do povo romano que não se interessava por política, mas apenas em ter comida na mesa e diversão.
Em Roma, assim como acontece nos dias de hoje, as pessoas mais pobres viviam amontoadas e sem vida digna nas periferias. Para evitar que acontecesse um levante por parte dessa população mais carente, os imperadores encontraram uma forma paliativa, mas muito eficaz de calar a voz dos oprimidos. Ofereciam os cereais necessários para matar a fome e realizavam eventos em grandes arenas para o divertimento de todos. Assim, seguiam satisfeitos, sem reclamarem da sorte, ou da falta dela.
O que mudou?!
O povo continua mendigando as sobras dos pratos de prata dos poderosos e se dá por satisfeito com um auxílio de emergência, com uma bolsa disso, ou uma bolsa daquilo. Cala o povo diante do mísero "pão" que lhes é oferecido e ri das palhaçadas dos que dizem nos representar.
E daí, né ?
Muitos políticos escalam o poder subindo nas costas dos que possuem menos instrução, menos oportunidades e que recebem cada vez menos investimentos na sua educação. A compra de votos ganhou várias versões lícitas, tudo dentro da lei. A lei feita por políticos e que quase sempre desfavorece os que já são desfavorecidos, desvalidos, necessitados, ou simplesmente, pobres!
Estamos em mais um ano eleitoral e chegará em nossas casas batendo palmas para entrar, alguns dos que passaram quatro anos sem nos procurar e sem fazer nada para que as coisas melhorassem. Vão mentir, vão prometer e vão enganar muita gente de novo, mas quero dizer uma verdade: só consegue escalar o topo do poder político quem recebe o aplauso do povo.
É hora de parar de bater palmas para os que estão nos picadeiros, pois se você olhar bem para os lados, verá que a arquibancada é composta da grande maioria, daqueles que decidem se a piada tem graça, ou não merece um sorriso.

Inserida por nildinha_freitas

Dê as pessoas pão e circo, certifique-se de que suas barrigas estejam cheias e que elas tenham algo para ver e se distrair. Assim elas não tomam as ruas para protestar.

Inserida por dextter

"A Política do Pão e Circo criada no início do Império Romano, se tornou tão eficaz, que até aos dias de hoje é utilizada, mantendo o povo feito carneiros encerrados."

Inserida por DuploK

Enquanto nosso país for do "pão e circo", a educação nunca será prioridade.
A educação virou um sonho distante... Quase não escutamos mais as pessoas bradando e lutando por ela como lutam - se preciso usando a força - pela tal da democracia.

Inserida por ketantonio

Coíbem nossa condição
Contestam solução
Seu ódio não multiplica pão
Seu pão é circo
Olha o mico
Hoje tem comício
Esquecem indícios
Genocídios continuam omissos

Calam as vozes
Morremos muito mais velozes

Inserida por pensador

Os atuais programas sociais do governo são em suma, a política de pão e circo moderna.

Inserida por ThallesRangel

Política do pão e circo:
É com crediários altíssimos que vimos conseguindo realizar grandes sonhos, e não com uma renda necessariamente satisfatória ou satisfatoriamente necessária.

www.monicacampello.com.br

Inserida por MonicaCampelloAutora

⁠Acabando o pão...
o circo pega fogo!

Inserida por mnora

Pra quê precisaríamos de pão e circo? O sofrimento desse bicho-homem é certo, eu garanto.

Inserida por pensador

⁠A Política Pão e Circo foi criada no Império Romano e impera nos dias atuais.

Inserida por Negreiros

⁠A politica do "Pão e Circo" continua atolando na cidade e no estado do Rio de Janeiro. O prefeito e o governador, fazendo os cariocas e fluminenses de palhaços. Contratando shows milionários desnecessários, com uma infra estrutura municipal e estadual caótica, na saúde, na segurança, nas águas fluviais que vitimará inúmeros inocentes da camada mais pobre da população, na próxima grande chuva.

Inserida por ricardovbarradas

⁠Humanidade! Finalmente, encontramos a fórmula mágica para a felicidade eterna: pão e circo moderno. Quem precisa de liberdade, igualdade ou justiça social quando temos um espetáculo virtual disponível 24 horas por semana e uma infinidade de opções de distração na internet?

Mas o melhor de tudo é que não precisamos sair de casa para desfrutar desse banquete. Basta abrir um aplicativo de mídia social ou ligar a TV e nos deliciarmos com polêmicas envolvendo influenciadores, memes que circulam na internet, e discussões acaloradas sobre tópicos polêmicos que dividem a sociedade.

Inserida por JonathanVasconcelos

Pão e água: o mínimo em alimentação; pão e circo: o mínimo em política

Inserida por josecarlosoliveira

⁠O tempo me fez ser esperançoso
Mas se o nosso fim é o certo, é um círculo vicioso
Pão e circo até redescobrirmos tudo
E apagará a cultura quando voltarmos ao jogo

Inserida por pensador

⁠Pão e circo. Futebol e carnaval. Política e economia para a elite pensante. Ciência para a elite mais pensante. Mídia para todos

Inserida por Leocadio17