Pão e Circo

Cerca de 75 frases e pensamentos: Pão e Circo

O "Pão e Circo" foi uma política aplicada na Roma Antiga que provia comida e diversão ao povo com o objetivo de desviar sua atenção de questões relevantes que pudessem gerar revoltas populares. Acho que ainda estamos em Roma Antiga. Mas agora os palhaços estão na platéia, alheios à realidade e contemplando no picadeiro seus times no brasileirão, a rivalidade de Rita e Nina, o tchu e o tcha.

Pão é circo,
É circo é povo.
Pão na bolsa,
Circo na copa.
A ate quando suportar uma sociedade alimentada de ilusões, de um pão milagroso que promete alimentar, mas, que não faz além de preencher o vazio de dúvidas, que não nutre e não faz crescer.
O circo de idéias socialistas, maculadas e sorrateiras.
O que deveria ser o pão da vida é o pão da discórdia , onde as fatias são divididas em frações igualmente desumanas.
Como ser público de um circo de mentiras?
O picadeiro esta cheio, porém vazio com a passividade de uma nação, que busca no pão e no circo uma maneira civilizada de enganar a fome , a tristeza e a ânsia de respostas contundentes e claras.
Vivemos uma falta de nutrição, estamos anêmicos de conhecimento, de saúde, de educação e de justiça.
E nossos padeiros vendem quase a preço de ouro à clientela inteira.
Chega de promoções, de escamo e de brincar de Rob Hood.
Até quando vamos permitir isso?
E começar a consultar o Procon inconsciente individual.
Pão e circo para o povo.
Pão é circo,
É circo e povo.

¨Dê Pão e Circo ao Povo¨ frase dita por Cezar, Imperador de Roma.

Depois de construir o Coliseu, local onde promovia o ESPETÁCULO (CIRCO), que se apresentava na forma da arena onde Homens e animais se digladiavam até a morte de um dos competidores, enquanto era distribuído PÃO ao povo que ali assistia o evento.

O pior fator da política do Pão e Circo é justamente o apreço que as o povo tem por ela.

Em Roma tinha o pão e circo. No Brasil temos, o futebol, as novelas, o carnaval e o bolsa família.

Os alienados da Roma antiga eram iludidos por pão e circo. Já os de hoje o são por TV e shoping.

Ofereça "pão e circo" as pessoas, elas morreram gordas, bobas e escravas.
Ofereça fontes de conhecimento e elas morreram lutando e libertas. Um livro muitas vezes é mais "nutritivo" que um pão.

⁠"Há de faltar a saúde e minguar o pão, mas o circo alegra o coração do tolo, anestesiando seu estômago e sua consciência".

Inserida por NeemiaSilva

Fala sério!
Greves, protestos, férias e muitos feriados.
Da onde vai sair o pão com tanto circo?

POPULISMO PÃO & CIRCO E A DEMOCRACIA...
Democracia é o primeiro passo para o comunismo...
Chega ao ponto em que eles não precisam mais de eleitores e sim clientes pobres de pão e de espírito úteis com:

Bolsa-maná
Bolsa-pelego
Bolsa-cotas racistas
Bolsa-cegonha
Bolsa-jovem
Bolsa-casa
Bolsa-CN porteira fechada
Bolsa-corporativista
Bolsa-boquinha
Bolsa-tudo...

Todos por eles e eles por eles mesmos... Os que pagam e os que votam por interesses próprio cometem crimes de prevaricação...
Falei...Sou aposentado mutilado pelo fator previdenciário e mudança da Lei Previdenciária que transformou 7,31 salários mínimos do meu teto 100% em apenas 2,3 de hoje...

A política do pão e circo

Quem de nós já não ouviu falar da politica do pão e circo, muito famosa na Roma antiga por ter sido criada e usada por seus governantes para conseguir manter seu poder e autoridade em relação à população de época.
Para quem não sabe o que era isso vamos detalhar bem rápido o que significa essa politica.
Quando se tinha problemas, seus governantes faziam uso de diversas artimanhas para aplacar a revolta do povo, sendo usado para isso, show de circo, duelo de gladiadores, feras, espetáculos de teatro e por ai vai, sem esquecer, da distribuição de alimentos, sendo que com estas atitudes a população se acalmava e seus governantes mantinha o controle da situação.
Passando para os dias atuais, percebemos que a situação vivida na antiga Roma é muito idêntica ao que vivemos em nosso dia a dia em nossos pais.
Percebemos no cotidiano de várias cidades que existem diversos problemas que geram grandes problemas sociais, Podemos incluir como problemas, a falta de condições mínimas de sobrevivência, falta de assistência médica, a falta de moradia, a falta de empregos, falta até do que comer mesmo, entre outros mais.
Podendo definir que a condição da grande maioria da população é de uma vida de dificuldades, lutas e sofrimentos para sobreviver.
Podemos em algumas situações ver e presenciar que muitos governantes procuram adotar medidas de uma maneira em geral, para manter a população calma submissa e sempre a seu favor, principalmente, quando esta mesma população nota que nem tudo vai bem, que ela tem e quer reivindicar seus direitos, quando esta abandonada e por ai vai.
Para evitar que essa mesma população crie problemas como reclamações, cobranças, divergências, que seja mais fiscalizadora e atuante, esses governantes criam mecanismos para acalmar e controlar essa população. Uma destas maneiras é a politica do pão e circo.
São criados eventos, shows, festas para que a população se divirta e esqueça pelo menos naquele momento a real situação por que passa.
São criados programas para distribuição de diversos itens, tais como cestas básicas, remédio, inclusive dinheiro mesmo, quantos programas tipo “Bolsa Família” existem por ai. Que na verdade ilude e engana os que são economicamente desfavorecidos e que na opinião destes que recebem este agrado deixa-os muito felizes e agradecidos.
O motivo de dar dinheiro, alimentos, entretenimento ao povo é muito das vezes uma forma de se manter no poder e ao mesmo tempo fazer valer seu poder.
Nada mais é que o mesmo que os imperadores ao darem pão aos romanos. Enquanto fazem maracutaias, armações e manipulam a situação a seu favor, desviando assim o foco das coisas mais importante, principalmente, quando a situação não esta boa para estes governantes.
Podemos ver isso acontecendo em todas as esferas do poder, seja, no federal, estadual e principalmente no municipal, hoje em dia na politica, isso é muito usado de várias maneiras, sendo que, nada mais é do que distrair a população com mimos e agrados gratuitos visando sempre alguma coisa.
Podemos notar também que em muitos casos, este tais programas sociais poderiam até fazer seu papel verdadeiro se fossem aplicados os recursos necessários para a manutenção e aperfeiçoamento da educação, da saúde, do bem estar social e principalmente da erradicação da pobreza em que vivem muitas pessoas.
Poderiam também desenvolver programas de apoio aos jovens que chegam ao mercado de trabalho, não que não existam, mas que poderia ser melhores, trabalhar mais a questão da qualificação profissional e mão-de-obra qualificada, fornecendo cursos e uma ajuda concreta para seu desenvolvimento profissional.
Você não acha que é preciso repensar este modo de agir de nossos governantes?
Notamos que hoje se discute mais o resultado de uma partida de futebol, o final de uma novela, um show ou evento do que assuntos que muitas das vezes fazem parte e influenciam em nossas vidas diretamente. Deixamos-nos levar por estas distrações e somos enganados, quanto à resolução de alguns problemas e situações que nos afetam diretamente.
Através destas artimanhas, consegue-se por estes governantes um efeito politico importante sobre a população, o efeito de letargia, ou seja, um efeito de entorpecimento, uma indiferença, os problema são deixados de lado e esquecidos e só lembramos-nos dos resultados do futebol, da novela, do show.
É necessário e urgente que todos nós tenhamos a consciência de que esta situação precisa e deve ser mudada, não que isso seja uma coisa fácil de conseguir, mas precisamos e devemos passar a ver e compreender algumas destas armações destes governantes.
Temos que ter em mente que se queremos mudar, somente mudaremos com mais educação, inteligência e principalmente vontade de resolver esta situação. Temos e devemos compreender que esta maneira de agir com esta politica do assistencialismo barato nada trás de benefício verdadeiro para as pessoas, muito pelo contrário, estimula a safadeza e cria mais problemas ainda, muitos se aproveitam disto parar levar vantagem sobre os que realmente trabalham e produzem.
Necessitamos de governantes que realmente sejam transparentes em suas atitudes, e que não tirem proveito da deficiência de seu povo em detrimento de seu bem pessoal.
Tarefa difícil hoje em dia, mas não impossível basta querermos e ficar atentos.

Piores que o desgoverno, a corrupção, as políticas de terra arrasada, pão e circo, são a alienação do povo e o desvio de conduta dos eleitores. Curiosamente, os mesmos que cobram ética e probidade de quem está no poder

Ao Povo Pão e Circo.
Antigamente, quando o Grande Cezar, Imperador de Roma depois de conquistar vastos territórios abrangendo o que hoje é toda a Europa, norte da África, parte da Ásia, dentre outros, as terras ocupadas ficaram tão alastradas que já não havia mas contingente para manter as fronteiras.
Ocorreu que todas essas áreas ocupadas a ferro, fogo e saques, produziu uma multidão de desterritorializados, e de pessoas mutiladas, feridos de Guerras, mendigos e pedintes originados das aldeias, povoados e reinos ocupados, e muitas dessas pessoas foram para as cidades grandes como Roma por exemplo, onde viam perspectivas de sobrevida.
Logo a elite dominante se via incomodada com os milhares de pobres que "infestavam" a cidade, a maioria doente, maltrapilha e faminta. Então o "Bondoso Rei" mandou construir o Coliseu, local onde promovia o ESPETÁCULO (CIRCO), que se apresentava na forma da arena onde Homens e animais se digladiavam até a morte de um dos competidores, enquanto era distribuído PÃO ao povo que ali assistia o evento, alheio a tudo por aqueles momentos, esquecendo-se da sua miséria imediata, sendo que tudo aquilo não mudaria em nada de significativo em suas vidas, sua condição de miséria continuaria, mas via naqueles momentos de entretenimento uma oportunidade de ser "feliz" bem como saciar um pouco da fome.
Atualmente as condições mudaram, porém a política é a mesma. O PÃO se apresenta na forma do salário mínimo, que mal dá para uma família se alimentar, o PÃO ainda vem na forma de BOLSA FAMILIA, AUXÍLIO GAZ, AUXÍLIO LEITE, entre outros “benefícios sociais”, e também nessas ajudas temporárias organizadas por entidades religiosas e segmentos sociais como no natal e páscoa.

Sabemos que isso não resolve a situação dos ajudados ou beneficiados, apenas, mantêm-nos refém e reforça a própria miséria, torna-os totalmente dependente e presa de fácil manipulação, humilhação e exploração de toda ordem.

Já o ESPETÁCULO, como controlador, manipulador e nivelador comportamental de massa se apresenta na forma de lixos televisivos e audiovisuais de cunho extremamente medíocre como os REALITY SHOW´S, NOVELAS, FUTEBOL, PROGRAMAS DE AUDITÓRIOS DOMINGUEIROS, COPA DO MUNDO, CARNAVAL e congeneres... ou seja, o método sempre foi o mesmo só mudou a forma.

Os governantes, a elite dominante, juntamente com os meios midiáticos de controle de massa sabem que para acalmar e direcionar o povo BASTA DISTRAÍ-LO, mantendo-o na mediocridade, ocupando seu tempo, bombardeando sua mente com conteúdos inúteis e fúteis, que nada acrescentam de substancial e que faça alguma diferença, fazendo com que esqueça de que seu salário está baixo (ou que está desempregado), que o deputado está roubando, que não há educação, segurança e saúde. É simples, AO POVO PÃO E CIRCO.
http://www.infoescola.com/historia/politica-do-pao-e-circo.

Inserida por sergiopost

Duas coisas não podem faltar para as massas: Pão e circo. Se faltar uma dessas, a ilusão será destruída.

Inserida por Mario11

Antigamente, Pão e Circo!
Hoje em dia, barrinha de cereal e wi-fi.

Inserida por gustavomarin-com-br

PÃO E CIRCO

Estou cansado de pão e circo.
Não quero mais futebol e nem carnaval.
Quero um país decente,
administrado por pessoas honestas.
Pais do qual tenha orgulho e não
tanta vergonha em ter nascido.

Inserida por marcosmarques

César(político romano), quando criou a política do Pão e Circo, há muitos séculos atrás, não imaginava que teria tanto sucesso, principalmente no Brasil. É vergonhoso ver tanto dinheiro investido em construção e reformas de estádios, enquanto milhões de brasileiros morrem nas filas dos hospitais, esperando por atendimento médico, enquanto a educação está sucateada, segurança pública um lixo...entre outros problemas. As vezes sinto vergonha de ser brasileira! Amo futebol, mas não tenho os olhos fechados. Consigo ver o que há por trás da mídia manipuladora e do nosso governo corrupto. Pelo menos, agora, vejo um raio de luz no final do túnel.... Acho que o véu da ignorância está caindo e estamos começando a exercer nossos direitos, como seres políticos.

Inserida por LorenadeSousa

Escrever o que a urbe gosta? Sim,é a verdadeira política do pão e circo!

Inserida por SamuelRanner

Estão iludindo um povo que tem fome e sede dando-lhes pão e circo.

Inserida por criscorrea

“Que Comece a Famosa política do Pão e Leite Como Na Roma Antiga Foi Usada a Expressão “Pão e Circo” Aqui Não Chega a Ser Diferente é a Mesma politicalha Que Temos No Brasil

Inserida por thiago07lucas

É impossível deixar de ser anarquista com "pão e circo" deste sistema subornável.

Inserida por walaguia