Frases engraçadas sobre pão duro
Mesquinharia.
O indivíduo mesquinho vale tanto quanto as mixarias às quais ele dá valor exagerado.
Ao desejar todas as coisas para si, desconhece o prazer e compartilhar seja o que for, numa demonstração que sua visão mais ampla contempla só o próprio umbigo.
O ser mesquinho sofre muito mais pelo que os outros têm do que pelo que lhe falta e compartilhar pode ser um sofrimento tão grande,que essa aversão pela solidariedade o transforma em recluso de si próprio, refém da ambição.
Enquanto não tiver algo melhor para me oferecer além de um relacionamento casual e mesquinho, não me tire da solidão.
"Não se deve ser mesquinho com o afeto; o que se gasta das reservas é renovado pelo próprio ato de gastar".
As pessoas mesquinhas geralmente atribuem aos outros a culpa por seus próprios sofrimentos. As pessoas comuns atribuem a culpa a si mesmas. Aquelas que se dedicam a viver uma vida de sabedoria compreendem que o impulso de atribuir culpa a alguém ou a alguma coisa não passa de tolice e que não se ganha nada culpando seja quem for, os outros ou nós mesmos.
Provérbios 11.24-25: Quem dá com generosidade se torna mais rico, mas o mesquinho perde tudo./O generoso prospera; quem revigora outros será revigorado. (NVT)
Não importuno Deus com mesquinhas inquietações; fixo os olhos unicamente no meu amor, cuja chama clara e virginal, guardo dentro de mim. Confia a fé em que Deus cuida das mínimas coisas.
O olho fornece luz a todo o corpo: portanto, se teu olhar é generoso, todo o teu corpo será luminoso, porém, se teu olhar é mesquinho, todo teu corpo será tenebroso. E se tua fonte de luz está às escuras, que terrível escuridão! (Mt 6, 22.23)
Constantemente, explicamos por paixões generosas ou considerações elevadas procedimentos que nos foram inspirados por sentimentos mesquinhos ou por cega irreflexão.
No fundo eu era assim! Eu que caminhava pelo mundo, insulado em meu desprezo! Eu, que sentia o orgulho da inteligência e compartilhava de pensamentos de Demian! Isso é que eu era: lixo, escória, bêbado e mesquinho, repugnante e grosseiro, uma besta selvagem dominada por instintos asquerosos. (…) Eu, que havia dominado a música de Bach e as belas poesias! Dominado pelo asco e pela indignação, ouvia ainda o meu próprio riso, um riso ébrio, desenfreado, que fluía aos borbotões, estúpido. Aquilo era eu!
(Demian)
Mau é o homem de olhar invejoso, que vira o rosto e despreza a vida dos outros. / O avarento não se satisfaz com uma parte apenas, pois a avidez insana resseca-lhe a alma. / O avarento é cioso do seu pão e mesquinho em sua própria mesa.
(14, 8-10)
A discriminação seja ela qual for, é sempre praticada por pessoas pobres de espírito que insistem em querer julgar os seres humanos pela aparência. Isto dói na alma e nos deixa perplexo diante de um sentimento tão mesquinho e desumano.
Há pessoas de mente pequena, mesquinhas e mal amadas que invejam e criticam a vida alheia porque não acham graça na dela e querem fofocar para sentirem-se bem.
Toda a maldade, mesquinhez e malícia eram silenciosamente deixadas fermentar debaixo de uma superfície que devia parecer sempre imaculadamente limpa e pura.