Palavra de Sabedoria
Boa Noite
Use de sabedoria para escolher o caminho que é seu, os quais é empurrado para ele, e os que podem ser evitados.
Ale✍️
Quanto mais sabedoria o homem buscar de Deus, maiores serão as suas alegrias, conquistas e realizações, porque o dever da sua vida cristã está em conhecê-Lo, servi-Lo e honrá-Lo como Senhor.
Ao Mestre.
Falar da literatura
Tem que ter sabedoria
O cordel é uma cultura
Que é feita com maestria
Você tem a desenvoltura
Que parece partitura
dos versos da poesia.
A grande sabedoria, contribuição que deveríamos deixar da nossa passagem por aqui. Penso: Deveria ser espalhar amor, amizade, companheirismo, gestos de carinho, cuidado e gratidão. Nos preocuparmos com nossos queridos, ser atenciosos, corteses sendo ao máximo que pudermos agradáveis e companheiros. Do contrário de que adianta ter vivido?..... tendo sido só um fardo. Não nos custa ser educados e atenciosos. Que consigamos distribuir amor, amor fraternal e atenção a quem caminha conosco nessa jornada. Se possível sermos gratos, falar aos nossos Obrigada, obrigada por estar comigo, por estar aqui, obrigada pelo tempo gasto comigo, por me ler, por me dar atenção, por gostar de mim. E assim de gesto em gesto construímos a nossa volta uma teia de bons momentos que na certa farão bem a quem recebe esse afeto e principalmente a nós mesmos.
Tic Tac - Tic Tac
A cada minuto buscando a sabedoria em Deus da palavra agradável, que edifica e ampara.
Letras Em Versos de Deus
Tenho sede do conhecimento e tenho fome da sabedoria
Com paciência eu chego onde quero superando a minha vida;
A sabedoria entra pelo amor, pelo silêncio e pela mortificação; grande sabedoria é saber calar e não olhar aos ditos, aos feitos e às vidas alheias.
Oração do dia: Dá-me Senhor, força e sabedoria para administrar a confiança perdida. Me ajuda a lembrar que somos humanos e não permita que eu perca a fé nos outros por causa dessa humanidade.
Que nosso dia seja repleto de risos....
E que não nos falte esperança e sabedoria para os novos dias que virão.
**FELIZ dia MULHER**
É importante entender a sabedoria da natureza...
Entender a importância da água em nossa vida,
não permitindo que todas as recomendações sobre
seu bom uso, simplesmente sigam por água abaixo...
Ósculos e amplexos,
Marcial
É CERTO QUE DEPENDEMOS DA ÁGUA
Marcial Salaverry
Considerando que realmente dependemos da águia para nosso bem estar, é preciso bem entender a importância que a água representa em nossa vida, não podendo jamais nos esquecer de que ela, a água, é uma das maiores bençãos que a natureza nos deu, se não for a maior de todas.
É preciso lembrar que a sabedoria da natureza sempre inspirou os homens em suas descobertas. Podemos facilmente concluir que todas as grandes invenções, foram fruto da curiosidade e da mente inventiva de alguns iluminados que, observando a natureza com a curiosidade de uma criança, conseguiram descobrir os meios para desenvolver seus inventos.
Senão vejamos. Foi observando os pássaros em suas evoluções que surgiu a ideia de que poderíamos também voar. E Ícaro foi o precursor dos jatos de hoje.
Foi observando o castor a represar a água, que o homem descobriu que poderia usar a força da água em seu benefício.
E não podemos nos esquecer de que a calma da tartaruga nos ensina o segredo de uma longa vida, e que o espírito de organização das formigas ensina como viver em mundo global, com cada qual cuidando de sua parte.
Mas na verdade, nem tudo é bem entendido, pois a história do galo mandar no galinheiro, foi mal assimilada pelos homens, provando que nem tudo é perfeito.
É importante sabermos nos harmonizar com os elementos da natureza, com a terra, o fogo, a água e o ar, pois sabemos que o desequilíbrio de um deles pode destruir todo o sistema. A natureza tem seus meios de controle, e se o homem não souber usa-los pode por tudo a perder.
Uma das maiores forças da natureza, senão a maior de todas, é a água, e é justamente ela que nos dá as maiores lições de vida, e que deveríamos muito bem assimilar.
Vejam como a água enfrenta os obstáculos que encontra em seu caminho, analisando o percurso de um rio. Em sua nascente, um fiozinho de água, correndo placidamente, saltando sobre pedras, pulando obstáculos, e não tem medo de dar grandes saltos para prosseguir em sua caminhada. Sabe aliar-se a outros que vão surgindo. Não se preocupa em saber quem é o mais forte, pois sabe que é a união que faz a força, e aproveita bem todo o seu poder, e se unifica ao encontrar qualquer porção semelhante.
Sabe receber mais água, seja vinda do céu ou das terras distantes. Não tem preconceito com este ou aquele tipo de água, assim servindo de exemplo para certos governantes... Seja da chuva, seja de rios barrentos, seja de rios poluídos, as águas se encontram e se diluem, movimentando-se pela terra em perfeita harmonia. É capaz de se amoldar a qualquer ambiente, congelando-se para suportar o frio, ou gaseificando-se quando o calor for muito forte. É capaz de enfrentar e dominar o fogo. E finalmente quando chega até o mar, não cria barreiras pela diferença “racial” existente. Apenas une-se ao mar, formando a grande massa líquida que domina o mundo.
Já está mais do que na hora de sermos como a água, aprendendo a grande lição que ela nos oferece, esquecendo preconceitos e diferenças raciais, sociais ou sejam quais forem, pois somente com uma boa e sólida união poderemos realmente descobrir como bem viver e sobreviver. Precisamos aprender a deixar passar certas coisas, ao invés de sempre querer provar que somos os melhores em alguma coisa, e assim, precisamos aprender a mudar de rumo e contornar obstáculos, sem permitir que o desespero e o desalento nos dominem. Quando preciso for, adquirir a dureza de um iceberg, ou então saber subir ao céu para uma eventual purificação, e voltar como uma chuva benfazeja.
O importante é aprender a grande lição, seguir em frente, até chegar ao grande objetivo da vida, até o nosso “mar particular”. Obstáculos existem para serem transpostos, e deveremos saber transpo-los, sem procurar "passar por cima" de ninguem, respeitando nossos semelhantes, como o rio respeita todos seus co-irmãos...
Tristezas que nos congelem a alma, poderão ser vencidas quando de novo o sol raiar, provocando seu degelo. Raiva que nos faça ferver, acaba se evaporando, e poderá voltar ao caminho antes trilhado. E além de tudo, nossa amiga água sacia nossa sede, e realmente nos dá a vida.
Por vezes ela se excede e causa desgraças com suas enchentes? Basta buscar as reais causas, e veremos que algo feito pelo homem provocou essa tragédia.
Cumpre salientar que se não fosse a água, a raça humana não existiria mais. Aliás, não existiria qualquer tipo de vida no nosso planeta.
E diante de um belo copo de água, pois jamais poderemos nos esquecer de que a ingestão de alguns copos d'água diariamente são extraordinariamente benéficos para nossa saúde, desejo a todos UM LINDO DIA, que deve ser brindado assim, com um copo d'água, a melhor de todas as bebidas...
UMA VERDADE DIVULGADA
(Para a amizade falsificada)
"Quem avisa amigo é"
(Sabedoria Popular)
"O falso amigo e a sombra só nos acompanham quando o sol brilha."
(Benjamin Franklin)
"Quando eu estiver contigo no fim do dia, poderás ver as minhas cicatrizes, e então saberás que eu me feri e também me curei"
(Rabindranath Tagore)
Quem já se decepcionou com alguém que o enganou, ofertou correta consideração a um amigo que o pagou com desonesta traição, entenderá o que digo nesta publicação.
Estou repleto de cicatriz de punhalada de falsa boazinha amizade. Todavia, por certo, sou feliz. E por que eu não haveria de ser se alguém me "apunhalou"? Sigo, em liberdade, a meta de vencer qualquer dialeto infeliz de pirraça, de picuinha e nem dou abrigo à falsidade... Nada abala a graça da minha vontade correta de aprender com a verdade descoberta.
Eu consigo entender a lição da Sabedoria Popular, nem dou abrigo a intenção da patifaria e a quem quer me enganar eu digo: "Amigo é meu umbigo".
Isso não significa que não tenho um bando bom de amigo. E tal bando não é omisso e nem fica idolatrando o próprio umbigo, é legal e não egoísta, nem interesseiro, repreende vigarista e não se vende por nenhum dinheiro.
Tenho apreços pelos amigos que têm valores e não preços, como muitos que circulam sorrateiros pelos bastidores corruptos, bajulam e dão abrigos aos politiqueiros das atuais raças dos fariseus ... Meus amigos são legais, leais e verdadeiros... Graças a Deus...
Eu já fui traído e lamentei tal aprendizado. No entanto, nem por isto fiquei decepcionado, por ter sido ferido pela traição da considerada amizade ruim e fingida. E por que eu ficaria, se até o Santo Cristo, bem sei, foi crucificado, depois de ser traído? Uma ação considerada covarde, por mim sofrida, se me deixa bem entristecido, sempre me deixa também fortalecido, pois faz com que eu aprenda a ser precavido contra quem pretenda me ver vencido numa contenda...
É lógico, devo dizer, que (para não ser paranóico a ponto de nem crer em nenhuma amizade) indefiro com prazer o som proferido por quem pensa que me ilude a ter expectativa. E para eu vencer, enfim, o perigo de nem vir a ser iludido e/ou traído, prefiro viver bem com uma imensa atitude preventiva. Assim cada amigo de fé e solidário que está comigo confia bem no que digo e neles confio também... Até prova em contrário.
Uma frase inspirada que aprecio é essa bela,
de Guimarães Rosa, considerada de utilidade para uma catarse praticada, resumindo tão bem uma verdade simplificada: "Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa." Ela tem base adequada para quem nem se interessa pela balela dos fãs da prosa fiada, que vem fluindo da amizade falsificada...
Desconfiar do engodo é o caminho a ser seguido para quem quiser vencer uma peleja contra a falsidade, passar o roldo na má fé de qualquer sonhinho conhecido, ou seja: buscar, na verdade, desmascarar todo "amiguinho" fingido...