Palavra de Sabedoria
Não há atalhos para o domínio da alma; a verdadeira sabedoria vem da prática constante e da subordinação da vontade aos ritmos cósmicos.
Aquele que busca a sabedoria não a encontra nas grandes explosões de esforço, mas nos pequenos atos contínuos que moldam a alma. O caminho para a iluminação é uma senda solitária, pavimentada pelo constante trabalhar de nossas próprias mãos.
Com o passar dos anos, o corpo vai ganhando as nuances da alma. A sabedoria toma o lugar da juventude, a pele ganha o viço do espírito e a beleza efêmera dá espaço à plenitude do ser. Ainda bem que há sempre uma chance para o essencial, e a maturidade é o seu tempo.
Porque a sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus. Pois está escrito: "Ele apanha os sábios na astúcia deles";
O sábio confia em sua sabedoria, o forte confia em sua força e o rico confia em sua riqueza; mas o cristão confia na fidelidade de Cristo para a sua salvação.
Tudo isto provei-o pela sabedoria; eu disse: Sabedoria adquirirei; mas ela ainda estava longe de mim.
Jesus Cristo não está preocupado com a sabedoria extraordinária ou com o discurso incomum, mas sim com você, simplesmente.
O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, Pv 1.7. O temor em hebraico é (yir’ah – יִרְאָה). Isso significa que Deus só ensina a sua sabedoria a quem o escuta com respeito e obediência aos seus mandamentos.
A Bíblia é: o fundamento da sabedoria, o centro da salvação, a coroa da santificação, o juízo dos ímpios, a justiça dos justos e a palavra eterna.