Palavra Pedra
ACONTECIMENTO INESPERADO
O inesperado bate na porta quase todos os dias. Vivemos por esperas. Esperas de acontecimentos e quando ele aparece sem dizer uma única palavra, nos pega desprevenidos. Porque isto acontece? Porque queremos tanto e não nos preparamos para tal. Vencemos batalhas, corremos riscos, lutamos com unhas e dentes, porém não para a chegada de um acontecimento inesperado.
Quem sabe a vida está nos testando? Quem sabe ela quer nos dizer que o tempo tem uma tática infalível. Quem sabe nada disto seja novidade? Já sabemos, porém não queremos entender para não sofrer. Quem sabe só vamos entender bem mais tarde. Talvez sim, talvez não. Ninguém está escape das dúvidas e das indecisões. Só passando vamos entender os acontecimentos inesperados da vida.
Se pregassem a palavra de Deus, com a mesma força que pregam a placa da Igreja, muitas almas seriam ganhas todos os dias.
Toda intenção de se mostrar as verdades da palavra de Deus com segundas intenções financeiras poderá ser debalde em seus efeitos! As coisas têm que acontecer espontaneamente!
É preciso o uso de muitas palavras para explicar ou entender algo quando envolve indivíduos com baixo teor intelectual, mas quanto mais culta a pessoa for, menos palavras necessitará para tal.
"LEVAR O ESPÍRITO SANTO PRO CARNAVAL, PODE?"
Lógico que sim, Ele (Deus é onipresente)...
Se devemos ir ou não, é outra coisa!....
Particularmente entendo que ”Santidade que não manifesta o caráter de Jesus Cristo por meio do fruto do Espírito Santo não é santidade, é religiosidade vazia e inútil. Santidade não é uma questão de religiosidade ou de puritanismo fundamentalista, os fariseus e os zelotes eram assim e não receberam crédito do Senhor Jesus Cristo. Santidade é transformação da mente por meio da fé que opera a graça de Cristo em nós, nos fazendo conforme a imagem e semelhança do Filho Unigênito de Deus Pai”.
A questão não é o carnaval e nem o retiro, mas o uso devido da liberdade, a qual fomos chamados. Em muitos retiros sérios, promovidos por sérias congregações/denominações, inclusive no RJ, por muitos anos, foi proibido retiro fechado promovido por igrejas cristãs (inclusive católicas) ... Nove, oito meses depois nasciam novos "abençoados" - Não é o local, pois se olharmos atentamente, no céu, houve um conflito... – Mas a convicção de quem nós somos...
*A questão é:* Estamos discipulando? ensinando? somos eleitos no senhor? estamos santificando as nossas vidas? - Fomos acima de quaisquer coisas chamados à santidade, e é, para sermos santos nesse momento (terra), não somente na eternidade. Se estamos convictos que somos lavados e remidos pelo sangue de Jesus, não há festa, potestade, *nada* que nos abalará. Cristo basta, e pronto!
Sim, Jesus participou de festas (se relacionava com as piores pessoas possíveis, inclusive com prostitutas, publicanos, cobradores de impostos ...) e das mais diversas formas e gente, inclusive transformou água em vinho (isso mesmo, vinho. E bebia também.), e mesmo assim não deixou de dar testemunho do Pai. Principalmente, quando profanaram o Templo, dedicado a adoração. Baixou o sarrafo...
Realmente, Cristo entregou o seu corpo, a nós: fornicadores, prostitutos, pervertidos e completamente corrompidos, e nos salvou. Salvos estamos, permaneçamos nesse rumo.
*Não estou escrevendo em favor da libertinagem, muito ao contrário.* Mas esclarecendo que a liberdade do cristão, não está associada ao que ele pode fazer, mas, ao que ele deve fazer.
Em alguns estados de nosso país, há igrejas que promovem evangelização, durante o carnaval, outras fazem blitz e outras fecham as suas portas somente abrindo-as após as festividades carnavalescas... Certo, errado? Honestamente não sei. Todavia, quando eu estive evangelista e missionário, tive a convicção e, foi ai que muitas vezes compreendi que a Igreja, *era e é*, o único refúgio para o miserável e pecador, como eu. Pois no carnaval, e de plantão, muitas almas desesperadas, se renderam a Cristo, arrependidas. Particularmente, optava em ficar nas vigílias, e ou evangelizando na porta da igreja. Quando não estava pregando em seminários, e ou retiros/congressos. Hoje, ficarei quietinho e estudando a Palavra. Mas, não percamos a essência...
Cuidado quando você diz que guarda a Palavra de Deus em seu coração, ou você guarda a Palavra de Deus dentro de você por Amor ou por egoísmo!
Quando é por Amor queremos partilhar a Palavra de Deus até para com os irmãos mas quando é por egoísmo não partilhamos esta Alegria que é a Palavra do Senhor á ninguém!
MOTRIZ
O canavial deu um gemido mais forte que a sétima trombeta do apocalipse. Fogo morto, talvez. Engenho de menino, também. Bem perto da solidão de José Lins do Rego e da melancolia desgraçada de João Cabral de Melo Neto. O canavial rompeu as barreiras de suas possessões várias, pinicou os boias que insistem em roubar-lhe as pétalas enormes que namoram o vento, adoçou a infância das crianças que pulam corda pertinho de si. O canavial surrupiou o sol, bebericou a última água do solo, venceu o eucalipto, devastou as criações de roça e fingiu indiferença aos versos imortais do Recôncavo Baiano. Canavial é palavra que poderia ser sinônimo de catarse.
Vassala palavra que inala
hipocondríaca aliança devassa
miragem viagem de marte
faca opaca cravada
maré de abaeté do-mi-ré
amor destoando canto do verso
" A fé é o vigor do amadurecimento, a oração a resistência do agradecimento e a palavra o poder que gera a vida."
Toda vez que eu falo a palavra saudade; é apenas um disfarce para que as pessoas não percebam que eu vivo a repetir o teu nome!
As Voltas das Entrelinhas
Há palavras que preferem se esconder,
Para que não fique nada por dizer,
Mas, deixam brechas que o vento vê.
E o vento não gosta das coisas no lugar
...
Ele não passa de um menino daninho
E as sopram e embaralham pelo caminho
Jogam-nas ao mar num barco sem destino
Não se sabe o rumo que irão tomar
...
As palavras soltas no universo infinito
Caindo em campos desconhecidos.
Não se sabe a consequência que virá
...
Poderão chegar mansa como a chuva fina
Ou brava como a tempestade que assola
Ou após as voltas, caíam inteiras no mesmo lugar.
...
Ademais aparecerão sempre nas entrelinhas
Pensamentos convertem-se em palavras.
Palavras refletem ações de quem as pronuncia.
Ações espelham os hábitos de seus agentes.
Hábitos formam o caráter de quem os manifesta.
Caráter determina o destino de quem o possui.
'' O lança chamas projeta uma chama incontrolável e lançado no ser humano de fato nos mata carnalmente; sendo que a língua maldizente abstrai uma flecha letal cujo a ponta é venenosa e nos mata espiritualmente.'
Quando algumas pessoas vem em busca de uma palavra de conforto, não é porque elas querem falar de seus problemas, mas porque confiam na sua intuição e sabedoria.