Palavra de Deus
A Palavra Negligenciada de Deus
A palavra que ouviram não os aproveitou, não sendo misturada com fé naqueles que a ouviram. - Hebreus 4: 2
Poucos pensadores nos últimos tempos exerceram uma influência tão penetrante quanto Sigmund Freud. Embora ele alegasse ser ateu, ele continuamente especulou sobre questões religiosas como se subconscientemente fosse assombrado pelo Deus a quem ele negava.
Quando Freud completou 35 anos, seu pai lhe enviou a cópia das Escrituras Hebraicas que ele havia dado a ele quando ele era menino. Sigmund lera e estudara esse livro, pelo menos por um tempo.
Fechado naquela cópia desgastada das Escrituras havia uma nota do mais velho Freud lembrando a seu filho que “o Espírito do Senhor começou a mover-se e falou dentro de você: 'Vá ler no Meu Livro que eu escrevi e lá se romperá para você as fontes de entendimento, conhecimento e sabedoria '”.
Seu pai expressou a esperança de que Sigmund pudesse, como homem maduro, mais uma vez ler e obedecer à lei de Deus. Não temos evidência, no entanto, de que Freud tenha levado a sério a exortação de seu pai. Quão diferente sua vida e influência poderiam ter sido se ele tivesse!
E nós? Nós deixamos de lado a Bíblia que uma vez lemos e estudamos? Não é tarde demais para encontrar uma nova sabedoria nesse antigo livro. Sim, e ainda mais importante, não é tarde demais para começar a acreditar e obedecer à Palavra de Deus.
Grande Deus, com admiração e com louvor
Em todas as Tuas obras eu olho!
Mas ainda Tua sabedoria, poder e graça
brilham em Teu Livro. —Watts
Deus não abrirá a porta da sabedoria para aquele que mantém sua Bíblia fechada. Vernon Grounds
Pessoas Invisíveis
[Ore] que Deus nos abra uma porta para a palavra. - Colossenses 4: 3
Eu nunca vou esquecer o sentimento. Era como se de repente eu tivesse me tornado invisível. Eu tinha ido a uma grande loja de departamentos em um grande shopping para comprar um presente para minha esposa. Eu fiz o meu caminho para a seção adequada e fiquei ao lado do balcão. Nada aconteceu. Eu me movi e tentei parecer ansioso para comprar. Ainda nada aconteceu. Eu não pude esperar.
A loja não estava ocupada. Eu podia ver dois ou três grupos de funcionários conversando. Outros estavam arrumando prateleiras. Mas ninguém sequer reconheceu que eu estava lá. Eu finalmente fui para outra loja.
Muitas pessoas ao nosso redor têm uma necessidade ainda maior - saber sobre Jesus Cristo e Seu dom de salvação. Alguns anseiam por nós reconhecê-los e alcançá-los. Outros responderiam a um ato gentil feito em nome de Jesus. Outros ainda podem exigir gentil persuasão para aceitar a oferta de salvação. Mas nenhum deles responderá se não os considerarmos pessoas necessitadas de Cristo e fizermos o esforço para testemunhar a eles.
Paulo orou por uma porta aberta para proclamar o evangelho (Cl 4: 3). Se fizermos o mesmo, encontraremos buscadores genuínos de ajuda espiritual ao nosso redor. Vamos mostrar a eles pelas nossas palavras e ações que eles não são invisíveis.
Ajude-me a ver a situação trágica
das almas distantes no pecado;
Ajude-me a amar, a rezar e a ir
Levar o vagar para dentro.
Você vê um mundo necessitado através dos olhos de Jesus? David C. Egner
"É tão impossível amar a Deus sem obedecer a sua Palavra, quanto obedecer a sua Palavra sem amá-lo."
Imagine isso!
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro […] que maneja bem a palavra da verdade. —2 Timóteo 2:15
Meus amigos e eu estávamos aguardando, ansiosamente, por uma chance para contemplar uma coleção de arte sobre o filho pródigo que retornou ao lar para um pai que o perdoa (Lucas 15). Quando chegamos ao balcão de informações, reparamos nos folhetos, livros e numa placa que apontava para as obras de arte.
Sobre a mesa também havia um prato com pão, um guardanapo e um copo. Cada um de nós ficou imaginando particularmente qual poderia ser o significado do prato. Perguntamo-nos se representava a empatia da comunhão entre o filho pródigo e seu pai, quando ele voltou para casa. Porém, ao examinarmos mais perto, simultaneamente, percebemos que alguém tinha deixado um prato sujo sobre a mesa de exposição. E não era pão , mas sobras de barra de cereais! Todos nós estávamos enganados.
Demos boas risadas, mas depois, isso me fez pensar sobre como às vezes imaginamos mais do que realmente está escrito ao lermos a Bíblia. Contudo, ao invés de pressupormos que a nossa especulação está correta, precisamos ter certeza que nossa interpretação se encaixa nas Escrituras como um todo. Pedro disse que “nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação” (2 Pedro 1:20). À medida que dependermos do ensino do Espírito, de um estudo cuidadoso do contexto, e da sabedoria de teólogos respeitados, evitaremos enxergar na Palavra algo que nem foi escrito.
Um texto fora do contexto muitas vezes é um pretexto perigoso. Anne Cetas
Beleza da primavera
A grama murcha, a flor murcha, mas a Palavra do nosso Deus permanece para sempre. - Isaías 40: 8
Enquanto passeamos pela floresta juntos, minha neta de 9 anos me ensinou algo sobre plantas. Eu mal notei, até que Kelsey apontou, que o chão da floresta estava pintado de rosa claro com milhares de pequenas flores. "Essas são belezas da primavera", ela me informou. Ela continuou me mostrando violetas de dente de cão, calções de holandês e trillium.
Depois que Kelsey chamou minha atenção para as flores silvestres, eu as vi em todos os lugares. Que beleza delicada eles trouxeram para a paisagem! E que interesse e prazer uma jovem e seu avô poderiam compartilhar!
“Se voltarmos daqui a uma semana”, comentei, “todas essas flores desaparecerão. Eles são lindos, mas duram pouco tempo. Teremos que esperar até o próximo ano para vê-los novamente. Kelsey já sabia disso. Ela estudou as estações na escola.
O que Kelsey não sabia é o que as flores silvestres nos ensinam sobre a Bíblia. As flores duram alguns dias e se foram, nos disse Isaías, mas a Palavra de Deus dura para sempre (40: 8).
A Palavra de Deus nunca se desvanece, seca ou afugenta. Seus tesouros estão lá para nós apreciarmos cada dia.
Você já andou pela Palavra de Deus ultimamente? Você viu a beleza e a majestade lá?
Os livros que os homens escrevem são apenas uma fragrância soprada de
flores transitórias esmagadas por mãos humanas;
Mas acima de todos eles, esplêndidos e sozinhos,
firmes como uma árvore, há um Livro que permanece. —Frazee-Bower
A Bíblia - verdade eterna e beleza que nunca se esvai. David C. Egner
Dando um tempo para Deus
A tua palavra é uma lâmpada para os meus pés e uma luz para o meu caminho. - Salmo 119: 105
Escritura de hoje : Salmo 119: 105-112
Harry A. Ironside (1876-1951) foi um dos professores mais amados e eficazes da Bíblia no início do século XX. Segundo um amigo próximo, Ironside dedicou a primeira hora de cada dia ao estudo e oração da Bíblia. Era o seu "relógio da manhã", como ele dizia, e uma parte necessária de todos os dias.
Em uma ocasião em que Ironside estava dando palestras em um seminário, um estudante o procurou e disse: “Dr. Do lado de ferro, entendo que você acorda cedo todas as manhãs para ler e estudar sua Bíblia.
"Ah, eu venho fazendo isso desde que me tornei cristão", respondeu ele.
"Bem, como você consegue fazer isso?", Perguntou o aluno. "Você ora sobre isso?"
"Não", disse Ironside. "Eu levanto."
Ironside sabia que sua vida espiritual dependia de um tempo regular na Palavra de Deus. Ele não precisava perguntar a Deus se deveria fazê-lo ou dar-lhe o desejo de fazê-lo. Ele considerava essa disciplina absolutamente necessária no desenvolvimento de sua vida espiritual e sua influência sobre os outros. Ele não poderia se dar bem sem isso.
O salmista escreveu: "A tua palavra é uma lâmpada para os meus pés e uma luz para o meu caminho" (Salmo 119: 105). Percebemos o quanto precisamos da luz da Palavra de Deus todos os dias? Estamos desenvolvendo o hábito de lê-lo regularmente? —DHR
Refletir e orar
Ao ler a Palavra de Deus, tome cuidado especial.
Para encontrar os ricos tesouros escondidos lá;
Pense em cada linha, cada preceito ouça;
depois pratique-a bem com medo de Deus. - Anon.
Abra sua Bíblia em oração; Leia atentamente; obedeça com alegria. David H. Roper
A Imprensa e a Bíblia
A Palavra de nosso Deus permanece para sempre. - Isaías 40: 8
Escritura de hoje : Salmo 119: 89-91; 1 Pedro 1: 22-25
Segredo, ações judiciais e os mais recentes avanços tecnológicos fazem parte de uma notícia que alguns chamam de "a maior conquista dos últimos mil anos". Esta não é uma história recente de satélites de espionagem ou programas de computador. É a história por trás da primeira prensa de impressão de Johannes Gutenberg - em 1455!
Gutenberg tentou manter sua invenção em segredo até que ela fosse concluída, mas um processo por herdeiros de um de seus investidores revelou o que ele estava trabalhando. Sua imprensa era uma maravilha tecnológica que tornaria possível a impressão em massa da literatura.
Quando Gutenberg terminou a imprensa, o primeiro livro que ele imprimiu foi a Bíblia. Esse evento único tornaria a Bíblia de longe o livro mais amplamente distribuído do mundo! Antes de 1455, havia sido preservada com cópias meticulosas de uma vez, mas desde então a Bíblia foi produzida em massa.
Por que este livro atraiu tanta atenção? Por que foi a primeira escolha de Gutenberg? E por que milhões ainda são impressos todos os anos? É simples - a Bíblia é um livro sobrenatural, a revelação escrita de Deus ao homem. Deus a inspirou e preservou e continua a levar as pessoas a desenvolver novas maneiras de espalhar sua notável mensagem de salvação.
Obrigado, Senhor, pela imprensa e pela Bíblia!
Refletir e orar
Nossa história é marcada pelo preenchimento de livros
Com o que pensamos, dissemos e fizemos;
Mas um livro, a Bíblia, revela o verdadeiro caminho -
fala do Salvador, o Filho de Deus. —JDB
Muitos livros podem informar, mas apenas a Bíblia pode se transformar. Dave Branon
Deus no trabalho
Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu pai o amará, e nós iremos a ele e faremos nosso lar com ele. - João 14:23
Escritura de hoje : João 14: 15-23
Enquanto eu estava nas colinas de Golã, com o mar da Galiléia brilhando ao longe, ouvi nosso guia judeu contar sobre sua participação na Guerra dos Seis Dias de 1967. Seus relatos vívidos das vitórias de Israel sobre inimigos maiores e mais poderosos me lembraram as histórias da Bíblia que aprendi quando criança.
Embora eu acredite que Deus tenha levado indivíduos e nações ao longo da história para cumprir Seus propósitos, às vezes tenho a ideia de que Deus parou de trabalhar na vida das pessoas quando terminou de escrever a Bíblia. Agora que Ele é menos visível, concluo que Ele também está menos envolvido. Mas isso não é verdade. Mesmo que Deus tenha terminado Seu livro, Ele não terminou de contar a história; Ele está simplesmente usando uma forma diferente de mídia para contar.
Nos tempos bíblicos, Deus freqüentemente se comunicava de maneiras tangíveis, visíveis e audíveis - tábuas de pedra, uma coluna de fogo, uma voz calma e pequena, para citar algumas. Mas quando Jesus veio, isso mudou. Ele disse a Seus seguidores que o Espírito de Deus viveria não apenas entre eles, mas também dentro deles (João 14:17).
Quando desejo que Deus se comunique de maneiras que possa ver, ouvir e sentir, preciso lembrar que Ele está fazendo algo ainda melhor. Ele está vivendo em mim, para que através da minha vida o mundo possa vê-lo, ouvi-lo e senti-lo.
Refletir e orar
Com isso, toda pessoa saberá
que servimos a Deus acima:
Seu Espírito habita em nossos corações
E nos enche de Seu amor. -D. De Haan
O Espírito de Deus vive em nós para trabalhar através de nós. Julie Ackerman Link
Rhema e Logos;
A palavra rhema como conhecida por muitos, quer dizer a direção dada por Deus;
A bíblia é um belo exemplo das duas; pois temos a escrita, palavra “logos”; é o que todos leem e também a palavra “rhema”;
Que são os outros seis livros contidos dentro dela em nível espiritual, é o que muitos chamam de palavra revelada, estes níveis são palavras rhemas, elas direcionam para onde é o seu propósito.
Os dias podem ser maus, mas Deus é bom.
. A sabedoria popular referendada na palavra sacra, alerta “os dias são pra lá de maus.” Tudo está em um processo de aceleração assustador. Quando pensaríamos estar vivendo dias como estes? |Ainda bem que, os dias podem ser maus, mas Deus é bom “Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Os dias em que vivemos são maus; não ajam sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam..” Ef 5:15-17
. Nestes versos, somos alertados a sermos prudentes e seletivos com o que pensamos, cremos, vemos, ouvimos, falamos, agimos e, principalmente, dando prioridade ao que realmente é essencial para que todas as demais áreas possam ir bem.
. Por isso, quando tiver que enfrentar circunstâncias desfavoráveis, volte seu coração para Deus. Quando você fala com Ele e expõe suas fraquezas, Ele te renova e você consegue vencer o dia mau se permanecer inabalável na fé: "Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme!" Sl 51:10. Amem.
Com Deus eu me sinto protegido, pois pela fé em Sua Palavra eu sei que Ele está sempre perto de mim.