Ovelhas
Muitos são pastores de igrejas, poucos são de ovelhas! O primeiro se importa com a posição pessoal, capitalismo e coisas. O segundo se preocupa com a salvação de pessoas, evangelismo e almas.
Os antigos, contavam histórias de uma gruta há muito esquecida. Onde, um pastor e as suas ovelhas se abrigavam das chuvas, nas estações frias e húmidas.
Nessa mesma gruta, onde o pastor junto ao fogo se aquecia, o rebanho a sua volta se juntava para o ouvir sussurrar cânticos e lembranças de velhos profetas.
Essas pobres criaturas, das lamúrias do seu protetor nada compreendiam, mas ali se sentiam acalentadas, e ficavam....até que as nuvens escuras dessem lugar às estrelas ou quem sabe ao sol. Pois ali, só ao longe se ouvia o uivo do vento e o grito sinistro do mar contra a falésia.
"Não coexisto com pastores que se importa mais com NUMEROSIDADE que com a lã de suas ovelhas. Não se LOTA UM HOSPITAL senão tem intensão de CURAR-LOS."
—By Coelhinha
PARTE DO FUTURO É AGORA
Leia: Isaías 11:1-9
Lobos e ovelhas viverão em paz... ( v.6 ).
Examine: - Efésios 2:11-22
- Apocalipse 21:1-5
Considere: Onde seu mundo mais precisa de Deus ? De que maneira você pode se unir a Sua obra redentora ?
Bafaluto, uma pequena vilas de 300 habitantes em Gâmbia, mal podia sobreviver. Sem acesso a água limpa, toda a população estava presa a um ciclo de pobreza, doenças, implacáveis e fome - até que Brian Harrold e Pamela Morgan, empresários irlandeses gastaram uma pequena fortuna para cavar um poço de 80 metros de profundidade para este povo. Quando lhe perguntaram o que os levou a fazer isso, Brian respondeu: " Não prejudicar o outro neste mundo ainda é pouco. "
Da mesma forma, o profeta Isaías viu a confusão do mundo, e retratou uma visão instigante do mundo como Deus planejou que fosse. Neste novo mundo, Deus varrerá a vasta multidão de iniquidades da humanidade, " ...defenderá o direito dos pobres " ( Isaías 11:4 ), desfará todo o impulso direcionado a violência - tanto assim que até mesmo " Vacas e ursas pastarão juntas... " ( v.7 ). Embora uma visão como essa ecoe os verdadeiros anseios dos nossos corações, ela parece fantasiosa e irreal. Será que este trecho das Escrituras é um sentimentalismo teórico ou há exemplos concretos em nosso mundo ?
Deus não vive no abstrato - em algum lugar nebuloso do futuro. Ele vive neste momento. Apesar de Deus ter feito este mundo há muito tempo, Ele já começou Sua obra para terminá-lo. Após a catástrofe do Éden, Deus acionou imediatamente Seu plano de resgate através de Jesus - o resgate que seria obedientemente exemplificado pelo povo de Deus. Em primeiro lugar, Israel, agora a igreja.
As cartas de Paulo apresentam como nós, a tribo de Deus, somos ( como diz um escritor ) " um sinal antecipado da cura divina e do futuro restaurador para o mundo. " Até mesmo hoje, nosso amor, as obras de justiça e a proclamação do evangelho refletem o plano de Deus para "... a terra [que] ficará cheia do conhecimento da glória do Senhor... " ( v.9 ). - Winn Coller
Deus é um bom pastor,verdadeiro pastor que sempre busca encontrar ovelhas perdidas,e seu lema é salvar os pecadores arrependidos
Quando a busca por ovelhas for com a intenção de se ganhar para o reino de Deus e não para fins capitalistas, então haverá um crescimento maduro e progressivo!
Em uma base de primeiro nome
Ele chama Suas próprias ovelhas pelo nome e as conduz para fora. - João 10: 3
Sempre que visito a igreja presbiteriana coreana em Baltimore, noto que as pessoas raramente se referem umas às outras pelo primeiro nome. Eles falam formalmente uns dos outros e uns aos outros - o Sr. Kim, o Sr. Pyen, a Sra. Hugh. Um dia perguntei ao Sr. Pyen sobre esse costume. Ele respondeu: "Só quando conhecemos as pessoas intimamente usamos o primeiro nome".
Talvez seja por isso que eu respondi negativamente quando o chefe de uma organização religiosa me escreveu pedindo meu apoio financeiro. Começou com "Querido Dennis" e assinou sua carta, "Bob". Era uma carta impessoal vestida com a familiaridade.
Jesus nos chama pelo nome porque nos conhece tão bem. Essa é a imagem que temos em João 10. Quando um pastor oriental estava com o mesmo rebanho por muitos anos, ele desenvolveu uma relação próxima com cada animal. Ele lhes dava nomes descritivos como “perna marrom” ou “orelha negra”. E quando ele os chamava, eles respondiam à sua voz.
Assim também, quando Jesus nos pede para segui-lo e obedecê-lo, seu chamado vem com a promessa de proteção, orientação, sustento e descanso que precisamos naquele tempo em nossas vidas. Seu chamado é adequado às nossas necessidades porque Ele nos conhece intimamente. Ele nos conhece em uma base de primeiro nome.
Meu Pastor é o Senhor que conhece minhas necessidades,
e eu sou abençoado;
Por correntes calmas, em pastos verdes, Ele lidera
E me faz descansar. —Salter
Você não é apenas um número que os computadores podem rastrear; Cristo conhece sua necessidade, seu nome e seu rosto. Dennis J. DeHaan
Depois teve outro filho, chamado Abel, irmão de Caim. Abel era pastor de ovelhas, e Caim era agricultor.
Todos somos lobos e todos somos ovelhas, depende da ocasião. Agora quem sempre é lobo (loba?) esse está caçando por instinto e portanto nenhum pode ser incriminado. Melhor viver a vida do que ficar levantando bandeiras sobre quem é quem.
No auge da minha loucura me embriaguei com os ricos,
Abandonei minhas ovelhas
E dos bodes fiz meus Amigos.
Existe algo mais merecedor de lástima do que a imagem de ovelhas no aprisco? Cada indivíduo foi criado para pensar por si, para buscar seu próprio caminho, e nada mais depreciativo do que lhe ser exigido pensar de acordo com os parâmetros do pastor que lhe dá abrigo em troca de obediência.