Os Sofrimentos do Jovem Werther
Sabe Deus quantas vezes vou para a cama com o desejo, sim, até mesmo com a esperança de nunca mais acordar!
"É verdade que o caminho seria mais curto e mais cômodo se não fosse a montanha; mas a montanha existe e é preciso seguir viagem!"
É verdade, meu amigo, que cada dia compreendo melhor quão insensato é vivermos a julgar os outros. De minha parte, tenho tanto que fazer para modificar-me a mim mesmo, tanto esforço a despender para acalmar as tempestades do meu coração!... Ah! eu deixarei de bom grado que os outros façam o que bem entendam, contanto que eles me deixem fazer o mesmo.
Feliz criatura que pode atribuir a ausência da felicidade a um obstáculo terreno! Você não sente que é no seu coração arruinado, no seu cérebro desorganizado que jaz o seu mal, e que todos os reis da terra não poderão curá-los!
Como me deleitava, durante a conversa, com aqueles olhos negros... como toda a minha alma era atraída pelos lábios vívidos e pela face radiante e alegre...
Quando me aproximei, virou-se na direção dos ruídos que fiz e vi uma fisionomia bastante interessante, cujo traço principal era uma tristeza profunda, mas que, contudo, exprimia uma alma bondosa e honesta.
Pai que não conheço! Pai que outrora me enchia a alma e agora retira de mim o seu olhar, chame-me até Você! Não fique calado tanto tempo! O Seu silêncio não deterá esta alma sequiosa... E será que um homem, um pai, iria se zangar vendo o seu filho, que inesperadamente retorna, atirar-se em seus braços e gritar: "Estou de volta, meu pai! Não se zangue por eu ter interrompido a caminha que, segundo a sua vontade, deveria ser bem mais longa..."
O Sofrimento do Jovem Werther
Se não me ver amanhã
Já sabe...
Terminei o livro
que ninguém leu
E se de mim
você sentir saudade
Pode me ver
no meu funeral
Pode levar flores
e um cartão postal
Com selo de estrelas
e um universo só seu
Não existe poesia
sem amor e sonho
E só é feliz
Quem um deles viveu
Se na minha peça
Faltarem personagens
Você pode ser a Julieta
e eu faço o Romeu
Na minha estante
tem espaço pros seus desenhos
Guarda pra mim um espaço
no seu coração
Ensaio o tempo todo
pra te chamar a sair
Mas morro de medo
que me diga não
E por isso continuamos
Assim...
Eu sou um verso
e você meu refrão.
Wilhelm, exaspero-me ao ver como há gente incapaz de compreender e sentir as poucas coisas que ainda têm algum valor sobre a terra.
"O homem é sempre o homem; a parcela de inteligência que possa ter raras vezes conta, ou não pode ser admitida em absoluto, desde que suas paixões se desencadeiem e ele se veja acuado nos extremos da sua humanidade."