Os Ignorantes e Sábios
O ignorante, metido a sábio, ler e ouve somente aquilo que alimenta o seu ego. O conhecimento, portanto, para essa pessoa, torna-se a fonte de sua própria ignorância.
"O Brasil é um país onde os ignorantes julgam e condenam os sábios, a saber, o contrário também ocorre. No entanto, é um grande descaso e preconceito de ambas as partes. Afinal, o sábio não vive as mazelas do ignorante, por sua vez, o apedeuta não aprecia a sobriedade e filosofia do iluminado, preferindo viver em sua caverna confortavelmente, recebendo as migalhas do assistencialismo deletério."
Thiago S. Oliveira (1986 a)
Não é de interesse dos sábios e ricos, que ignorantes se tornem sábios e pobres se tornam ricos, para que esses não percam seus postos.
Os ignorantes em todas as culturas em geral são rudes, soberbos e intransigentes. Só os sábios que são humildes por conhecimento e abertos as novas possibilidades e opiniões.
Vivemos em uma sociedade irônica…
Os sábios possuem muitas dúvidas,
Mas os ignorantes têm certeza de que estão certos.
Ouça sempre os pequenos e grandes, desde os mais sábios e os ignorantes e nunca se esqueça que a maior virtude que alguém pode ter é a humildade.
Se somos todos ignorantes em algum aspecto, também podemos nos tornar sábios nestes mesmos aspectos se assim, escolhermos!
Enfrentamos todos os dias os ignorantes e os sábios; mas, só podemos ir a frente em sabedoria se abandonarmos a ignorância.
Os ignorantes ofensivos fazem perguntas se achando sábios, quando não conseguem contribuir com o mínimo de cultura e bom senso.
"Os maiores inimigos do saber,são os ignorantes que se julgam sábios em excesso e não querem mais aprender."
“O louco sempre tem razão, o ignorante sempre tem razão, o sábio sempre tem razão, e eu não sou diferente.”