Os Ignorantes e Sábios
O ignorante não duvida de sua sabedoria jamais, mas o sábio admite sua própria ignorância a vida inteira.
A insanidade parece não atingir dois tipos distantes de mim, o ignorante e o sábio. Não sou nenhum destes e meu medicamento está para acabar.
Eu estou na dívida
Sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes. - Romanos 1:14
Um comprador subestimou o custo total de suas compras. Quando o caixa somava os itens, a mulher tinha 4 dólares a menos. Então algo incomum aconteceu. O homem atrás dela na pista de check-out a viu cavando a bolsa e fez sinal para o funcionário colocar a quantia em sua conta. Ele se recusou modestamente a dar à mulher seu nome.
Alguns dias depois, o jornal local informou que uma organização de caridade havia recebido um cheque de US $ 4 com a seguinte nota: “Este cheque é para o homem que me ajudou a sair de uma situação difícil. Eu tive a ideia de dar a você como um agradecimento a ele.
Este incidente ilustra um princípio espiritual vital. Devemos sentir a obrigação de transmitir aos outros as gentilezas que nos são mostradas. É assim que o apóstolo Paulo respondeu à misericórdia de Deus. Claro, ele nunca poderia retribuir o Senhor pela salvação, mas isso não o impediu de demonstrar abertamente sua gratidão. Por causa do que ele recebeu, ele mostrou o mais alto tipo de caridade - compartilhar o evangelho com os outros.
Não pensemos que, porque não podemos retribuir a Deus por nos salvar, não lhe devemos nada. Somos gratos a Ele por tudo. E o mínimo que podemos fazer é mostrar nossa gratidão contando aos outros sobre ele.
Senhor, fala-me, para que eu possa falar
em ecos vivos do teu tom;
Como tens procurado, deixa-me procurar os
teus filhos errantes, perdidos e solitários. —Havergal
Como podemos dar apenas um pouco quando Cristo deu tudo de si? Mart DeHaan
O sábio compreende que o conhecimento é uma construção contínua, mas o ignorante estagna-se em suas "verdades absolutas".
Os ignorantes em todas as culturas em geral são rudes, soberbos e intransigentes. Só os sábios que são humildes por conhecimento e abertos as novas possibilidades e opiniões.
O ignorante só firma e esquece o o sábio dúvida com todos os seus conhecimentos e o sensato reflete sobre as suas ações
O sábio diz tudo, porque ele viveu estudando. O ignorante contradiz tudo, porque nunca teve tempo de aprender com os outros.
O sábio ouve mais do que fala. Observa e reflete. O ignorante inflama, corrói e destrói suas próprias oportunidades.