Os fins justificam os meios
Equipe editorial do Pensador
Criado e revisado pelos nossos editores
A expressão "os fins justificam os meios" é frequentemente atribuída ao pensador italiano Nicolau Maquiavel, como uma síntese do livro "O príncipe", embora essa frase exata não apareça em suas obras. O conceito, no entanto, está relacionado à ideia de que, se um objetivo é suficientemente importante, qualquer método de atingir esse objetivo é aceitável.
Por exemplo, se alguém acredita que um determinado objetivo (o fim) é muito importante, essa pessoa pode estar disposta a usar qualquer tática (ou meios) para alcançá-lo, independentemente de ser considerada ética ou moral.
Os fins justificam os meios.
Desconhecido
Nota: Frase erroneamente atribuída a Maquiavel como uma síntese do livro "O príncipe". A citação também é atribuída a Ovídio.
...Mais O erro de qualquer extremo é acreditar que os fins justificam os meios, quando os entricheirados negam a própria contribuição no resultado que atacam, imaginando só existirem mocinhos de um lado e vilões do outro. O distanciamento da visão sistêmica remete ao radicalismo, que não consegue ver benefício além do que o seu lado se acredita capaz de gerar, posição utópica respaldada por arrogância e incapacidade de autoanálise.
"Os fins justificam os meios,mas não os isentam de julgamentos."
Quando aceitamos que os fins justificam os meios para obtermos poder e riqueza, estamos também deixando claro o nosso caráter e o nível de confiança que pode o mundo depositar sobre nós.
Se os fins justificam os meios, o que utilizaremos para justificar os fins?
"Os fins justificam os meios." Quem diria que tal frase antiética se aplicaria tão bem ao nosso mundo humano.
Sempre os fins justificam os meios, nunca me contentei ser o Segundo,Sempre priorizei ser o Primeiro. Ande para frente de cabeça erguida, assim eu te apresento,Essa é a estrada da vida..!
Você ja ouviu alguém falar a frase: "Os fins justificam os meios" ? Pois é, um dia querendo ou não você acaba entendendo o significado da frase e aprendendo que na vida as coisas nem sempre serão do jeito que você planeja e que você terá sempre decepções logo a frente, decepções causadas por amigos ou até mesmo pela família, na Bíblia está escrito que " No mundo tereis aflições, mas tende bom animo", por isso devemos perseverar e acreditar no Deus que muda o quadro e que te ajuda nos momentos mais difíceis. Não devemos deixar que coisas pequenas do cotidiano invada nosso coração e junte uma bola de neve, porque terá um momento em que essa bola de neve ficará grande o suficiente pra causar um belo estrago em seu coração e deixará marcas que será difícil de curar.
Os fins justificam os meios quando eles (os fins) forem injustificáveis.
Tendo como finalidade a justiça, os fins justificam os meios?!
"Se os fins justificam os meios, são os meios que definem o caráter"
Esse é o seu problema. Achar que os fins justificam os meios. E sempre fica chocado quando explode na sua cara.
O problema de todo extremista é achar que os fins justificam os meios, razão para trocar o foco do benefício aos que diz defender pelo simples prazer de destruir o lado oposto. Em meio à guerra que nunca terá fim,o suposto beneficiário é mera desculpa para que ela se mantenha.
“Os fins justificam os meios.”
Certamente todos aqui já ouviram ou leram algo parecido.
Penso que os fins não justificam os meios.
Mas, o que penso não faz muita diferença!
As forças políticas sempre atuaram e atuarão assim.
Não há espaço para amador nesse campo.
O astuto observa as fraquezas e forças humanas e atua no vácuo, para aumentar seu poder.
O astuto sempre avalia cuidadosamente as forças e fraquezas daqueles que foram escolhidos como “inimigos”, para usar a melhor estratégia de enfrentamento com vistas a derrotá-los.
Para esse enfrentamento, são escolhidas diversas táticas, que vão desde a conciliação, o encorajamento do conflito interno, a formação de alianças de conveniência, até o uso das forças militares.
O astuto usa a coleta de informações e o conselho militar para fortalecer suas decisões.
O astuto não decide de forma aleatória, como imagina os seus “inimigos”.
O astuto age de forma premeditada.
O astuto usa a espionagem de forma estratégica e tem admiradores e fiéis em todos os espaços.
Nesse campo, o astuto é implacável: usa trapaça, suborno ou qualquer outro elemento que julgue capaz de lhe dar a vitória.
É assim que os sistemas de luta pela poder foram, são e serão.
JCES
Quando a finalidade máxima da vida humana é o prazer, todos os fins justificam os meios.
Maquiavel disse: “Os fins justificam os meios”. Para cada fim existe uma forma mais adequada para fazer algo. Javascript para web, Python para aprendizado de máquina e análise de dados, Java para sistemas robustos.
"Se os fins justificam os meios, você não é espírita, você é utilitarista!"
☆Haredita Angel
A filosofia diz que os fins justificam os meios, vem a religião e garante que os meios justificam os fins!
Quando os fins justificam os meios, o êxito não é concreto, pois as bases não são sólidas.
O Pensador.com conta com uma equipe de escritores, editores, especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.