Original
Encaremos a vida como um presente:
“De tanto nos queixarmos de trabalhos, sofrimento e penas em nossa vida diária corremos o risco de esquecer que a vida é uma dádiva, o grande dom que recebemos de Deus. Se não tivéssemos nascido, ninguém sentiria nossa falta. Ninguém teria notado nossa ausência. Tudo teria seguido sua marcha e nós teríamos ficado esquecidos para sempre no nada. E apesar de tudo vivemos. Operou-se esse milagre único e irrepetível que é minha vida. Como diz o genial pensador judeu Martin Buber, “cada um dos seres humanos representa algo novo, que nunca antes existiu, algo original e único”. Ninguém antes de mim foi igual a mim, nem jamais o será. Ninguém verá o mundo com os meus olhos. Ninguém acariciará com as minhas mãos. Ninguém rezará a Deus com os meus lábios. Nunca ninguém amará com o meu coração”.
O universo odeia repetições, por mais que possam existir semelhanças, seja ao menos autentico e um pouco original.
Todos somos artistas, nossa vida é a nossa grande obra de arte. Uma obra em constante processo, sempre inacabada. A maneira como a fazemos é o que nos torna como somos, é o nosso charme.
Na verdadeira obra de arte a melhor parte e sempre a mais valiosa é a originalidade. O novo olhar que o artista consegue de original com as técnicas já conhecidas e amadurecidas a se expressar a partir de um novo ponto de vista, um novo tipo de cor, sombra, luz, forma e criação.
Como seres humanos, cada um de nós temos - queira ou não - sentimentos próprios, gostos e desejos que nos diferenciam dos demais. Claro que alguns gostos em comum unem pessoas em diversos grupos sociais, quase como se categorizássemos pessoas assim como assuntos em páginas de jornais.
Mas por mais próximo que se tente agrupar pessoas, jamais podemos classificar nem mesmo duas como iguais, simplesmente pelo fato de não haver.
Por mais parecidos que possamos ser, em algum momento, em alguns aspectos, tudo é diferente. O comportamento, a razão por gostar de algo, a atitude, o pensar.
E talvez seja isso que faça o ser humano especial, o fato de cada um ser único, sem nenhum igual.
Portanto, aproveite isso, aproveite o melhor do que você é, e jamais tente ser quem não é.
A melhor cópia de alguém, jamais será tão boa quanto a original. E a sua melhor cópia de alguém, jamais será melhor do que aquele que você é.
Paga-se um preço alto quando se é você mesmo. Mas nada mais seguro e lucrativo a longo prazo do que ser verdadeiro, consigo e com os outros.
Ser autêntico lhe dá o benefício de manter ao seu lado, apenas quem gosta de quem você é de verdade.
Habitamos em um mundo onde a essência individual do ser humano é rejeitada, ignorada, motivo de repulsa e tentada pelo sistema, a todo momento, ser moldada para a conversão à um comportamento, tanto no plano físico quanto mental, estabelecido como padrão. Nascemos como um ser original e singular e morremos como uma réplica banal.
Não deixe os cinzas do mundo borrar o colorido que há em você, espalhe suas marcas de tinta, pois Deus não erra na obra.
Existe uma força poderosa que manipula nossos pensamentos.
O quanto somos originais?
Porque pela intuição olhamos para a maioria dos políticos e vemos estampado em seus rostos, a loucura, a corrupção, a ignorância e o charlatanismo e mesmo assim durante o processo eleitoral votamos neles em detrimento ao voto em uma pessoa, não profissional da política, que demonstra ter qualidades importantes para um cargo eletivo?
Os corruptos se deleitam na ciência da manipulação para tranquilamente navegarem no mar da corrupção!
Eu confesso, sim, não leio livros. Cada um deles que me fala por palavras e imagens muito do que sempre soube mas agora de forma nova, criativa e original.
Digo exatamente o que você quer ouvir a meu respeito, que quase uso suas próprias palavras. Talvez não tenha a chance de me xingar, por que já o fiz por você. Como ainda poderá ser original?
Se tudo parecer complicado, fale com uma criança. Ela irá te ajudar a vê a vida com os olhos da simplicidade. Se tudo parecer ser injusto, ouça uma criança. O seu senso de justiça é original e imparcial. Se você acha que o amor não mais existe, sinta o amor de uma criança. Este é real e desinteressado. Se você acredita que não sabe mais sorrir, passe algumas horas ao lado de uma criança. Ela te dará motivos pra sorrir. E se você pensa que está ficando velho, aprenda com as crianças a observar a beleza da vida. Ela te ensinará que, independente da idade, ser criança sempre será uma arte.