Orgulho de ser mãe: frases de gratidão pela maternidade
Um desafio interessante para os homens...
Trocar de funções com a esposa por um dia apenas...
Tentem ser MÃE...
Ósculos e amplexos,
Marcial
SER MÃE É SER MULHER MESMO...
Marcial Salaverry
Para dizer a verdade, ser mãe, é algo que só pode ser entendido por quem sabe dar o devido valor para o que representa a presença da mulher, seja no lar, seja onde for. Ser mãe, é ser MULHER, na acepção da palavra. E temos que reconhecer seu valor.
Embora alguns machistas possam não estar de acordo, ser mãe, ser mulher é, preciso na verdade ser alguém muito especial, com qualidades múltiplas, e perfeitamente capaz de desempenhar-se a contento de todas elas. Claro, falamos na grande maioria, pois existem algumas que não são tudo isso, pois toda regra tem sua exceção, e para comprovar essa análise superficial, podemos tentar acompanhar o dia a dia de uma mãe-mulher moderna, a fim de analisar melhor, o que é "Ser Mulher", o que é SER MÃE, e chegaremos facilmente à conclusão de que tal acompanhamento é realmente complicado e sacrificante, pois geralmente a mulher se subdivide em tantas, exercendo tarefas tão diversificadas, que se torna por demais cansativo tentar acompanhá-las.
Vamos tentar resumidamente explicar como é a coisa toda que se resume no seguinte: Levantar, e fazer os filhos também se levantarem, o que sempre é problemático. Preparar café da manhã para uma turma sempre atrasada, e que tem de fazer tudo correndo. Depois, levar filhos para a escola. Voltar correndo para casa, e "dar um tapa" na limpeza, e sair correndo para o escritório onde trabalha, porque tem que "arredondar" o orçamento familiar. Chega a hora do almoço, tem que sair "voando", pois antes de ir para casa e preparar o almoço, ainda tem que ir buscar as crianças. Tem que improvisar rapidamente algo para comer, e de novo sair "voando", porque antes de voltar para o emprego, ainda sempre tem que levar alguém para algum lugar. Isso, se não tiver que dar um atendimento porque um dos filhos se machucou na escola, e requer um curativo, e além disso tudo, ainda tem de encontrar um eventual tratamento para as famosas dores de cotovelo que costuma atacar filhos adolescentes. É certo que algumas de nossas heroinas tem a sorte de ter um companheiro que sempre colabora fazendo algo para ajudar, mas não são todas que tem essa felicidade...
Depois de uma "tranquila" tarde no trabalho, tem que sair correndo, porque precisa pegar aquele alguém que ficou em algum lugar. Aí, vai para casa. Beleza. Pode descansar o resto da noite. Sim, mas antes tem que fazer a janta, ver se aquele machucado sarou, atender o outro que está com dor de dentes, e, lógico, preparar o aperitivo do marido que voltou do trabalho, e exige atendimento da consorte (será com...sorte mesmo?).
Finalmente, pode ver sua novela e descansar... Sim, depois de lavar a louça, colocar a roupa suja na máquina de lavar, e mais alguma coisinha que aparece. Aí, vai assistir sua novela sossegadamente, só que nos comerciais tem sair correndo para tirar a roupa da máquina, estender no varal... Só? Quase, pois restam ainda algumas pequenas tarefas, quais sejam: botar as crianças para tomar banho, colocá-las na cama, separar os irmãos que sempre começam a brigar. Aí, exausta, prepara-se para uma bela e reparadora noite de sono, só interrompida umas quantas vezes, para ver porque um filho está tossindo, ver o outro que fez xixi na cama. E quando tenta finalmente dormir, o marido está roncando ao lado. É mole, ou quer mais?
Vocês notaram quantas profissões a mãe exerce? Anotem: Nutricionista, Conselheira, Cozinheira, Copeira, Encarregada do Setor de Limpeza (faxineira), Diplomata, Enfermeira, Professora, Motorista, Médica, Psicóloga, e tem mais, só que não é possível lembrar de tudo, pois é cansativo demais imaginar tudo isso.
Um lindo pensamento, possivelmente de autoria de L’Inconnu, reflete bem tudo isso:
"Ser Mulher, é saber integrar as várias mulheres dentro de si.
Ser Homem, é saber admirar todas elas"
Realmente, temos que "tirar o chapéu" para essas criaturas maravilhosas que, além de tudo aquilo acima descrito, ainda encontram tempo para o amor, ainda tem energia para namorar, ser bela e procurar agradar ao companheiro, que nem sempre dá o devido valor à mulher que tem a seu lado. É algo que precisa ser repensado.
Claro que não são todas que tem essa vida tão movimentada. Mas vamos considerar a grande maioria que está nesse time de “Mulher Maravilha”, e que são nossas mulheres maravilhosas, e as maravilhosas mães de nossos filhos.
Todas, contudo, sempre desenvolvem múltiplas atividades.
Principalmente, há que se notar uma coisa. Cada uma à sua maneira, é a principal responsável pela felicidade de alguém, seja um marido, um namorado, um amante, um filho...
UM GRANDE BEIJO A VOCÊS, MULHERES MARAVILHOSAS...MÃES MARAVILHOSAS, e tenham UM LINDO DIA.
Ser mãe é ser tudo na medida certa que nada pode faltar. É doar-se por completo deixando só um pouquinho pra quando sentir saudades. É querer sempre mais de dos filhos, deixando o mesto tando para o caso de você precisar. Ser mãe é ser tudo sem medo de perder nada.
Sou mãe !
Tenho sentimentos, nem sempre tenho razão.
O que muitos não vêem é que ser mãe é ser humano recheado de emoção.
"Quando criança, milhares de palavras não explicavam as atitudes da mãe com seu filho... Hoje em dia, as atitudes se explicam por si só."
Um abraço sem razão saúda aquela nossa qualidade que mais ninguém vê
Sem muita razão, exageros de cuidados assistem uma pequena enfermidade que nos assola
Não há razão para se desprender do sono por conta de nossas ausências noturnas
Muito menos há razão pra tomar de si o que lhe falta para ofertar a cria o que lhe sobra
Mas o amor que nos é doado sem nenhuma razão
Advém da mesma razão de serem quem são
Fontes incondicionais do mais puro amor
E sabem por qual razão esse amor não ter fim?
Pela mesma razão que o sol não se apaga.
Feliz dias das Mães!
O tempo passou eu quero estar do seu lado neste momento e em todos os momentos. Pois só depois que eu te vi que eu aprendi o significado do amor incondicional.o amor puro singelo e eterno,Ser mãe não só ultrapassa todas as fronteiras do universo ela renasce a todo amanhecer não importa o tempo que passa ele sempre vai ser firme e forte como uma rocha bruta
Sempre achei que comigo seria diferente , achei que eu era uma mãe diferente , quem sabe mais amiga , mais descolada , enfim . Pura ilusão , eu que achava que seria diferente comigo ... Diferente que vi com minha sogra, minhas irmãs e quem sabe até um pouco com minha mãe e meus irmãos mais velhos. Eu achava que o que todas ( que eram mãe de meninos) falavam ,não iria acontecer comigo, mas como estava enganada !!! Eles crescem, viram moço , começam a namorar , e tudo realmente fica igual ao que as outras mães falavam ... Esquecem da mãe , esquecem de nós ...a não ser que precisem de algo de nós daí muda, daí até lembram . Mas se não ... Cai na real , esquecem mesmo , aparecem quando querem , e você já não é mais a mulher da vida deles !!
É ,nao tenho ciúmes das noras , ao contrário quero que elas cuidem bem deles , quero mais que os façam felizes . Afinal eu já não posso mais fazer essa parte. Mas uma coisa eu tenho muito , saudades , sim saudades do tempo , que a mulher da vida deles era somente eu .
Era eu que sabia fazer a melhor comida . Era eu que sabia cuidar das roupas deles, era eu que sabia fazer o melhor cafuné , era eu que curava o dodói ... Era eu em tudo e por tudo .
Ahh que saudades dessa época boa , que eu era mãe e somente mamãe.
E como é real o que ouvia e não queria acreditar !! Real, que ser mãe de meninos é ser mãe por uma década ou no máximo duas décadas . Depois ... Ah, depois sim, depois é só saudades 😞😥
Como mãe eu lhes digo: Pelos meus filhos eu já fui capaz de fazer tantas coisas, as quais, naquele momento eu nem imaginava que iria fazer, exemplo: cursar uma graduação ao mesmo tempo que as três, na mesma universidade.
Dentre outras tantas, que se enumerar aqui, passarei alguns dias discorrendo...
Quando ouço outra mulher criticar, sobre o relacionamento de uma mãe com seus filhos, questiono-me, se essa pessoa vive de fato, pessoalmente, esse amor e esse relacionamento com os seus.
Pois, se você não convive o dia-a-dia com seus filhos, suas dores e suas emoções, você também não deve ter a capacidade de reprovar a vivência de outras mães.
Mãe em toda a extensão da palavra, é condescendente com o rigor ou a tolerância de outras mães, cada uma tem o seu jeito peculiar de cuidar e amar.
Que esse último dia do mês de maio, mês das mães, seja para todas um dia de reflexão, e de muita gratidão pelos seus filhos.
Ser mãe é ser o próprio amor no universo!
Ser mãe é ser prudente,
Ser amiga, conselheira,
Se fazer sempre presente,
Firme, forte, verdadeira!
Ser mãe é trazer no peito
Seu filho, com esperança;
É amá-lo do mesmo jeito,
Desde quando era criança!
Ser mãe...
A mais bela capacidade da mulher é ser mãe.
Da implantação, germinação ao bebê completo.
Proteger, amamentar, educar... quem não tem essa visão?
A mais linda função e que gera tanta gratidão.
Uma semente que lá na frente pode gerar outra semente.
Me desculpem os pais (poesia)
Nasci em uma família matriarcal e matrilinear, aqui homem não tem vez! Mulheres sendo tias, primas, filhas, avós, tias avós, bisavós, noras, cunhadas: são mães de todos.
Não falo em feminismo, porque aqui em casa quem manda é mulher mesmo, a mãe é nosso objeto de devoção familiar e religiosa.
Às nossas grandes mães rendemos homenagens e temos gratidão, levamos presentes, flores e perfumes. Estejam elas assentadas no mar, nos rios ou no sofá de casa: aqui elas são divindades.
Minhas mães, no plural mesmo, são as raízes da Velha Árvore da Vida, que se fincam profundamente até o útero da terra e de onde retiram todo o nutriente que alimenta seus frutos: a família.
Mães ancestrais, mães devoradoras, mães imaculadas, mães protetoras, mães do céu, mães guerreiras, mães d'água... Mães.
Me desculpem os pais, mas é que aqui em casa, Mãe é Deus.
Ser mãe é a maior dádiva de Deus! É a perfeita criação e sintonias de almas.
É conhecer o significado da palavra amor, fé, esperança e milagre! É viver tendo gratidão eterna a Deus por confiar uma alma pura e inocente para ser cuidada, protegida e amada.
É sem dúvidas a melhor experiência do mundo! Gratidão eterna!
UM DIA
Um dia, você vai virar pra mim e dizer: "tá mãe", "já vou mãe", "ahhh mãe"...
E eu?! eu vou lembrar, de todas as vezes em que você repetiu, como se fosse um mantra: "mãmãmãmã" e que sorriu, em meio às lágrimas, porque eu apareci, respondendo o teu chamado.
Um dia, você vai ficar bravo, porque eu não te deixei fazer alguma coisa, vai entrar pro seu quarto e ficar sem falar comigo por uma tarde inteira...
E eu?! eu vou lembrar, de todas as vezes, em que você não quis se separar de mim, nem por 5 minutos, pra eu ir ao banheiro.
Um dia, você vai pedir pra dormir na casa de um amigo, pra passar as férias na vó, pra viajar com os colegas da escola...
E eu?! eu vou lembrar, de todas as noites, em que seu porto-seguro, a única razão do seu sono tranquilo, era eu.
Um dia, você vai crescer...
e vai andar sozinho.
Vai querer voar e de vez em quando, cair e se machucar, num lugar onde "um beijinho" meu, não vai fazer sarar.
E eu?! eu vou pedir pro tempo voltar, pra estar no seu lugar, pra ser de novo, sua paz.
Mas, não vai acontecer.
Então, eu vou chorar.
Por você e com você, se precisar.
Vou estar lá, segurando sua mão, mesmo que só com o meu coração.
Vou te esperar, voltar pra mim, no seu tempo, com o amor mais paciente...
Porque os filhos vão, mas eles sempre voltam.
Filho é barco,
mãe é cais.
Ser Mãe de 2
É ter tudo em dobro e ao mesmo tempo compartilhado;
É estar no sossego com um e tomar um susto com o outro ao lado.
Se dar conta que muitas vezes os braços não podem alcançar;
pois enquanto um corre para um lado, o outro nem pensa em parar.
.
É entender que o amor que sente não diminui mas se dilui em dois;
É ter um instante com um agora e o mesmo instante com o outro depois.
Compreender que o fato de serem irmãos não os tornam nada iguais;
Pelo contrário, são essas as diferenças que os fazem mais que especiais.
Então, você logo percebe que não dá pra fazer um control C e um control V;
Porque são dois seres diferentes e isso é de enlouquecer.
Você se questiona: como pode isso ser assim?
Se são feitos do mesmo pai e um bocado aqui de mim?
Mas isso tudo é uma bobagem, não é mesmo?
A diversão está exatamente em cada um ser do seu jeito!
A gente cansa infinitas vezes e ama nas mesmas proporções;
Entende o que é ter fora do peito, batendo dois grandes corações
Autoria: Mislene Rocha (meus rabiscos)