Orgulho
“Uma colher de vaidade, meia xícara de ego e duas pitadas de orgulho. Recheie com bastante arrogância e coloque para assar em seu coração, e terá assim o prato ideal para afastar todos aqueles que te querem o bem
O orgulho é sem dúvida nenhuma o mais terrível adversário da humildade. Ele nos empana a visão, oblitera nossos sentimentos, tornando-nos frios e insensíveis diante das necessidades e sofrimentos alheios, enquanto que, a humildade nos proporciona a conquista de valores nobres.
O ignorante com o seu orgulho, sempre é o primeiro a fechar-se para o conhecimento e a abrir-se para a estupidez.
"O mundo vai passar por cima de você, vai ferir o seu orgulho e de vez enquanto acabar com a sua fé. Você só precisa provar que veio aqui pra ficar e que dentro de você existe mais força do que qualquer um pode imaginar.''
EM CASO DE ORGULHO
Não alimente o ego
que te deixa cego,
enquanto falas de ti próprio,
alienando-se de todo resto.
Orgulhar-se por demasiado
engorda a mente,
te faz demente.
Orgulho e
lágrimas engolidas com desdém,
palavras silenciadas,
jamais faladas.
Em caso de orgulho,
não quebre vidros,
o incêndio da vaidade já tomou conta de você,
só você não vê.
Em caso de orgulho,
mantenha a calma, desfaça-se de toda soberba que o rodeia,
vá atrás daquilo que o orgulho te tirou,
corra de braços abertos,
só assim apagará o fogo da falta de humildade.
Se me perguntasse de quem eu tenho orgulho, a resposta viria rapidamente na minha cabeça.
Do meu avô. Hoje faz dois anos que ele faleceu. Ainda dói muito e isso nunca vai passar. Mas eu o amo até depois do fim. Ele me ensinou muitas coisas, a principal foi amar a qualquer um sem esperar algo em troca. Hoje eu sou muito grata por ele ter me ensinado a ser melhor.
São dois anos sem te ver sorrir, sem ouvir suas piadas, sem ganhar o seu abraço e sem sentir seu coração bater pra ter certeza que você realmente estava ali. Me lembro muito bem de todas as vezes que eu caia e você falava “não foi nada, pode levantar” e sorria para mim. Todas as vezes que me levava passear, que assistíamos desenhos juntos , que jogava bola comigo e me deixava ganhar, se lembra? E quando você chegava de uma viagem, cansado e mesmo assim me dava atenção? Lembra quando eu começava falar sozinha e você dizia “pare com isso menina, isso é muito feio e é sintoma de loucura”? Quando ia comprar alguma coisa que eu gostava muito só pra me agradar...ah vovô, dói tanto saber que nada disso irá se repetir.
Pensar no que você passou nessas horas, há dois anos atrás...Tenho muito orgulho ao saber que você esperou seus filhos e netos chegarem de viagem para partir, só para não deixar a mulher que você ama sozinha. Infelizmente foi tudo muito rápido e não tive tempo de chegar ao hospital com você em vida.
Hoje só nos restam as memórias e ensinamentos que você nos deixou. Quero ser boa que nem você era. Quero que de onde esteja agora lembre-se que você nos ensinou a amar, mas esqueceu de nos ensinar o que fazer quando você partisse. Ainda não acredito que não vou mais te ver e conviver com você todos os dias, dividir todas as alegrias...quer dizer, ainda vou ter essa oportunidade um dia, se Deus quiser.
O orgulho no ser humano é ainda bastante grande para admitir que também erre, e é comum na maioria das pessoas verem no semelhante somente seus erros e defeitos, ao invés de procurar enxergar as virtudes que esses possuem.
Nao me orgulho de algumas atitudes do passado, porem não me arrependo, a pessoa que sou hoje é fruto dos erros por min cometidos.
O orgulho é tripolar: bem dosado eleva o brio e a admiração social; direcionado à quem amamos se torna um bloqueio que neutraliza tal amor e causa desarmonia; e super dosado transforma o seu possessor em arrogante, egocentrista e ignorante. O dosador disso somos nós.
NUNCA FIZ NADA PRA ALGUÉM SE ORGULHAR DE MIM ,APENAS FAÇO COISAS COM QUE EU POSSA TER ORGULHO DE MIM MESMA.
Eu queria tanto te ter de volta, mas o orgulho foi maior que eu e te perdi. E é por isso que hoje eu sinto saudade das noites que você me colocava pra dormir, das inúmeras vezes que brigamos sem motivos e nos reconciliamos sem perceber, das vezes que juramos amores eternos, das vezes que ficamos imaginando como seria nossa primeira troca de olhares quando aquelas únicas portas que nos separavam fossem abertas e com ela abrindo sorrisos. Quantas vezes eu sonhei com aqueles beijos imaginados, abraços apertados que nunca foram dados nem sentidos. Hoje percebo que te perdi, ao que parece nem lembra-se de mim, e eu? Eu fico aqui, remoendo memórias do passado.