Organização Empresa
“O Planejamento Organizacional não existe para prover um mapa estático e inamovível à organização e sim para educar todos os componentes da empresa a seguir em uma rota adaptável, rumo ao alcance dos objetivos pretendidos”.
Não dê uma cela pra sentarem em cima do nosso setor
Só venda os ingressos, organize a corrida e deixem que apostem nos cavalos
Todos ficam felizes
É o que eu faço
Surpreende-me negativamente como certos estabelecimentos despreocupam-se com a qualidade do atendimento ao cliente e dos produtos ofertados. O consumidor é a razão da existência e do sucesso das organizações, portanto a sua satisfação é indispensável. Os gestores precisam constantemente refletir sobre como tratam seus fregueses e atentar para a necessidade de um melhoria contínua dos processos empresariais. Convém ressaltar que é muito mais dispendioso conquistar novos consumidores do que manter a carteira de clientes.
Administrar é a capacidade de tornar os recursos limitados, em recursos necessários para alcançar determinado objetivo da empresa. É a maneira como uma empresa planeja, organiza e controla seus recursos.
Não basta que tenhamos boas ideias, mas é preciso que cuidemos delas para que se desenvolvam e, ao se tornarem reais, proporcionem bons resultados.
Ter um bom produto ou serviço, além de um preço competitivo, é muito importante. Mas o fundamental de todo empreendimento bem sucedido está nas relações, pois são elas que formam a essência da organização.
“Em suma, a Direção enquanto função está ligada a capacidade de liderar, coordenar, comunicar, instruir, motivar e coordenar pessoas. Norteando-as nos processos organizacionais.”
Quando lhe indagam sobre o seu estado geral - seja em ambiente de trabalho ou em família - a única resposta aceitável é um simples “estou bem, obrigado”- independentemente do “terremoto” em que você se encontre. Primeiro porque é deseducado resolver contar aos outros as mazelas e dificuldades do seu dia-a-dia, exceto se você for indagado pelo analista. Do contrário, você se transforma em um cara chato. Segundo porque frases tais como “vou indo”, “caminhando”, “vendendo o almoço para adquirir a janta” servem para demonstrar o quanto você é simplório. E terceiro - e mais importante: por detrás de “perguntinhas” aparentemente despretensiosas há um gigantesco interesse em dissecá-lo à exaustão minuciosa, para que se obtenha supremacia sobre o seu corpo, sobre a sua mente e sobre o seu dinheiro.
No mundo ideal, líderes são importantes, mas na prática, alguns chefes ficam com ciúmes do quanto os líderes são queridos e os atormentam.
Isso pode criar um ambiente de trabalho tóxico, com chefes sendo hostis e líderes adoecendo.