Oratória
Vinde, contemplai, a espada da oratória!!! Posto que está sendo reaçacalada e manejada, como a maneja com maestria, o exímio espadachim-orador!
Pois suas cortantes lâminas são o fio dos lábios e as letras da habilidosa escrita!
⚔️🪶⚔️
Sobre os dons da arte da Oratória e da Escrita
Em relação ao primeiro, é sabido que Cícero orador, fora considerado o maior orador de todos os tempos ( embora haja divergência de opinião). Este, entre os latinos. Entre os gregos, poderíamos citar Demóstenes, o gago. Era gago, praticou a oratória e se tornou o maior orador da Grécia! Quanto ao segundo dom, o da escrita, houve infindáveis habilidosos escritores, não mencionando eu nomes, mas que na arte oratória, não eram proeminentes oradores. Mas existiram os que, por sobreexcelência da natureza, eram dotados dos dois dons - tanto o da arte oratória quanto o da escrita. Isto é, eram tão vigorosamente estilosos e sofisticados tanto falando quanto escrevendo. De modo a não sabermos exatamente que dom escolher, caso tivéssemos que nos ater a apenas um, dos dois que possuísse!
Cícero, não tivemos o privilégio de ouvi-lo, como tantos outros. Mas se julgássemos sua oratória apenas com base na sua escrita, que podemos ler, não o classificaríamos como o orador que a História lhe laureia. Então , a meu ver, Cícero não é tão escritor quanto orador; sobrepujando neste dom, mais do que naquele. Em contrapartida há os que são muito mais sobreexelentes no dom da escrita que no dom da oratória. O que podemos concluir deste curtíssimo ensaio, é que, nem sempre o eloquentíssimo escritor também o será, como orador. E o eloquentíssimo orador, como Cícero, a julgar o que sobre ele dizem os anais da História, nem sempre se destacará na escrita, como se destaca ou destacou na oratória. E que com certa raridade, haverá os eloquentíssimos tanto na escrita quanto na oratória; como Sêneca, Giordano Bruno, Dr. Rui Barbosa, Dr. Enéas Carneiro...
Às 19h03 in 01.08.2024
A violência física e moral é o instrumento dos fracos desprovidos de argumentos e oratória e que não sabem usar a retórica e que optam por atos covardes principalmente quando investidos em importantes cargos públicos, ou riquezas e abusam do poder usando a violência ou judicializando para calar seus críticos e tudo tem consequências e colhemos o que plantamos.
Gostaria de ter o dom da oratória para descrever momentos.
E fazer deste instante como um filho que te abraça o tempo todo.
Pena que, enquanto penso e escrevo, o momento já se foi, se perde.
E já não sei de quem é o abraço que gostaria de ter recebido.
Talvez esse seja o único dom que tenho: o de esquecer coisas boas em segundos.
O lado bom disso? Amar o que não lembro não me faz sentir saudades.
Talvez esse texto faça sentido para outro TDAH (supondo que ele o leia sem pular palavras).
Vou deixar escrito aqui para eu tentar voltar em alguns anos e lembrar desse sentimento duvidoso…
#TDAH
#esqueci
Ilusão é acreditar que se ensina alguém apenas pela oratória, quando na verdade se ensina muito mais com as atitudes.
A oratória é a forma mais valiosa de levar aos outros a compreensão de uma ideia ou experiência, encurtando o caminho evolutivo de quem ouve.
Se estuda oratória para melhorar nossas expressões faladas, para que nossa comunicação tenha uma qualidade básica e possa ser captada e entendida em todos os ambientes, para que a linguagem seja clara, objetiva, organizada e que chegue atodas as pessoas, canalizando assim as energias para um propósito bom para todos.
Precisamos falar em uma linguagem que as pessoas entendam. Usar uma oratória fora do alcance de uma plateia, é pura burrice.
A oratória e as técnicas de persuasão encantam, mas para a salvação das almas não precisa encantar, mas fazê-las entender a infinitude do amor de Deus por elas a ponto de sacrificar seu próprio filho.
A parte mais bonita da oratória, é você se tornar em excelente orador, mas sendo você mesmo, apenas em uma nova versão, mais corajosa e mais lapidada.
A insuficiência
Respiratória
Oratória
Coronar
Amorosa
Reciproca
Acidental
Viciosa
Lotérica
Pulmonar
Cuidado com aqueles que dominam a arte da oratória, pois, eles conseguem fazer você pular do penhasco sem paraquedas.
Uma boa eloquência siguida de uma ótima oratória sem poder de Deus, sem o Espírito Santo é o mesmo que bater em lata vazia!
A oratória é o segredo sublime de um político polido, que com o seu saber entrega a sua vida para o bem da sua NAÇÃO.