Opressão
Educação e conhecimento ainda são as melhores armas para lutar contra a desigualdade, a opressão, a exploração, um sistema sócio econômico injusto e todas as demais pragas próprias da selvageria do sistema capitalista.
“A opressão da sociedade pelo poder de ter e ser fere as razões espirituais e esmaga a carne fraca.”
Giovane Silva Santos
Preenchendo Vazio
Não confie na opressão, nem espere em vão em roubos; se as riquezas aumentarem, não coloque seu coração nelas. - Salmos 62:10
Escritura de hoje : Salmo 62: 1-12
"Não vale a pena roubar esta casa", disse um ladrão que parecia sentir que estava perdendo tempo. De acordo com uma reportagem, o ladrão invadiu uma casa e manteve o proprietário na ponta da faca enquanto procurava dinheiro. Ele vasculhou o local, mas arrecadou apenas US $ 3 em troco, US $ 5 em uma carteira e algumas jóias baratas.
O ladrão aparentemente concluiu que o proprietário estava em situação pior do que ele, e então devolveu os US $ 8 que ia roubar. "Acho que ele estava com nojo", disse a vítima de 32 anos. "Ele não podia acreditar que era todo o dinheiro que eu tinha."
Podemos sorrir para a má sorte deste ladrão. Mas muitas vezes podemos ter um tipo semelhante de experiência. Isso acontece sempre que tentamos pegar algo que Deus não nos deu. Seguir o caminho da inveja, ciúme, adultério, roubo (Salmo 62:10), ou simplesmente obstinação obstinada, sempre resulta em mais problemas do que lucro.
Davi, o salmista, aprendeu isso da maneira mais difícil. Quando ele roubou a esposa de Urias, ele acabou com muito mais problemas e muito menos felicidade do que esperava (2 Samuel 11-12).
Pai, ajude-nos a acreditar que nunca vale a pena receber o que você não deu. Ajude-nos a não desperdiçar nossas vidas perseguindo coisas que o deixam de fora e nos deixam vazios.
Refletir e orar
As pequenas escolhas que devemos fazer
Will traçam o curso da vida que tomamos;
Nós escolhemos o caminho da luz
Ou vagamos na noite mais escura. -D. De Haan
O pecado nunca vale a pena. Mart DeHaan
A repressão e a opressão, infelizmente, são atos indispensáveis para haja um governo. O que diferencia um tirano de um bom governador (seja esse de qualquer modelo de governo) está na maneira em que são aplicadas essas ações.
O feminismo não fornece apenas uma narrativa da opressão de mulheres. Vai além da opressão ao fornecer materiais que permitem às mulheres compreender sua situação sem sucumbir a ela.
Mesmo que choremos mil vezes, nunca deixemos ser derrotados pela opressão, pelo preconceito e pela indiferença, pois quando deixamos essa navalha repugnante persistir em enraizar na mente humana tornando-se uma arma de violência gratuita, permitimos que nossa sociedade prossiga sem futuro.
"A milenar opressão das massas por um número pequeno de privilegiados tem sempre sido o resultado da incapacidade, da maioria dos indivíduos, em chegar a um acordo e se organizar com base na comunidade de interesses e de sentimentos com os outros trabalhadores, para produzir, para consumir e, eventualmente, defender-se contra aqueles que procuram explorá-los e oprimi-los. O anarquismo quer resolver esse estado de coisas com seu principio básico de organização livre, fundada e gerada mediante o livre acordo de seus membros, sem qualquer espécie de autoridade; ou seja, sem que ninguém tenha o direito de impor sua vontade. É, pois, óbvio que os anarquistas procurem aplicar em sua vida privada e sua vida política esse mesmo princípio sobre o qual acreditam que toda a sociedade humana deveria se basear"
A LIBERDADE de expressão…
Liberdade de expressão, eis CONQUISTADA;
para da opressão, O POVO libertar;
sem tal ter que o armamento utilizar;
para O TAL, libertar dessa malvada.
Pelo opressor é, pois, considerada;
uma enorme falta de educação;
pelo sentir dessa libertação;
que a existir, jamais pode ser calada!
Em ELA, tem O POVO a liberdade;
pra sem ter que MATAR, poder LUTAR;
contra as vigarices dos maus políticos…
Tal como as da JUSTIÇA em paralíticos;
que a só praticam pra a POBRE tramar;
e MORREM em total IMPUNIDADE.
"Vinculo de opressão".
A demanda da sociedade, os flancos da maldade, de forma arbitrária, se apossam da reputação, faz embaraço, arma o laço, difama e imprime a opressão, são marcas, manchas e sequelas, a consciência limpa, implica em suportar, porque será tanta perseguição, de certo algo ímpar, as vozes malígnas compartilham com muita gente, que não mede se o que o alheio sente, meio que obrigado a viver nesse cenário, sim, oh Altíssimo, a ti dedico meu temor, e o mais viaje na pluma de abril, se é que me entendem, ou não, pois a orquestra velada, joga nos ecombros, construindo vinculo com a opressão, as asas da minha garganta sacode, e digo não.
Giovane Silva Santos
21/08/2022 19:53hs
Deus abençoe a todos
Pobreza e opressão roubam anos de vida e saúde, encurtam os horizontes e podam talentos potenciais antes que eles possam florescer.
TORTURA PSICOLÓGICA ("Quando o discriminado supera a opressão discriminatória, alcança um nível intelectual surpreendente." — Luís Miguel Militão Guerreiro)
Hoje, nem pisei em escola alguma, ministrei minhas aulas remotamente. Menos vigoroso que o normal, e fiquei atento para não inovar muito drasticamente que não possam absorver o conteúdo apresentado, pois estive o tempo todo sendo gravado. O destaque aqui é para o cuidado com as palavras, estou tentando cultivar o amor incondicional daqueles que não ofendem ninguém. Tenho vontade de mergulhar fundo no infinito, contudo mantenho-me na superfície e no senso comum. Os meus sonhos e pressentimentos dão-me caminhos tortuosos, Porém, estou Ligado às tecnologias! As leis da escola (mundo) estão tão desgastadas perante o aluno que ele não se acanha em se comparar com os professores. E diz: — se o professor pode eu posso. Que lições de hierarquia ensinou a escola? Mas, ele deseja só as transgressões de seus mestres. O aluno não reconhece superioridade, e nem o seu lugar. Todavia está melhor do que no velho normal, quando o professor levava de casa um lanche especial, teria de se esconder para comê-lo. De fato, criam-se oportunidades, nas quais as pessoas conseguem descarregar nos outros aquele ressentimento reprimido, e evidenciam em si a impotência impedidora. É uma vingança maldita quando o oprimido busca a equiparação aos opressores. Longe da síndrome de Estocolmo! Dizem os entendidos que criança abusada torna-se adultos abusadores. Se isso for verdade, não escapa um, meu irmão! CiFA