Opção
Jesus Cristo, não é uma opção religiosa como alguns insistem dizer, mas o próprio Deus querendo se relacionar com o homem, para mostrar lhe a sua misericórdia, perdão e seu imensurável amor.
Nem sempre tudo ocorre como planejamos, não acontece como esperávamos, ai parece que tudo não faz sentido só que a vida ela é assim, uma hora está tudo certo outra hora está tudo errado é só uma questão de percepção, porque até quando tudo está dando certo sempre terá algo de errado ocorrendo, então provavelmente quando está tudo errado sempre terá algo dando certo, podemos parar e imaginar ou criar algo para que tudo se equilibre, o problema do ser humano é que nós sempre tentamos controlar tudo, não sei mais se ao invés de tentar controlar a gente pega os nossos erros e acertos e passamos a lidar com a situação ao invés de tentar resolve-la .
Se tivéssemos opção de saber o que as pessoas querem ouvir, não serviria pra nada, a não ser deixar alguém feliz.
Quando o momento não é a melhor opção, não temos a noção do estrago e nem a certeza. O melhor é retroceder.
Às vezes é melhor deixar ir. Nem sempre o que parece ser a melhor opção para nossa vida, é. Então, porque prender? O que nasceu para ser livre, livre será.
A ignorância muitas vezes não se trata de algo opcional, são muitos os fatores envolvidos. Já a arrogância atrelada à agressividade é algo opcional e definirá qual é o seu caráter.
Não existe essa de ''menos pior'' ou ''falta de opção''. quando não tem um que valha a pena, não se escolhe nenhum.
Não temos a opção de optar o que não queremos. Somos vítima da nossa existência, e padecemos por um pecado que para nós é involuntário, não adquirido, mas parte da natureza ao qual não queríamos ter.
Somos vítimas do passado e do medo, tentando, com dores, mudar o presente na pretensão de adquirirmos a liberdade da existência, ao qual, novamente afirmo, não nos foi optada. Nossas lágrimas escreveram nossas histórias.
As desilusões nos fazem encarar a realidade com mais força. A dor já não machuca mais, ela é mera consequência da sua escolha. A confiança já é mais requisito e sim mera opção.
A verdade pode ser percebida como um acalento ou um forte impacto, sendo incontestavelmente a melhor alternativa a ser proferida.
Sem pretender complicar as coisas, devo, no entanto, admitir que o ser humano tem necessidade de atribuir sentido à sua existência.
Ao que eu saiba, gato, cachorro, cavalo, macaco, não têm necessidade disso. Começa que, ao contrário do bicho-homem, não sabem que vão morrer. E aí está todo o problema: se vamos morrer, para que existimos?, perguntamos nós, sejamos filósofos ou não. Aliás, é por essa razão que surgem os filósofos, para responder a essa pergunta de difícil resposta.
Em busca de soluções, o homem inventou Deus, que é a resposta às perguntas sem resposta. Por isso mesmo, e não por acaso, todas as civilizações criaram religiões, diferentes modos de inventar Deus e de dar sentido à vida. Há, porém, quem não acredita em Deus e busca outra maneira de dar sentido à existência, à sua e a do próprio universo.
Esses são os filósofos. Mas há também os que, em vez de tentar explicar a realidade, inventam-na e reinventam-na por meio da música, da pintura, da poesia, enfim, das diversas possibilidades de responder à perplexidade com o deslumbramento e a beleza.
Há, porém, quem dê sentido à vida empenhando-se nas pesquisas científicas, nas realizações tecnológicas e nas produções agrícola, industrial ou comercial. Também existem os que encontram esse sentido na ajuda aos outros ou na dedicação à família.
Qualquer uma dessas opções exige do indivíduo maior ou menor empenho, conforme as características de sua personalidade e as implicações da opção feita. Por exemplo, se a opção é no campo da arte, os problemas que surgem podem conduzir a um empenho que às vezes implica numa entrega limite, que tanto pode levar à realização plena como à frustração do projeto.
Diversamente, no plano político, por envolver um número considerável de indivíduos, o sectarismo ideológico tem consequências graves, às vezes trágicas. O exemplo mais notório é o nazismo de Adolfo Hitler, que levou ao massacre de milhões de judeus e a uma desastrosa guerra mundial. Mas houve outros exemplos de sectarismo ideológico, como o stalinismo e o maoismo, de lamentáveis consequências.
No plano da religião, então, por adotar muitas vezes a convicção de que ali está a verdade revelada, tanto se pode alcançar a plenitude espiritual como render-se ao fanatismo intolerante, a exemplo do que ocorreu, no século 13, com a Inquisição, quando a Igreja Católica criou tribunais para julgar e condenar os chamados hereges. Eles eram queimados vivos na fogueira, já que teriam entregue suas almas ao Diabo. A religião é, certamente, o campo propício ao surgimento da intolerância intelectual, precisamente porque ela se supõe detentora da verdade absoluta, da palavra de Deus. Hoje, temos, nesse campo, a atuação fanática do Estado Islâmico.
Mas voltemos à necessidade que temos todos de dar sentido à nossa vida. Generalizando, pode-se dizer que o bicho humano, para ser feliz, necessita de uma utopia. No século 20, para muita gente, essa utopia foi a busca da sociedade fraterna e justa, concebida por Marx e que, sem se realizar plenamente, extinguiu-se. A consequência disso é que, hoje, vivemos sem utopia, o que atinge particularmente os mais jovens.
Sem dúvida, a maioria deles, de uma maneira ou de outra, encontra seu caminho, um sentido para sua vida. Mas há os que, por uma razão ou por outra, tornam-se presas fáceis de uma opção radical, como a do fanatismo islâmico que, além de lhes oferecer um rumo –uma espécie de missão redentora–, atende a seus ressentimentos. A isso se somam muitos outros fatores, como as raízes étnicas, a descriminação, a frustração social e, sobretudo, um grave distúrbio mental.
Goste do que quiser, mas por favor, leve em consideração o meu direito de não aceitar o que não quero.