Onipotente
Se um deus deseja impedir o mal, mas não é capaz, então não é onipotente
Se é capaz, mas não deseja então deve ser malévolo
Se não é capaz e nem deseja então porque chama- lo de Deus
Por qual outra razão coisas ruins acontece com pessoas boas?
"Hoje eu agradeço ao ser onipotente que rege as nossas vidas, pois em meio tantas ocasiões difíceis, tudo fica mais fácil quando ainda cremos e confiamos.. Desejo aos meus familiares e amigos, saúde renovada, conforto em meio à tristeza, paz em meio à tempestade, estabilidade em meio às mudanças, amor em meio à aversão e que não esqueçamos jamais: tudo começa acontecer, no exato momento em que começamos acreditar."
Sinto frio,
Mas, minha alma está quente
Pelas asas do onipotente.
Minha alma está aquecida,
O meu espirito é o mesmo
E Deus também!"
O REI DOS INVENTORES
Dos inventores o rei,
Deus, Pai onipotente,
Não tem, de acordo co'a lei,
Vigendo qualquer patente.
Ao projetar o Adão,
Que era total novidade,
Patenteou a invenção
E garantiu prioridade.
Eva também foi, então,
Feita por necessidade,
Sendo, após o Adão,
Modelo de utilidade (um aperfeiçoamento)
Mas não supunha o bom Deus
Que, sem direitos passados,
Aqueles inventos seus
Fossem por outros copiados.
Tão logo soube do fato,
O Mestre pôs-se em ação
E, agindo do modo exato,
Mandou notificação.
Contrafatores, possessos,
Replicaram, malcriados:
“De fabrico os processos
Foram por nós inovados!
Conseguiu-se reunir
O útil ao que deleita
E já não é pra dormir
Que cá na Terra se deita...
Produz-se diuturnamente,
Há empenho e alegria!
Com barro, presentemente,
Bebê algum se faria...
Merecemos o respeito
De quantos deuses houver,
Pois o mundo não foi feito
Pra um homem e uma mulher.”
Mas, com tal falta de tato,
A coisa se complicou
E Deus, que é forte de fato,
À morte nos condenou.
Tudo o que houve em seguida
Reflete em nós inda agora:
Os outros nos põem na vida,
Mas Ele nos leva embora...
Isto outra coisa não é
Senão busca e apreensão,
Por não se ter posto fé
Na tal notificação.
Mas, se vale uma patente
Por período limitado,
As de Deus, seguramente,
Já têm o prazo expirado
No tempo de duração,
A lei é bem definida:
Não cabe prorrogação
Ao monopólio da vida.
Mas, franqueada a produção,
Há um problema pela frente:
Sem a busca e apreensão,
Onde se irá pôr mais gente?
É melhor, pois, por agora,
Buscar outra ocupação:
Fazer à noite mais hora
Diante da televisão...
AUTORIA REGISTRADA
Abitas em mim ó onipotente amor, suave, frio sem dor queima – me em teus lenções serenos como flor, brando ao ver um rosa de luz sem cor. O fusca meus olhos a verdade em querer te ver, caminha entre tuas montanhas em leite a derramar. Palmas suaves lhes deram em teu dorso, sem nenhum alvoroço, caminhado sobre teu ventre querida moça ardente.
Eu não entendo poque Deus todo poderoso e onipotente, tem guarda costas alados poderosas criaturas de destruição?
Se um Deus deseja impedir o Mal, mas não é capaz, então não é onipotente. Se é capaz, mas não deseja, então deve ser malévolo. Se não é capaz nem deseja então por que chamá-lo de Deus (com qual outra razão coisas ruins acontecem com pessoas boas?).
O Problema do Mal
O paradoxo de Epicuro:
- Deus, enquanto onisciente e onipotente, tem conhecimento de todo o mal e poder para acabar com ele. Mas não o faz. Então não é onibenevolente.
- Deus, enquanto omnipotente e onibenevolente, então tem poder para extinguir o mal e quer fazê-lo, pois é bom. Mas não o faz, pois não sabe o quanto mal existe e onde o mal está. Então ele não é omnisciente.
- Deus, enquanto omnisciente e omnibenevolente, então sabe de todo o mal que existe e quer mudá-lo. Mas não o faz, pois não é capaz. Então ele não é omnipotente.
Uma resposta ao paradoxo de Epicuro usando a resolução de Agostinho de Hipona baseada na analogia com a sombra:
Assim como a sombra é a ausência ou privação de luz em uma determinada região, o mal é visto como a ausência ou privação do bem.
Agostinho argumentou que Deus é a fonte de todo o bem e, portanto, não pode ser a causa direta do mal, assim como a luz não é a causa direta da sombra.
Quando um objeto bloqueia a luz, cria-se uma sombra na região oposta, onde a luz não pode alcançar. Da mesma forma, quando os seres humanos se afastam do plano divino e fazem escolhas que se desviam do bem, o mal surge como uma consequência dessa privação.
Nessa analogia, o mal não é uma entidade ou substância real em si mesmo, assim como a sombra não possui uma existência independente da luz. Em vez disso, o mal é considerado como a falta ou a ausência do bem, assim como a sombra é a ausência de luz.
Agostinho também relacionou o livre-arbítrio humano ao problema do mal. Assim como os objetos podem bloquear a luz e criar sombras com sua presença física, os seres humanos têm a capacidade de escolher entre o bem e o mal através do livre-arbítrio. Essa escolha pode resultar em ações que causam sofrimento e privação de bem, assim como a sombra é resultado do bloqueio da luz.
Portanto, a Resolução Agostiniana sugere que o mal não é uma entidade independente, mas uma privação ou ausência do bem que surge quando os seres humanos se afastam do plano divino. Essa abordagem busca reconciliar a existência do mal com a crença em um Deus todo-poderoso e todo bondoso, apontando para a importância do livre-arbítrio e das escolhas humanas na manifestação do mal no mundo.
Pense nisso, cuidado com os predestinacionistas e ateus, e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Oração da manhã
Pai amado, onipotente, onisciente e onipresente.
Peço que me guie nos caminhos que hoje devo trilhar, não me deixe desviar a atenção no propósito que tens para mim, que não me perca no caminho por desvios, distrações e más condutas. Neste dia não me deixe cair em tentação, livra meu coração das amarguras e infelicidades, impropriedades, iniquidades. Que minha mesa seja farta e próspera, sacia todo vazio existencial em mim, com amor ao próximo, bondade e caridade. Amém.
Deus onipotente, onisciente, Deus de sabedoria única, nosso criador. Orienta-nos para reconhecemos nossos erros, perante a ti, nossos irmãos e tudo criaste. Que a nossa fé seja prazerosa e que, nunca sintamos dúvidas a respeito do seu poder e de todo o sagrado. Abençoe-nos, velai pelas nossas famílias, amigos e todos seus filhos aqui neste mundo. Obrigada, senhor por tudo que nos concede. Amém!
Onipotente!
Sem ti, a vida perde o brilho da luz.
Senti as cores se tornam opacas, sem vida, sem alegria...
Sem ti o amanhecer já não é igual, por quê? Lá não está a si...
Sem ti é como não ter o ar para respirar, é como não sentir a brisa do vento no semblante...
Sem ti é como a primavera sem flores, as rosas sem perfume e as roseiras sem os espinhos...
Contigo e viver e aprender a apreciar a vida a cada manhã... Deus, tu és tudo, por isso sem ti nada sou...
Deus é onisciente, onipresente e onipotente.
Por sua onisciência, Deus está dentro de cada um de nós, nos sonda e conhece até os pensamentos que escondemos de nós mesmos.
Por sua onipresença, Ele está no meio de nós, em todos os lugares em que estivermos e até mesmo naquelas pessoas que ainda não conseguimos amar.
Por sua onipotência, Deus está acima de todas as coisas, todos os deuses, mundos e reinos. Deus está acima de tudo E de todos.
Grande Deus, onipotente e onisciente! Purifica as nossas almas, mostre-nos onde erramos e auxilie-nos a aprendermos. Abençoe as nossas famílias, amigos e inimigos. A família e os amigos são os maiores bem aqui na terra, os inimigos nos ensinam como não devemos ser. Dai-nos a luz da sua sabedoria, hoje e sempre amém!
*Dominus Omnipotens**
***
***
"O Onipotente Senhor Dominus Omnipotens cedeu-me gratuitamente a honra, o privilégio de conhecê-lo in persona, pessoalmente, caso contrário, adverso, minha estrela seria uma lástima, porém a causa de tê-lo como meu progenitor, aliado, cortês, parceiro nos ápices, mais resolvidos, e também árduos de vita mea como oriunda, mona, cônjuge, mater, mãe e mulher feminae foi o maximam, a maior gratia".
***
Solange Malosto ***
Ou Deus é bom ou onipotente. se ele realmente é bom e onipotente, por que existe tanta desgraça do mundo, se ele é bom e pode para-las por que não o faz?