Omissão
O futuro é o resultado das ações e omissões do presente. No passado ninguém mexe - ou se orgulha ou esquece.
Não necessariamente, aquele que nos fez mal é o que fez alguma coisa a nós, às vezes, ele é simplesmente a pessoa que não fez nada. A omissão também nos faz mal.
Existe algum vivente que não omite? Se fossemos sinceros, provavelmente não haveria mais vida na terra.
Tem coisas e situações que parecem óbvias no inicio, mas ao observar melhor tem uma coisa inesperada sob a superfície.
Quando você conhece o lado obscuro de alguém e esse alguém desaparece da sua vida, é apenas uma forma dele tentar não lembrar o que tenta desesperadamente esquecer.
O mal que domina o país precisou driblar as leis, fingir justiça, dobrar a maçaneta do foro privilegiado, abrir mão do devido processo legal e ameaçar seus "antagonistas".
Enquanto os carneiros pulam, correm na relva, sem se preocupar com nada, os lobos preparam as panelas para recebê-los na volta.
Se não for pelas nossas mentes, com braços e pernas atuantes e voz alta, continuaremos sobre o assoalho, inertes, como a sujeira que se deposita todos os dias sendo pisada.
Avançam covardemente, passo a passo sobre nós, a cada permissão que damos sobre nossas vidas, por omissão e medo.
O erro não está no sistema de governo de um país, muito menos no líder, mas no povo e seu comportamento materialista, sua omissão ao não exigir seus direitos e necessidades e que transforma o país num inferno.
Basta que os bons se calem, sejam omissos e tímidos, para que todo o azar de atrocidades aconteçam pelas mãos ousadas e corajosas dos maus.
Quem não questiona é manipulado, quem questiona é censurado ou preso, quem não se envolve é culpado por todas as manipulações, censuras e prisões.
Não podemos transferir nossa responsabilidade existencial, temos o dever de cuidarmos uns dos outros e do todo ao nosso redor.
Quando um de nós sofre
significa que todos erramos,
por falta de empatia, humanidade
e adjetivamos a omissão.