Olho por Olho Dente por Dente
DEUS É COM O TEMPO TODO
Esse dente por dente, olho por olho
que ainda me chama, enche prisões
e virá drama, cospe fogo e no passar do tempo, com o arrependimento, com dores e sem tramas, encontra no perdão a si próprio
o gotejar de um novo panorama.
Olho, por olho.
Dente, por dente.
Vingança. Não.
Pagam o mal, com o mal.
Ingratidão. Não.
Pagam o bem, com o mal.
É tudo ser assim tão de repente tente agora
Olho no olho, dente no dente
Lentamente, é nesse hora a hora
Que eu desejo o fim do fim de tudo
É no começo, e o sol poente
A coisa fria e o fogo novamente
E tudo não mais que de repente
Quente, quente, quente
Ódio!
O combustível
Do fanatismo.
O olho por olho.
O dente por dente.
Mundo demente,
Todos cegos e banguelas.
Humanidade doente!
Que ódio!
Olho por olho e dente por dente levaria a um mundo de cegos e desdentados.
Nota: Nota: Adaptação da frase atribuída a Gandhi, mas sem autoria confirmada.
IMPOSSÍVEL?
Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso. —Mateus 5:38-39
Quando o presidente do conselho do Prêmio Nobel em 1964, Gunnar John, discursou ao apresentar o Prêmio da Paz em memória de Martin Luther King, citou Jesus: “…mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra” (Mateus 5:39). Como observou o Sr. John: “Não foi por ter liderado uma minoria racial em sua luta por igualdade que Martin Luther King alcançou fama […] será lembrado pela maneira como disputou sua batalha.”
Durante todo o ano de 1955, King liderou um boicote pacífico em protesto contra a segregação racial nos ônibus. Ele pagou um alto preço. Sua casa foi alvo de bombardeio, foi assaltado e preso. Ele nunca revidou. Por fim, foi assassinado.
Como o exemplo pacífico do Dr. King está em contraposição à minha natureza carnal! Eu quero justiça agora. Quero retribuição. Quero que os outros paguem pelos seus erros, especialmente quando são dirigidos a mim. O que eu não quero é voltar também a outra face e convidá-los a dar-me mais um golpe.
Haddon Robinson comenta sobre os altos conceitos que Jesus colocou no Sermão do Monte (Mateus 5-7), chamando-os de “alvos… ideais possíveis. Jesus quer que Seus discípulos busquem estes alvos para adquirir um novo tipo de vida”.
Que em meio às injustiças da vida, tenhamos a coragem, fé e forças para voltar também a outra face. —TG
É necessário verdadeira força para não retaliar. Tim Gustafson
Citar Misquote
Você já ouviu o que foi dito: "Olho por olho e dente por dente". - Mateus 5:38
No capítulo de abertura de Tom Sawyer, Mark Twain apresenta uma conversa interessante que reflete a natureza humana. Tom tenta convencer seu amigo Huck a se juntar a ele em seus planos de formar um bando de ladrões e levar cativos como os piratas costumavam fazer. Huck pergunta a Tom o que os piratas fazem com os cativos que eles pegam, e Tom responde: “Resgate deles.” “Resgate? O que é isso? ”Pergunta Huck. "Eu não sei. Mas é o que eles fazem. Eu vi nos livros; e é claro que é isso que precisamos fazer ”, explica Tom. "Você quer fazer diferente do que está nos livros e deixar tudo confuso?"
Este diálogo representa uma maneira de pensar que não é muito diferente do que Jesus encontrou. As pessoas também estavam citando e repetindo coisas que haviam encontrado em um livro - o Antigo Testamento. Mas eles estavam apenas falando palavras. As idéias foram separadas do espírito da revelação original. Ao aplicar mal os princípios mosaicos de conduta, o povo estava justificando suas atitudes e ações pecaminosas (Mt 5: 27-42).
Isso deve ser um lembrete para nós. Quando citamos a Bíblia, tenha certeza de que entendemos seu significado e contexto. Então não teremos as coisas "confusas".
Ao ler a Palavra de Deus, tome cuidado especial.
Para encontrar os ricos tesouros escondidos lá;
Pense em cada linha, cada preceito ouça;
depois pratique-a bem com medo de Deus. —Anon.
Um texto retirado do contexto pode ser um pretexto perigoso. Mart DeHaan
"Uma coisa eu sei, cuida quem cuida perde quem perde, olho por olho dente por dente, amor por amor, tempo com o tempo, um dia acaba outro começa, uma historia de amor , um conto de fadas, um dia e real outro não, isto e a historia de uma plantinha que é uma semente, nasce, cresce, floresce e morre.
Assim somos nós.
Viva hoje o amanha talvez nao existirá."