Olho por Olho
"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Ouvistes o que foi dito:'Olho por olho e dente por dente!' Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado".
Mateus 5,38-42
A verdade e fixada no olhar, quem desvia o olho no olho, foge e sempre tem fama de mentiroso. Ser mentiroso e falta de caráter, falta de amor e cuidado de si mesmo.
Olho, por olho.
Dente, por dente.
Vingança. Não.
Pagam o mal, com o mal.
Ingratidão. Não.
Pagam o bem, com o mal.
“Olho por olho: terminaremos todos cegos [Lei de Talião]. Prefiro olhos nos olhos: começaremos todos um grande romance.”
Eu poderia escancarar algumas verdades olho no olho, mas prefiro deixar minha ausência responder que mentiras contadas são tapas sobre a máscara que mais dias menos dias ela cai.
Leio cada merda e resolvo responder. Olho o que escrevi. Olho, olho e olho. E penso: "melhor não". Apago tudo.
"Uma relação intensa começa
com chama no olho no olho!
Em conversas não tão diretas
mas com desejo nas entrelinhas!
Num beijo não tão depressa
com começo sem vontade de fim!
Com um primeiro sem vontade do último
como um mergulho sem medo do fundo!
Com um voo sem medo do pouso
mas quente com um friozinho!
Com um pouco de mistério na dúvida
mas com medo da certeza do não!
Com fogo que pega na cama
como um sonho que não tem mais fim!
Com vontade de ver de novo
ansioso por um novo sim!"
Sou assim....
Canto errado, amo dançar, olho no olho....e sempre ouço a melhor música da minha vida, porque sempre me identifico com as letras, me acho em poemas e descubro que sou pura emoção, sou vida que nasce a cada amanhecer, sou como um dia de sol, brilho, encanto, ah como eu amo essa pessoa, que sou eu.
Sou como pedaços de canções, às vezes me sinto um quebra cabeça, que ainda ninguém conseguiu montar, eu quero descobrir o mundo, desvendar o que ainda se esconde, fazer história, fazer da minha vida um livro colorido,onde as pessoas se emocionem , quero ser inspiração, quero ser verdade, a estrela que brilha, o sol que queima ,o poema que emociona ,a alegria que contagia, o cheiro que o vento espalha, quero ser o sorriso nos lábios de alguém "ns"
Quero deixar de viver desse jeito singular e ainda viver uma história no plural.
Todo dia acorda cedo pro trabalho
Bota seu cordão de alho
E segue firme pra batalha
Olho por olho
Dente por dente
Espalha
Lei da Babilônia é diferente
Citar Misquote
Você já ouviu o que foi dito: "Olho por olho e dente por dente". - Mateus 5:38
No capítulo de abertura de Tom Sawyer, Mark Twain apresenta uma conversa interessante que reflete a natureza humana. Tom tenta convencer seu amigo Huck a se juntar a ele em seus planos de formar um bando de ladrões e levar cativos como os piratas costumavam fazer. Huck pergunta a Tom o que os piratas fazem com os cativos que eles pegam, e Tom responde: “Resgate deles.” “Resgate? O que é isso? ”Pergunta Huck. "Eu não sei. Mas é o que eles fazem. Eu vi nos livros; e é claro que é isso que precisamos fazer ”, explica Tom. "Você quer fazer diferente do que está nos livros e deixar tudo confuso?"
Este diálogo representa uma maneira de pensar que não é muito diferente do que Jesus encontrou. As pessoas também estavam citando e repetindo coisas que haviam encontrado em um livro - o Antigo Testamento. Mas eles estavam apenas falando palavras. As idéias foram separadas do espírito da revelação original. Ao aplicar mal os princípios mosaicos de conduta, o povo estava justificando suas atitudes e ações pecaminosas (Mt 5: 27-42).
Isso deve ser um lembrete para nós. Quando citamos a Bíblia, tenha certeza de que entendemos seu significado e contexto. Então não teremos as coisas "confusas".
Ao ler a Palavra de Deus, tome cuidado especial.
Para encontrar os ricos tesouros escondidos lá;
Pense em cada linha, cada preceito ouça;
depois pratique-a bem com medo de Deus. —Anon.
Um texto retirado do contexto pode ser um pretexto perigoso. Mart DeHaan
SONHO SONHADO
Nos chegamos um ao outro
Como quem chega do nada,
E trocamos, olho a olho,
O amor, sem palavras!
Nossas bocas emudecidas,
Não diziam, não falavam,
Eram vidas esquecidas,
Que sem medo se entregavam!
Foi você que me fez amado,
Foi você a minha paixão,
Foi você o meu sonho sonhado,
A batida do meu coração!
Nossas vidas foram unidas,
Num enlace ao entardecer,
Foi tão grande a alegria,
Que jamais vou esquecer!
A felicidade já me envolvia,
Quando você foi embora,
Eu pensei que morreria,
Mas sua lembrança me revigora!
Foi você que me fez apaixonado,
Foi você a minha canção,
Foi você que num dia iluminado,
Trouxe vida ao meu coração!
De Rodivaldo Brito em 02.06.1980
Revenge...
"Olho por olho, dente por dente..." A lei de talião ou pena de talião... tal e qual... retaliação. Faço eu justiça proporcional... uma vez que o que é justo é justo e ponto final.
Lei é bom... não é não!? Assim não saio eu desproporcionalmente, causando os mais sórdidos males que engendra a minha mente. Lei impõe o limite... não importa o quanto eu me irrite... e tudo queira arrebentar... há uma lei pra delimitar... E eu!? Bem, só me resta respeitar... se não, muito mais caro hei de pagar.
E eu gosto de ensinar o que sei: é bom pra você, seguir a lei... então, não saia da linha na hora da vingança... vá só até aonde a lei alcança.
Nem você, nem eu podemos ser ousados... vinguemo-nos sim... mas só na proporção do dano causado. Contenha sua cólera... foi só um tropeção!?
Vingue-se, mas eis a condição: outro tropeção é sua única opção.
"Mão por mão... pé por pé" é isso que é... fácil, cômodo e saboroso até que é, não é!? Nada de justiça punitiva... Vingativo é só o que você pode sair sendo (sorry pela estranha construção gramatical) pela vida... equilibradamente... nada excessivamente. Passar do limite!? Nem pense!
Lei mosaica... fratura por fratura.... e todo o mal da alma encontra a cura. Se há ferimento, nada de cair no esquecimento, nem ficar se remoendo por dentro... com a mesma moeda faça o seu pagamento.
Olho por olho... eis um belo e perfeito princípio de proporcionalidade ou de equivalência pra toda e qualquer maldade... sem emoção, não envolva o coração... use unicamente a razão. E sem rancor no final, afinal justiça foi feita... vingança na medida perfeita.
E não é que é? A lei de talião é a solução para os nossos males. Ou não é não? Diga-me, de verdade, qual é sua opinião?
Ah! Nem vem... vingança é coisa doce... e faz um bem, meu bem! Vingança é doce como mel?
Nãnãnã... que mau... vingança é um mal. Vingança é mais amargo que fel?
Poxpox, miguinh@ do ♡... olha aqui do Gandhi a opinião: "Se vigorar o "olho por olho, dente por dente", sobrará apenas um homem na face da terra. E ele, com certeza, estará cego e banguela".
E aí meu camarada... paz e amor, compreensão e perdão... Que vingança que nada... e siga em paz a sua jornada.