Olhando
Armando ficou parado olhando com atenção a enfermeira Patrícia colocar a estrela no alto da arvore de Natal.
Foi com muita alegria que recebeu o convite dela para ajudar na arrumação do símbolo. Era bom se sentir útil de novo. E assim colaborou. Bola por bola. Estrela por estrela, até que terminaram.
Patrícia, então, equilibrou o objeto, olhou para Armando com um sorriso e disse:
- Pronto "Seu" Armando, acabamos.
Armando não respondeu. Continuou alí parado olhando para a arvore. Patrícia que há anos trabalhava no asilo, conhecia a realidade de cada um interno e o quê a data representava. No caso de Armando, era a solidão. Foi internado há dois anos e desde então só recebera duas visitas do filho, um famoso médico da cidade. Não ousava tentar vislumbrar as muitas lembranças que passavam como um filme na mente do octogenário.
Até que...
- Seu Armando! - Chamou com um pouco mais de energia.
Ele, ainda, não atendeu.
Ela desceu da pequena escada e segurou o braço dele.
Foi quando Armando olhou e disse-lhe:
- Muito obrigado minha filha. Obrigado mesmo. Sabe? lembrei-me dos tempos em que tinha minha família e que fazia da arrumação da Arvore de Natal, um evento especial. Mas com o tempo, tudo passou e depois de todos estes anos, você me proporcionou viver de novo algo especial. Arrumar mais uma vez uma Arvore, foi uma experiência que me trouxe muitas recordações. Muito Obrigado e Feliz Natal!
Armando terminou a fala limpando os olhos das lágrimas que insistiam em molhar seu rosto, enquanto virava o velho corpo e se dirigia ao seu quarto. Patrícia não conseguiu responder. Sorriu um sorriso de choro em meio a emoção de também viver um... Feliz Natal.
Cabeça erguida, sempre olhando para frente e o que não pode faltar: fé em Deus que tudo vai dar certo!
Sabe quando você acorda e fica olhando para o teto e pensando na vida? Pensando sobre tudo que você fez; tudo que você conquistou; tudo que você perdeu e tudo que você ganhou?
.... Pois é, me pego, às vezes, acordando assim. Fico repassando o vivido o tempo todo. O meu acidente ocupa o maior espaço na minha cabeça, e me entrego a uma avaliação do quanto eu devo ter mudado depois do meu acidente. Como eu era e pensava antes, e como estou e penso agora? Será que eu mudei mesmo ou amadureci? É difícil não pensar, quando se passa por uma situação dessa. Claro que há mudanças, mas fico me questionando: será que mudei realmente ou apenas acrescentou à minha vida outras características?
.... Ouço o tempo inteiro, gente falando que antes de ser um cadeirante era uma pessoa feliz, e hoje a vida é só tristeza. E pessoas que não são cadeirantes também, reclamando de coisas tão bobas da vida, e que, por conta disso, precisam até de um psicólogo. Eu irei fazer quatro anos de lesão medular no dia 13 de agosto, e, até HOJE, nunca fui à psicóloga. Há quem acredite que se não fosse "gorda", "magra", "loira", "ruiva", "morena", "pobre" e cadeirante, entre outras coisas, com certeza seria mais feliz. Mas será que realmente seria mais feliz, ou apenas idealiza a felicidade de maneira equivocada ou pela transitoriedade do seu estado de espírito? E, por se achar infeliz, coloca limitação em tudo na sua vida.
.... Será que tal pessoa não tem medo de ser FELIZ? Pois para você colocar limitações em sua vida, não precisa estar em uma cadeira de rodas. Conheço muita gente que se limita cada vez mais de viver, com medo de enfrentar o que vem pela frente.
.... No meu caso, as coisas mudaram sim, e muito. No começo achei que minha vida tinha regredido 21 anos, pois em cima de uma cadeira... Não imaginava que poderia namorar, casar, trabalhar, sair, passear, ir à praia; e até ser mãe! Isso tudo veio à tona em minha cabeça e fiquei meio enlouquecida pensando no que seria o meu amanhã.
.... “Será que dessa vez minha vida acabou?”, pensava, será que vou ficar condenada a ser ninguém para sempre?”
.... Antes de tentar, eu mesma me julgara, achando que não conseguiria nada e não seria ninguém. Mas, logo depois, graças a Deus, isso passou e vi que continuava a mesma Vanessa de sempre! Só que agora com algumas moderações. Mas isso não me impedia de continuar pensando em meu futuro.
.... As coisas mudam sim, mas não me sinto infeliz e miserável. Fico enlouquecida com a falta de acesso, transporte público, calçadas sem rampas e falta de respeito com as vagas marcadas. Mas não com a lesão. Não vou sair andando por aí, então vou me irritar e me preocupar com o que posso mudar.
.... Voltando às mudanças. A reação da pessoa e o tempo de resposta de cada um é diferente. Conheci pessoas que em menos de 6 meses já estavam voltando às suas atividades e retomando suas vidas. E conheço outras com anos de lesão que ainda não superaram. Continuam reclamando como se a deficiência fosse maior que a vida.
.... Uma pessoa que já tinha atitude independente e era dona de sua vida, não vai manter a mesma postura depois de uma lesão?
.... Talvez sim, talvez não. Mas acredito que essa postura venha da escolha que fazemos diante de qualquer situação limite; ou lidamos com isso e seguimos em frente da melhor maneira possível, ou vamos ficar remoendo algo que não tem solução, e aí, sim, fica difícil ser feliz. Não é?
.... Pense no que você pode mudar em sua vida, e não no que seria melhor fazer se você fosse diferente. Pois se Deus lhe deu algo, tente fazer proveito de alguma maneira, crie ou procure algo novo. Seja diferente supere o
.... "Você não vai conseguir", que, às vezes, você diz a si mesma. .... Não aceite palavras negativas em suas vidas, diga sempre: "eu posso." ....Com fé e força de vontade você pode ser muito mais do que você imagina. .... Quando a maioria das pessoas me pergunta: "Qual é o seu sonho?" .... Eu respondo: "Não tenho sonhos, tenho metas." .... Faça o mesmo, eu sei que sonhar faz parte das nossas vidas, mas não se prenda a um mundo imaginário,.... corra atrás de um mundo que você pode alcançar. .... - Um abraço para todos os leitores desta coluna. Fiquem com Deus!
Será que mudamos?
Sabe, quando você acorda, fica olhando pro teto e pensando na vida?
Pois é, outro dia eu estava assim, e fiquei divagando sobre o quanto mudei depois da lesão. Como eu era e pensava antes, e como sou agora.
Será que mudei mesmo? Ou apenas amadureci?
Não dá pra pensar que ao se passar por um evento desses, se sai impune. É claro que há uma mudança. Mas será que mudou quem eu era, ou apenas acentuou determinadas características?
Já ouvi muita gente falando que antes da lesão era uma pessoa feliz, e depois ficou triste e deprimido. Acho que não preciso ficar discursando sobre o quanto a vida muda após uma lesão medular. Mas será que a pessoa era realmente tão feliz assim, ou apenas idealiza por se ver numa situação cheia de limitações?
As coisas mudam sim, mas não me sinto infeliz e miserável. Fico enlouquecida com a falta de acesso, transporte público, calçadas sem rampas e falta de respeito com as vagas marcadas. Mas não com a lesão. Talvez sublime isso pelo fato de que é algo irreversível. Não adianta ficar lutando. Não vou sair andando por aí, então vou me irritar e me preocupar com o que posso mudar.
Sabe aqueles dias que você tá olhando a chuva com uma boa xícara de café? Então a chuva toca o solo lentamente e se repete milhares de vezes, e você nem piscou. Inquieta, desajeitada e cansada. Às vezes me sinto um lixo.
Olhando silenciosamente o céu azul e suas formosas nuvens brancas. Respirando profundamente o ar que a natureza me oferece, e percebendo a beleza incrível do mundo ao meu redor, compreendi que o amor é real, porque é a força que move tudo no universo. O conflito existe porque o inventamos. A nossa falta de gratidão interior tem gerado os problemas exteriores.
As águas sobre as pedras, os animais que nos cercam, tudo isso é o todo, e o todo faz somos nós e nós somos ele. Será que você não percebeu que somos interligados?
Borboletas inspirando sua beleza, pássaros cantando possibilidades, lagartos oferecendo sua amizade simples. O som das cachoeiras é extremamente revelador. A leveza e paz de espírito que os campos nos oferecem são enriquecedoras. A simplicidade das pessoas através de um aperto de mão, de um simples café nos oferecido, a beleza de uma chaleira se aquecendo ao fogão de lenha, e a companhia fraterna de tudo o que é vivo ao nosso redor, nos revela e intui luz a todo o momento.
A partir do momento em que nos vemos nisso e sentimos tudo isso, todo sentimento contrário ao amor some, pois não há como não amar a nós mesmos quando nos vemos no todo. Será que você não percebeu que somos interligados?
As 23:50, estava eu lá, olhando o mar e conversando com ELA, agradeçendo tudo que eu passei naquele ano, muitas coisas tristes e ruins que com toda certeza me serviram de um aprendizado enorme na minha jornada aqui neste mundo. Nossa interação foi tão grande que houve momentos em que eu não sabia onde estava tamanha minha concentração, o que me leva a crer q tudo foi perfeitamente compreendido e aceito. Conversei com ELE tbm e renovei todos os votos de felicidade e cumplicidade que ainda temos, apesar da distância, e como ELE mesmo me pediu seguirei minha vida e serei muito feliz, com a certeza do reencontro um dia...
Quando 2012 chegou eu continuava lá conversando, chorando e desta vez pedindo, mais clareza e dicernimento em meus atos, paciencia para com aqueles que me rodeiam e principalmente uma luz para que eu possa seguir com os meus deveres e obrigações firmadas, porque ELE e ELA sabem que como está pra mim não está bom.
De uma coisa tenho certeza, tudo que foi ruim pra mim em 2011, como pessoas, palavras, atos e etc...ficarão no passado. Neste ano EU darei um rumo a minha vida, sem deixar que qualquer pessoa, palavras ou atos venha a me magfoar, coisa muito comum em 2011.
Algumas pessoas acham que eu não tenho memória, ou então elas mesmo não as tem, e esquecem das palavras proferidas, promessas e os NUNCA tão ditos em 2011, e que neste mesmo ano os NUNCA se tornaram tão SEMPRE, pra mim pessoas hipocritas e falsas que simplesmente não tem opinião e nem carater. Por que opinião todo mundo tem agora caráter.....
Engraçado como as pessoa dizem que eu mudei e tenho certeza q em 2012 tantas outra dirão a mesma coisa e minha resposta será sempre a mesma...."EU NÃO MUDEI COM VOCÊ, VOCÊ QUE MUDOU COMIGO, ESTOU APENAS SENDO COM VOCÊ, AQUILO QUE VOCÊ HOJE EM DIA É COMIGO"
Ai me pergunto e se me chamarem de chata? eu me mesmo respondo: SEMPRE FUI CHATA E QUEM ME CONHEÇE BEM SABE DISSO! NUNCA NEGUEI, mais minha chatisse vem de ser apenas eu mesma e de não faer nada pra gradar ninguém, quendo eu gosto eu gosto, mais tbm qdo não....
Ser falsa como muitos são por aí....tô fora, não faz parte da minha integridade moral e nem da educação que tive. Há quem ache que eu sou falsa e muitas outras coisas, mais confesso que não to me importando com NADA que pessoas sem carater venham a pensar de mim.
Enfim 2012 será o ANO DA MINHA VITÓRIA em vários aspectos da minha vida, coisas que aconteceram no passado, este ano não irão se repetir PQ EU SIMPLESMENTE NÃO PERMITIREI ISSO EM MINHA VIDA.
Como falei A MINHA VIDA, então ela é SÓ MINHA, e só farão parte dela aquelas pessoas que eu achar digna de participarem dela, pois tudo que me fizer mal ficará lá pra tras junto com as ondas do mar de 2011....
Feliz Nova Vida pra Mim!!!!!
Me vejo sentado olhando pro nada pensando como vou te dizer,
o quanto te amo, o quanto te adoro e o quanto preciso de você.
Tem dias que eu queria andar sem rumo,ficar olhando para o nada, pensando na vida, ouvindo uma boa música, e só voltar quando estiver bem!
E eu querendo ele, e ele me olhando e sorrindo como se não tivesse acontecido nada entre nós. Isso dóia.Ou ainda dói.
E lá estava eu, deitado na cama, olhando pro nada ,pensando no tudo, e dando mais um sorriso bobo por ter pensado em ti.
Encontrará respostas do seu futuro, olhando para o passado, mudarás seu destino agindo no teu presente.
Vem
Sozinha
Olhando persuasivamente para meus trépidos olhos
Encosta
Esguia
Menina prendada
Cabelos e laços.
Oposta
Vazia
Gostou de mim
Ocorreu um enlaço!
Cabelos negros
Cabelos vermelhos
Fitas vermelhas
Perfume dos seus fios de cabelo.
Sua nuca é adereço para eu me enfeitar
Roçar as unhas e suavemente me embaraçar
Então vem vazia de si
E torna-se cheia de mim!
Te espero.
"E depois de muito resistir, ela cansou. Sentou no sofá olhando para o teto e pensou :
Eu não irei contestar, nem reclamar. Dessa vez não! Já que é amor que seja firme e forte. Que venha com tudo , muito e borboletas no estômago."
Certa vez uma criança pura e ingênua pergunta a sua mãe: "Mãe, porque te vejo triste olhando pela janela como se esperasse alguém?" então a mãe escorado na janela, olhando atentamente o infinito vago... E meio a varias lembranças, saudades e alegrias vividas, diz a sua tão amada filha: "Filha, olho o que olhos nenhum olham, vejo o que ninguém conseguirá ver, olho um mundo que vivi e outro que deixei de viver, por fim olho pra dentro de mim e me encho de orgulho pelo que eu conseguir vivenciar e triste pelo que deixei no caminho, mas a saudade que hoje me dói só me mostra que vivi coisas boas e que nada, ninguém e muito menos o tempo consegue apagar um mundo só meu, onde só eu e o tempo sabemos o que conseguimos juntos e as meras lembranças me fortalece, fazendo acreditar que a felicidade existe e eu a pude contemplar no decorrer da vida e sempre irei querer ser tão feliz quanto os grandes momentos que me marcam o gostinho da verdadeira felicidade...
"Se ultimamente vc tem chorado se olhando no espelho e se preocupado com o seu melhor ângulo, você não está sofrendo tanto quanto imagina."
Aos seus Pés
Será que você não percebe que estou aos seus pés?
Que passei muitas horas olhando para ti desejando lhe amar?
Será que sou o único a perceber esse amor?
Você não vê a felicidade em meus olhos e em meu sorriso quando estou ao teu lado?
Você não percebe que sempre quero fazê-la sorrir, pois não gosto de te ver triste?
Será que não percebe que te amo?
Mas sem perceber conclui que minha esperança já se foi
De nada adiantou me humilhar na tua frente por sua atenção
De nada valeram as noites mal dormidas pensando em você
De nada valeram as lagrimas derramadas por ti
De nada valeu a angustia de não poder revelar o que sentia
De nada me valeu imaginar o quão bom seria nós dois juntos
De nada me valeu você, a quem destinei a minha vida
E o que fez foi somente sugar a minha felicidade
E despedaçar o meu coração
Agora não sei o que fazer, pois tudo o que tinha está agora contigo
Sendo assim não adianta ser hipócrita e dizer que não te quero,
Porque basta somente entra em seu olhar para ter uma recaída
E novamente cair aos seus pés,
E depois me arrepender amargamente.
O meu coração mesmo destruído não pertence a mim,
Por isso vou dizer pra quem quiser ouvir
Amo-te e quero você comigo
Hoje acordei vazia, com vontade de sentar e pensar... acordei sem sentimentos, acordei olhando pro nada, e imaginando coisas impossíveis. Hoje eu acordei apenas com vontade de um alguém, mais que essa vontade passe logo...
Pensar que é apenas um dia e uma batalha.