Offline
Off-line
Era uma segunda feira, o dia começou sem surpresas, não havia noticias que abalassem a vida cotidiana.
De repente, pessoas começaram a se importar com tudo que estava a sua volta, e a expressão verbal se tornou algo dominante.
Nosso tempo começou a render, sobrou o bastante para tarefas importantes. Nas repartições, conversas, risadas e sussuros tomava conta do silêncio habitual.
O comportamento na hora do almoço, era no minimo surreal, não havia pessoas isoladas, todas prestavam atenção nas falas da mesa onde estavam.
A janta não foi diferente, familias unidas e "gente conversando com gente" não havia abreviação do vocábulo, mas tinha muito olho no olho e sorrisos bem aparentes.
Conversas Foram colocadas em dia, e muitas tarefas adiadas, até as que estavam esquecidas, foram lembradas e muitas concluidas.
O fato que mobilizou toda essa história, foi a paralização daquilo que muito nos domina, certamente quando voltar a funcionar, muitas dessas coisas irá paralisar.
O dia que as redes sociais saíram do ar, foi um dia Off-line, as coisas voltaram ao normal, pois aquilo que conectava pessoas distantes, separava as de perto.
Mães conversavam com seus bebês, em vez de lhe entregar uma tela, lhes davam atenção.
Casais, com as mãos livres, e olhos desocupados, desfrutavam da companhia um do outro, faziam e retribuíam carícias, sem se preocuparem com o tempo que passava.
Livros impressos eram lidos, cadernos preenchidos por poemas, literatura e sonhos.
O mundo colorido das telas, fez um exército de sedentários. Cheio de amigos desconhecidos, a liberdade se limita às paredes de suas casas.
Fundou a geração que conhece o planeta, estrelas e lua, mas não conhece nada de seu bairro
Saudades do mundo Off-line, onde a fala era mais usada que a escrita, onde existiam poucos amigos, mas todos conhecidos, onde estar junto não era apenas compartilhar o mesmo espaço.
E, de repente, o mundo mudou: as pessoas transformaram seus quartos em ilhas, conectaram-se ao celular e desconectaram-se das pessoas ao seu redor, passaram a ficar online nas redes sociais e off line na vida. O que era para unir acabou criando um abismo intransponível entre as pessoas.
O sucesso passa por investir mais do nosso escasso tempo onde a vida ocorre de fato: no mundo off-line.
Os invisíveis
Não precisam mais aparecer
Continuem se ocultando
Antes era um não entendi
Hoje é um grande tanto faz
Na realidade a maioria eu nem
Conheço+
Se não for para Somar
SOME!
Muitas pessoas se frustram ao não alcançar sucesso no ambiente digital, sem se dar conta de que são as mesmas que geram dificuldades para se posicionar e conviver no mundo offline, onde frequentemente criam intrigas.
Crescer não é tão difícil:
A questão é que, vivemos num mundo onde somos cobrados por mostrar a nossa felicidade.
Muitos querem saber das nossas vidas, poucos desses, se importam de verdade.
Querem apenas ver status em redes sociais, ver se estamos com alguém, se estamos saindo para se divertir, fotos, e mais fotos, sorrisos, e mais sorrisos.
As vezes bate a insegurança, ou até mesmo indecisão de sermos nós mesmos e sofrer rejeições.
Alguns acabam por cair em contradições contra si mesmos. Se mostram tão felizes numa foto em companhia de muitos, e ao ficarem sozinhos, não conseguem definir quem são de verdade.
A melhor aprendizagem da vida, é que, felicidade não se mostra, se vive.
E quando mostrar, que seja de verdade, que você esteja realmente feliz.
E quer saber mais?
_ Você não precisa ser aceito por alguém que não te vê, como é verdade. Só um alguém, que te enxerga com seus defeitos acima das suas qualidades, merece que você faça parte da vida dele. Só um alguém, que percebe sua tristeza, só de olhar em seus olhos, merece seu amor ou sua amizade.
Só um alguém, que não cobre que você esteja bem todos os dias, merece conhecer suas histórias.
Só um alguém, que é de verdade, merece ter você. Até porque é impossível ser feliz todos os dias, tem dias bons, tem dias ruins, nada contra ninguém, mas tudo bem se não estamos bem. Não precisa viver de explicações, apenas viva um dia de cada vez, e aproveite mais o que é vivido em off. Porque a melhor imagem, é a que fotografamos na memória! E é essa imagem, que merece eternizar. Mesmo que esse eterno acabe, junto com as últimas batidas do nosso coração!
Texto de #Andrea_Domingues ©
Todos direitos autorais reservados 18/07/2019 às 16:00 horas
Favor manter créditos ao autor original #Andrea_Domingues
Nunca estivemos tão conectados e tão indisponíveis ao ponto de ser necessária (e até comemorada) uma função no Whatsapp que faça você "desaparecer" enquanto está online.
O tal do "estava on e nem me respondeu" vai acabar, mas não vai resolver os "vácuos nossos de cada dia".
Saudade da época em que nos comunicávamos por carta ou orelhão... A demora na resposta era bem maior, e por vezes nem vinha, mas éramos mais tolerantes e compreensíveis. E justamente pela dificuldade que havia, aproveitávamos a oportunidade com qualidade e sabedoria.
Conversar demandava todo um processo, mas era um evento.