Ofensas
A gravidade do nosso pecado e de toda perversa impensada e não misericordiosa ação, perante a um semelhante, está sempre ligada a grandeza e a gravidade na proporcional dificuldade ou facilidade que temos de nos gerarmos de forma eficaz e definitiva um arrependimento e um auto-perdão. De certo só nos assustam mesmo os fantasmas e erros que ainda permanecem vivos, não resolvidos e sem aceitação.
Se alguém lhe ofender, lembre-se que se ofender ou não é uma decisão absolutamente sua. Se uma pessoa consegue te ofender é porque ela consegue moldar sua mente, e isso seria uma falta de personalidade incrível.
Tiago recomenda que confessemos as nossas culpas uns aos outros e oremos uns pelos outros para que fiquemos curados. Tg 5.16. Logo, ofensas cometidas contra o outro, além de serem confessadas a Deus, devem ser confessadas ao humano ofendido.
Sua vida resume em apenas um dia, tudo se apaga e começa do zero todo dia. Viva o seu melhor hoje. Seja feliz hoje. Perdoe as ofensas hoje. Ame as pessoas hoje.
A ofensa só se torna
ofensa quando aquele
que a proferiu a recebe.
Mas quando é direcionada
ao outro, não passa
de uma brincadeira.
A falta do perdão é mãe dos complexos psicológicos que roubam nossas vontades e respondem em nosso nome, ofendendo, se multiplicando e nos empedindo de praticar o bem. Devemos perdoar para que possamos agir sob nossa vontade e não apenas dizer que foi sem querer ou não teve culpa. Melhor seria ter perdoado. Como escrito no modelo de oração sugerido por Jesus: "Perdoai nossas ofensas assim como perdoamos a quem nos têm ofendido".
O sábio ignora a ofensa do tolo e segue em paz; com isso, o tolo se sente ainda mais ofendido e vai procurar outro infeliz como ele para se ofenderem mutuamente.
— Jucelya McAllister
Papel amassado
Se a gente pegar uma folha de papel e disser para alguém descontar toda a raiva que sente, como se o papel fosse o ofensor, rasgaremos com absoluta certeza, mas se um dia voltarmos com o perdão e pedir esse papel do jeito que estava, não será mais possível, pois as palavras ditas não voltam atrás... Deixam marcas...
O ser humano se torna cada vez mais fraco ao dar maior relevância à depreciação que o outro lhe atribui do que às suas próprias virtudes.
"Circunstâncias nos agridem todos os dias, ainda assim devemos ser gratos.
Porque embora ofensas injustas nos causem dor, o viver dessas experiências e o enxergar do mau que há no outro, é também a oportunidade de evoluirmos no aprendizado de como nós jamais seremos."
Oração
Senhor alivia as perdas e dores, minhas e de meus próximos,
perdoa nossas dívidas e ofensas, assim como faremos com quem
nos ofende e nos deve.
Deus é presente hoje e sempre!
Que assim seja!