Ofensa
Perguntar para quê se faz o que se faz é a ofensa mais cruel para quem ignora as razões pelas quais está repetindo a mesma tarefa há zil anos.
A ofensa gratuita é um fracasso pessoal, sobretudo se generalizada, e denota ao menos uma de duas coisas: a falta de educação ou a falta de conhecimento.
Às vezes, os dois...
Rm 5.18: "Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida."
É hilariante ver um calvinista tentando fazer malabarismos e cambalhotas nessa passagem, quando questiono com ele porque o pecado de Adão alcançou a todos (depravação total), mas a morte de Cristo (expiação) não alcançou a todos? Se o calvinismo estivesse correto (e não está é nunca estará se não abandonar a incondicionalidade) Deus é o grande vilão cósmico do universo!
Vivemos uma época em que ser chamado pelo nome de um animal qualquer é ofensa. Acho que quem deveria se ofender são animais. O ser humano é estúpido demais pra ser comparado a um animal.
Se pela boca vem a ofensa, pela boca o ofensor será repreendido, para que arrependido, pare de ofender.
Não trabalhe aborrecido por causa de uma ofensa; pense no quanto seu trabalho lhe permite sentir seguro e valorizado.
Se sua reação é imitar aquele que torra seus nervos com palavras de ofensa, então são duas pessoas de mesma carga negativa e inimigas da reconciliação.
Experimente liberar o perdão, ignorando a ofensa e o veneno será removido do coração, proporcionado júbilo, saúde e paz.
Qualquer engenharia científica, criatividade ou evento moderno que se aplique à ofensa e ao sofrimento moral, físico ou espiritual, nada mais é do que uma engenhoca do inferno, que tira a vida do próximo.
Jesus nos ensinou que perdoar é a facilidade de ignorar a ofensa e valorizar o arrependimento do ofensor por meio do amor cristão.
Se queres que o ofensor reconheça a sua ofensa, mostra primeiro o tamanho da compreensão do teu coração, presenteando-lhe com palavras altruístas.
DE AMAR
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Abafe o primeiro grito,
primeira ofensa,
primeiro tapa,
primeira etapa
da violência...
Rejeite o primeiro gole
ou desperdício,
primeiro trago,
primeiro estrago
de qualquer vício...
Cometa o primeiro gesto
de paz e bem,
primeiro traço,
primeiro passo
de amar alguém...