Oceano
Seguimos conquistando um ao outro até que
outra barreira se aproxime;
Diga que podemos
Diga que faremos
Não apenas outra gota
Mas um oceano.
O tempo é implacável, tal como as águas de um livre curso de água, que segue uma constante em direção ao oceano, segue o tempo ao infinito.
A força da gravidade convida a água a descer pelas encostas... Há quedas e ascensões, curvas (não) retas; e o Oceano.
Estamos todos no mesmo nível, ainda que por estradas humanas diversas... Mesmo que uns estejam no lugar mais profundo do Oceano e outros na montanha mais alta, inexiste quem, direta ou indiretamente, não se apoie no chão da Terra.
"Convém, quando chegar na praia, despir-se de tudo que há na terra e vestir-se de mar..." #mundosurfproduções #filosofiadosurf
Ela era a maré, sempre inserindo-se e saindo da vida daqueles que a amava.
Eternamente confusa e incapaz de decidir se desejava a firmeza e segurança da terra, ou a liberdade selvagem do oceano.
Onecina Alves
Se estivermos em um barco sem uma direção definida e única, "remar", cada qual em uma direção não será valido, daí a estagnação.
Estamos parados no meio do oceano.
( Eu rio )
Enquanto eu rio
Você sorrindo me diz,
Que sou o seu grande mar.
Eu tão feliz
Em altas ondas,
Transformo-me em oceano!
***
Inevitáveis expectativas beijavam meus pés em minha longa jornada, deixando implícito que eu havia me perdido em seus olhos azuis, um convite ao deleite. Eles vinham ao meu encontro de forma súbita, um oceano profundo, cheio de segredos, que pode ser capaz de afogar quem ousa desvendá-los. E como fazer para não nos afogarmos?
"Se você não existisse...
não existiram os oceanos,
nem embarcações para te procurar,
porque ninguém saberia onde te encontrar."
O estado de espírito que a simples contemplação do mar provoca, relativiza toda a negatividade e ressuscita o som maravilhoso e ritmado da vida.
Olhando o mar aqui sentado sobre a duna, olhando as ondas, percebi que elas são como as pessoas. Preste atenção em uma onda. Ela vem se levantando e simplesmente se desmancha, mas não desiste. Começa a se levantar novamente, mesmo sendo inevitável sua queda, mas não desiste de seu objetivo de chegar na areia.
A ilha que sou.
Sou uma pequena ilha,
vivendo na solidão
do seu micro-clima,
afogando-me cada dia.
Sou uma pequena ilha,
que caminha pela rua,
alheia à dor do próximo,
insensível a tudo que não seja
minha própria necessidade.
Sou uma pequena ilha,
árida, seca e vazia,
que mata de fome e sede
a todo o que se atreva a visitar-me.
Sou uma pequena ilha
que se afoga e se perde.
Cada dia minguando,
afundando no oceano da vida.
Até quando serei uma ilha?
Desejo apenas que o sentimento encontre refúgio em algum barquinho quando os ventos não forem muito favoráveis no oceano do pensamento.
Sabe, sua vida nunca é exatamente como planejada. Uma receita pronta nunca se encaixa. Na verdade, nossa vida nada mais é do que um barco na imensidão de um oceano. Nós até temos nosso destino, mas nunca se sabe se as correntes mudarão, se uma tempestade nos encontrará ou se um simples iceberg surgirá pelo caminho. A vida é exatamente assim, todos sabem para onde ir e como ir, mas ninguém nunca conta com as pedras e os espinhos pelo caminho.
Precisamos conhecer a Deus, não achar que O conhecemos; o que nossa condição humana tem acesso é apenas uma gota no meio de um grande oceano de revelações.