Observar a Natureza
A Natureza tem um poder espiritual ímpar; quando em contacto com a mesma, consegue-se contemplar a própria alma.
"Na natureza, diariamente um grupo de cães sai bem cedo para procurar comida, voltam somente se estiverem com o estômago cheio. A tarde, além de vigiar eles brincam de lutinha com supervisão de um "superior" e a noite eles somente vigiam."
Magnifica natureza, tome conta de mim! Faça com que minha satisfação encontre-se no simples gesto de admirá-la! Tamanha e infinita é sua beleza que me torno sempre mais sensível ao percebe-la.
Veja nas pétalas da gardênia: paz, admiração e o perfume da alma. O templo da natureza é o lugar para contemplar e apreciar profundamente a perfeição divina.
"Encosto na beirada da proa e respiro fundo. Sinto uma paz por estar em contato com a natureza. Olho pro céu e vejo a “Estrela Manuela” me observar. Até que um barulho me fez voltar a atenção pra terra, ops, pro navio. Fico olhando pra ver de onde veio o barulho. Alguém me observava. Quando ando em direção à esquina do navio, escuto um novo barulho e um vulto sai correndo." Trecho de Amor nos Tempos de Quarentena
Parte da sua natureza vívida é feita de muito caos e inquietação, o que justifica muito bem o seu grande apreço pela rica sobriedade que graças a Deus alcança com simples momentos de contemplação.
Um vento tocando gentilmente o seu rosto, passando suavemente pelos seus cabelos à medida que uma linda imagem encanta os seus olhos, instiga bons pensamentos em alguns instantes preciosos.
Considera oportunidades como esta, sendo atos de bondade que o Senhor lhe demonstra, que servem de fonte de vitalidade e de fortaleza diante das ocasiões caóticas e inquietas.
Apesar dos dias nublados, que hajam cores em nossa alma.
Vamos ver com olhos de boa observação tudo que nos rodeia. Vamos aprender com a natureza, ela não desiste !
ouço o canto do pássaro
que vem lá de fora
corro pra observar
e me encantar
e vejo também as borboletas
a flutuar e bailar
na brisa do ar
que o vento traz e leva
e o cheiro da relva
perfuma o ambiente
as flores colorem meu dia
e assim Deus me enche de alegria
agradecida e enternecida
meio sem jeito eu sorria!!!
Conforme observou Jung, a Sombra nos é necessária porque não podemos ser tudo aquilo que, em princípio, poderíamos vir a ser. Precisamos escolher quais aspectos em nós mesmos vamos expressar no mundo. Todavia, se enganarmos a nós mesmos, transmitindo a falsa impressão de que somos só doçura e luz, então a nossa irada e rancorosa Sombra vai manifestar-se em outra parte – nas outras pessoas, em nossa visão do mundo, em nosso corpo e em nossos sonhos (talvez como uma figura sombria e escura, ou através de uma personalidade inteiramente desagradável). A nossa Sombra vai rapidamente nos provocar: "Olhe para mim! Estou aqui!" e podemos ou fingir que ela está "lá fora" ou fazer um sério exame em nós mesmos.
Se expusermos as Sombras à luz, elas desaparecerão como que por magia. Contudo, a maioria de nós tem medo ou, simplesmente, vergonha do nosso lado Sombra; assim, ele permanece escuro e, à medida que aumentamos a intensidade de luz que incide sobre nosso eu consciente, a sombra se aprofunda.
Isso não significa que devamos dar vazão ao lado "escuro" da nossa natureza. Tudo que precisamos fazer é reconhecer nosso eu Sombra, para que não mais precisemos projetá-lo sobre o mundo exterior. Enquanto nos enganarmos com a ideia de que nem sequer poderíamos imaginar-nos desejando a morte de alguém, por exemplo, aqueles impulsos assassinos serão substituídos por outros, como um espelho da nossa Sombra. Não basta dizer as palavras "Acho que eu poderia matar alguém"; precisamos tê-las dentro do coração. Somente quando possuímos a nossa Sombra é que nos tornamos inteiros. ("CRESCENDO E EVOLUINDO COM ALEGRIA", de Gill Edwards)
Observe atentamente
as águas de um rio
e perceba
que não param diante das pedras que surgem
e enfrentam cada desafio,
que vivificam por onde passam,
pois isso nos faz lembrar
que na vida, atitudes são necessárias, tais como a persistência naquilo que acreditamos, avivando o ambiente a nossa volta,
continuar lutando,
não se entregar a derrota,
portanto, numa simples lembrança, uma grande lição.
A natureza tenho muito a nos ensinar,
mas precisamos prestar atenção.
O Observador de Aves
(Gleidson Melo)
Nos galhos da árvore há esperança de vida, em cores e penas, apenas luz e colorido. Enquanto a beleza matinal traz calmaria, uma melodia desperta e quebra o silêncio da trilha - encanta e canta em belos duetos e solos -, é vida que surge numa manhã de sol.
Nos caminhos da mata segue o homem:
ávido, curioso, atento!
Existe algo de novo a ser revelado, a aproximação transforma-se em êxtase, e lá se vai o observador:
nos galhos da árvore repousa uma bela ave.
A VIDA, UMA PLANTA, UMA FLOR!
Ao contemplar essa chuva rolando sobre a terra, deixo a inspiração fluir.
É verdade que o mundo não é fácil pra ninguém, mais também é verdade que muitas coisas passam perto de serem fácil, depende muito de nós.
Já reparou como a planta para se tornar tão maravilhosa deve se submeter a uma tão grande exposição ao sol?
Pois é! Difícil para planta não se pode afirmar o contrário, todavia esconde-la dessa luz irá priva-lá de uma de suas propriedades essenciais que é a fotossíntese, não deixando ela exarar o perfume como de uma Rosa a exuberância de um lírio e a delicadeza de uma Margarida.
Pense nisso! Está difícil?
Mais é a partir disso que você provará para mundo o plano de Deus para sua vida.
Não tente mudar a natureza das coisas, afinal se não existisse esse sol que queima, nunca teríamos um jardim de flores e a vida seria cinza, sem sabor.
É por isso que os planos de Deus são perfeitos!
Agradeça pela natureza das coisas, é por ela que ainda estás vivos e é por Deus que resultará algo.
Boa noite.
Sou caçadora da paz profunda, do eterno amanhecer, observo os voos como uma dança no vento. Tenho coragem em auxiliar lagartas a se transformarem em borboletas só para lhes dizer o quanto suas asas são bonitas, e meu coração se expande em mais e mais alegria. Quando você sorri e se alegra com o voo do outro... aí sim você está no caminho certo do amor, da luz, respeito e gratidão 🦋
ultimamente
só observando
as flores caídas no chão
os pássaros cantando
com esmera emoção
os animais que vivem
no meu quintal
que ficam pra lá e pra cá
a sujeira acumulada
livros para serem lidos
bagunças a serem organizadas
a ordem que não foi dada
e se foi, ainda não foi cumprida
a tarefa a ser feita
os propósitos a serem realizados
o sonho tem que ser acordado
entrar em acordo com minha realidade
as visitas que estou por fazer
as contas a serem quitadas
a atenção a ser chamada
a escada a ser subida
para outra vida, menos amarga
a boa intenção a ser buscada
a fé a ser intensificada
entrar em harmonia com o meu ser
a familia a ser amada
as amizades a serem reencontradas
a saudade que no peito ficara
morrerá à míngua se não for matada
no encontro divino comigo mesma!!!
Eu acordei e ela ainda estava lá,
A lua, tão linda de se observar,
Observando-me de manhã,
Onde ela não devia estar...
A lua não mora na noite?
Porque hoje de dia posso então olhar?
Todos os dias ela se vai,
Mas hoje ela não quer ir embora,
Escolheu ficar, acho que vai morar aqui...
Na minha janela.
Tem dias que contemplo o limoeiro do quintal. Eu vejo aquele laranja atraente do fruto maduro, e pergunto:
Será que também doeu?
a caminho do trabalho vou contemplando uma bela vista, e meus pensamentos vão além do horizonte, o que a natureza oferece você agradece.