Observar
Prestem atenção:
Quando chegam à mim, contando problemas,
desabafando…eu primeiro observo a situação pois lamentavelmente quando nos “intrometemos” com intuito de alertar, ajudar um grande amigo(a), corremos o risco de sermos, às ocultas: mal interpretados, sermos vistos como pessoa invejosa
e por aí vai.
Então fiquem atentos!
(((Título e texto são de autoria:Isa Soares-reflexoesedicas)))
Quanto mais observo as pessoas apressadas e agitadas, mais me convenço que elas precisam parar para orar e buscar sua espiritualidade.
Quanto mais observo as pessoas lentas e calmas, mais me convenço que cada ação praticada é fruto da espiritualidade encontrada numa oração de movimento constante.
LUA DOS TEMPOS MODERNOS
Autora: Profª Lourdes Duarte)
Do alto de um prédio, observo a noite que cai
Sem eminências azuladas, nem revoadas de passarinhos
Mas ao longe surge a lua com seu encanto e magia
Para embalar o sono dos que tardam o fim do dia.
Como pra mostras aos que vivem nesta serva de pedra
Surge brilhante e cor de prata lá no alto da colina
Resistindo a ofuscação das luzes artificiais
Mostrando que seu brilho é supremo e belo.
Oh! Lua dos tempos modernos
Continuas bela e singela com seu brilho cor de prata
Minguante ou crescente és entre todos os astros
Símbolo do amor que impera.
Lua dos tempos modernos resiste ao tempo e as tempestades
Vai e volta mais bela, de suas quatro estações
Como para mostras aos que vivem nesta correria louca
Que o romantismo ainda existe
E que é importante para embalar corações.
Observo a delicadeza do tempo e me deparo a equilibrar-me
nos fios da emoção quando antigas lembranças me vêm a mente como nuvens doces a povoar meu coração.
(...) Eu observo seus pés se moverem largados no braço do sofá e me pergunto pela milésima vez, desde que te ouvi no interfone, o que é que te faz rodar a cidade por horas e parar na minha porta sempre. Você diz que minha sala é o melhor sebo da cidade, então vem. Embora saiba que a real motivação não é essa, aceito a resposta para te fazer ficar. É sempre assim, a gente usa desculpa para tudo (...).
Hoje observo o que ontem foi minha juventude, eu ali animado, empolgado por coisas que hoje talvez desprezo. Fico me perguntando se hoje estou mais velho pelo que vivi ou pelo que eu não passei ainda? Mas de uma coisa tenho certeza, o que desfrutei foi intenso e o que não foi oportuno também não me fez falta pois se tivesse feito, talvez não estaria nem sequer pensando.
Nos velórios, observo que 75% das mortes são de jovens com menos de 30 anos. Fico preocupado porque se continuar neste ritmo muito em breve teremos um país habitado por velhos. Talvez seria até interessante porque alguns velhos são a reserva moral do País. São os velhos a fonte de referência de todo saber humano. São os velhos que merecem respeito e consideração pelo muito que fizeram em favor da nossa pátria. Mas onde vamos parar se a situação não se inverter? voltando a falar dos jovens faço a minha observação pedindo a eles que reflitam nestas minhas palavras:
Nós somos o futuro do País, somos nós que daremos prosseguimento aos trabalhos de nossos pais e nossos antepassados. Nós somos os guardiões de nossa cultura; nos somos os substitutos de nossos pais; nós continuaremos com as obras e realizações e continuaremos com o que velhos começarão e não terminarão; Nós jovens somos o orgulho de nossos pais, dos familiares, dos amigos. Não queremos morrer tão cedo. por favor procurem respeitar pai e mãe, procurem a salvação em DEUS!!!NÓS JOVENS DEVEMOS DIZER NÃO A VIOLÊNCIA E SIM A PAZ MAIS DEVEMOS COMEÇAR POR NÓS MESMOS!!!!!!!
Todos os dias tenho a oportunidade de aperfeiçoar algo em mim, tudo que observo nos outros e não gosto me serve como espelho.
Flutuando uma pandorga livre no ar com seu colorido rebolando pra lá e pra cá,observo a criança feliz com seu brinquedo , que outros tempos me pertenceu. Hoje já não posso brincar pois me taxam de louco , eu não entendo, apenas sou uma criança adulterada por homens que não podem ser livres!
No comportamento dos filhos observo o exemplo dado pela natureza em relação aos pássaros: permanecem no ninho apenas até que aprendam a voar, a partir daí ganham o céu. Não conhecí até hoje uma especie que não prefira arriscar-se nas alturas, em troca da segurança de permanecer aninhada, nem tão pouco uma, que das asas dos filhotes arranque as penas, para que estes não se lançem no desafio de suas vidas
Observo com paciência cada segundo,
E vivo intensamente em cada momento;
Na magia incomparável de um universo,
Tão infinito em si; tão belo quanto pleno...
Quando apresento me a mim mesmo, observo longamente e assustado, choro por perceber nessa pessoa que sou eu, tanta controvérsia reparada ate então, somente em todos os outros a minha volta.
Opinião mudo sim, sem personalidade? não! pelo contrario, observo todos os detalhes e possibilidades, tenho uma visão ampla e nenhum compromisso com a ``dona`` constância...
Quando observo as pessoas vejo que a educação e conhecimento é a chave para o respeito e valorização de convicções numa forma mútua, mais indiferente. De qualquer forma, o respeito em si já bastaria.
Observo a lua e as estrelas dai então fico imaginando em como seria se você estivesse aqui, como seria se eu sentisse o calor dos teus lábios, fico imaginando como seria se você me amasse do mesmo jeito que eu te amo. As vezes me acho meio boba, idiota, e egoísta por querer seu amor só pra mim. quer dizer.. Com tantas outras meninas para você se apaixonar, porque você se apaixonaria logo por mim?
É perambulando lentamente, que observo "tudo" em absoluto movimento e quando estou correndo, percebo que "tudo" parece estar parado. Qual será a relação entre a velocidade e a ilusão ? Por que tanta pressa e pra que tanta pressa se todos vamos chegar ?