Observando
É próprio do filósofo em sua existência, contemplar a natureza, observando com admiração para entender a si mesmo.
Ser Mortal
A cada tempo
Que para vivo a pensar
Sobre o tudo e o nada
E já fico observando
O que está
Nessa minha idade
Simplesmente acontecendo
A cada tempo
Que passa
Mais consigo desacreditar
Em certezas alheias
De que tudo está sempre acabando
Mas que sou eu
Quem na realidade
Está Eternamente Morrendo
Jeazi Pinheiro, "Ser Mortal" in "O Último Poema".
Filho
Nascer. Renascer a cada ano
Crescer observando a volta
Aos poucos entendendo a vida
Dos responsáveis a inevitável escolta
Um nobre aprendiz do mundo
Amadurecendo bem de mansinho
Valor inestimável. Preciosidade sanguínea
E de repente mocinha ou mocinho
Com personalidade própria. Questiona
Contudo, com paciência, não raro é tarefa fácil o dialogar
Então, sem esforço, a orientação flui
Porém, outras vezes haja tensão no discordar
A preocupação, assim como o amor, é pra vida
Na medida que a independência avança
Que a liberdade é desejo mais constante
Quanto pais, é difícil acompanhar a mudança
Ah, se filho pudesse continuar pequeno
Na utópica condição de só caber nos nossos braços
Sob o manto da proteção familiar
Sob os nossos cuidados na manutenção dos laços
Mas ele cresce, aprende e nos ensina
É vital ganhar o mundo e cumprir a sua missão
E esse tal aniversário todo ano
Aprimora o nosso eterno pequeno cidadão
Felicidades e saúde é tudo que desejamos para a nossa prole
Bons amigos, proteção e uma estrada iluminada
Algumas dores serão parte do caminho
Mas o nosso colo será sempre uma confortável pousada
Forte ou frágil. Estando perto ou longe
Escreve a sua história no livro do planeta
Menino, trans, bi, menina ou gay
Do nascimento a maioridade o tempo passa como um cometa
Finalizo estes singelos versos
Desejando o melhor. Muitas realizações para cada serzinho
Que nesta esfera, a cada dia, nasce ou no aniversário renasce
Que o destino seja bem generoso e trate-os com muito carinho.
Observando a natureza e a perfeição de seus ciclos, nos damos conta do esplendor do Universo. Há quem diga que somos um grão de areia no infinito do Cosmos. Pode ser e é também. Prefiro pensar que somos imensos com o Universo e tão maravilhosos e interessantes quanto a eternidade... pontos de vista.
Aprendi que se aprende muito mais
Observando do que propriamente perguntando,
Pois as mínimas sutilezas só se aprende olhando.
SALA VAZIA
Fiquei sentado na sala “vazia”
Observando detalhes da ornamentação
Pinturas nas paredes que me encantam
Sozinho, mas não sinto solidão.
Sinto a falta de sua companhia
Mas não mexe com o meu coração
Minha felicidade se completa
Por ter certeza que não é separação.
Foi apenas uma saída repentina
Alguns instantes para atender no portão
Logo retorna e ao meu lado se senta
Nossa conversa continua com motivação.
Falamos do passado com sabedoria
Da nossa vida com compreensão
Do nosso amor com ternura
Da família com muita paixão.
Agora que eu não namoro mais, fico observando os casais que eu vejo ou tô junto, e fico pensando: poderia ser eu e ela, mas a gente "meteu o louco" com minha ex sogra. Agora tô esperando sermos adultos pra eu te pegar de jeito sua magrela.
Os avós observando as galerinhas. Disputando espaço para ver a eclipse lunar. Uns falavam mais alto do que outro. Com celular de última geração para tirar fotos da Lua. Eles estavam esquecidos nos cantos da sala. Ninguém lembrou de levá-los para participar deste evento. Afinal, eles dão trabalhos. Não andam. Estão velhinhos gagas. E ninguém se propôs a interagir. Nem celular eles têm!
- Olha a lua q linda que tá hoje! Gritava alto uma das adolescentes, para que todos pudessem ouvir. Click. Click. Todos tentando pegar o melhor ângulo da eclipse. - Olha que linda! Esqueceram os idosos sentados e pensativos.
Mas, a lua... Os filhos, os primos e amigos estavam em festas. A Lua!!!!
Desatentaram-se. Ao que está tão raro. O Amor! Quase q extinto. Raro de se ver.Até existe sim. O "amor" pelo interesse. Tá até espalhado pelo mundo. Mas, o amor genuíno. Raríssimo. Tão extraordinário qto a lua distante. O amor. Tão lindo quando há entre os irmãos. Impossível ser registrado pelos melhores celulares.
A Lua passou!!! Os momentos foram registrados. As fotos. As melhores. Foram postadas. Quantas curtições!!! 👍👍👍👉👌 Ops! Dois últimos não.
Quando tudo acabou. Alguém se lembrou de levar, aqueles que tanto deram amor aos filhos e netos, para a cama. Um dos filhos fez q já não existiam. Impaciente. Tiveram de cuidá-los. Obrigação.
Enfim, muitos perdem tempo com algo tão distante. E que não aquece a alma da humanidade. Sendo objeto de exploração do homem. Enquanto, que o amor transforma o mundo. Combate o ódio, o preconceito, a desunião, a destruição. Inclusive, a ganância q está destruindo o planeta. O AMOR entre os q estão próximos. Que até há de preservar a lua da destruição humana. Pq a terra já está comprometida.
Até a próxima eclipse! O amor está aí do lado. Aproveite!!
Olá Rosa... sempre te observei! Fiquei observando seu desenvolvimento mesmo sem você perceber, eu estava ali torcendo por você naquelas tempestades tortuosas e violentas, torcendo para que suas pequenas pétalas não viessem a cair, algumas vezes eu tentei conversar com você mas percebia seu receio.. após Seu lindo desabrochar eu finalmente decidi de forma rude te arrancar para colocá-la dentro de um vaso, mas eu não contava com sua defensiva.. você furou minhas mãos e elas sangraram então compreendi..
A Rosa só queria viver sua vida!
É possível saber a classe social de uma pessoa observando os problemas que ela reclama, isso não é uma critica. É notório que existem níveis de problemas, mesmo que o que é grave para um, seja fútil para outro, há um senso comum que caracterizam esses níveis, e quando é observado que um problema é fútil neste senso, geralmente a classe social dessa pessoa é mais alta do que de uma pessoa cuja a reclamação é mais grave para o senso comum.
Como uma reclamação de fome por exemplo em comparação com uma reclamação de quem não ganhou o jogo de vídeo game do ano.
A medida com que melhoramos nossa vida financeiramente, nossas reclamações mudam. Pense sobre isso!
Reciclagem racional e sentimental...
Mais uma vez observando a passagem da senhorinha que quase diariamente passa pela minha rua "garimpando" produtos recicláveis, assim exercendo digna mas assaz atividade insalubre, isso que lhe proporciona pequeno e abençoado acréscimo de rendimentos para manter sua família, fiquei a meditar na sua incansável perseverança diante de tão humilde ofício.
Atividade exercida com boa disposição, simpatia, educação, gratidão e admirável profusão de bênçãos para com todos que lhe fazem qualquer doação, por menor que seja. Pensemos numa pessoinha sempre e sempre a ostentar um semblante feliz e de bem com a vida, além de admiravelmente comunicativa, e assim veremos diante de nós dona Maria em toda a sua simplicidade, desenvoltura, disposição e simpatia.
E quem de boa vontade poderia ao menos duvidar que uma preciosa pessoinha assim, faça parte do atuante exército dos anjos carnais a serviço do Reino Celestial, influenciando positiva, decisiva e amorosamente nossa vida cotidiana , familiar e comunitária? Afinal, com suas decisivas atitudes, ela está a nos ensinar a reciclar tudo: até os nossos mais complicados sentimentos!
Como cristão, eu enxergo dona Maria como sendo um daqueles valorosos ajudantes de nosso Senhor Jesus Cristo, no Sermão do Monte, quando de suas dinâmicas atuações na busca, preparação e distribuição dos peixes e pães para aquela incontável multidão de famintos da Palavra e de alimento; assim bem como vejo participarem ativamente na preparação dos meios necessários, todos aqueles que O buscavam e buscam ainda nos dias atuais, na fervorosa esperança de obtenção de um milagre de Cura e ou transformação no rumo das suas vidas. Quem ali preparou os cântaros para o milagre da transformação da água em vinho, nas Bodas de Caná da Galileia? E quem desceu a maca daquele enfermo pelo buraco do telhado, assim facilitando sua obtenção de cura junto ao Senhor? E quem se esforçou maravilhosissimamente para tocar nas vestes do Senhor Jesus Cristo, naquele milagre da mulher com perda incessante de sangue? E no milagre do paralítico junto às águas em movimento, quem ergueu o leito e andou, senão ele mesmo em fervorosa obediência ao Senhor? E quem apanhou e amassou o barro, naquele milagre do cego de nascença em Jericó?
Portanto, querendo obter um milagre em nossas vidas, urge que antes nos disponhamos a participar dele, pelo menos na busca e preparação dos meios necessários para sua realização, ok? Se possível, graças ao nosso próprio preparo pessoal, cultural e comunitário, também na limpeza, recolhimento e destinação adequada do lixo resultante, tudo assim e um tanto mais nos disponhamos a fazer...
Aliás, bem assim como todos nós daqui que geramos e separamos nossos lixos orgânico e possivelmente recicláveis o temos feito com naturalidade e disposição, ainda que firmados no admirável exemplo de dona Maria, com toda sua humildade, presteza e disposição social, mais as empresas partícipes.
Afinal, e aqui não somos então todos curitibanos, seja aqui nesta Cidade Limpa e ambientalmente organizada nascidos, ou de assaz agradecidos e alegremente penhorados corações?!?
- - - - -
Em tempo: Apenas para os que não estejam nem aí para com o futuro da humanidade, aqui não me permito deixar de indagar sobre o que mais chama-lhes a atenção, e do mundo inteiro, nas recorrentes tragédias climáticas ocorridas nas periferias das grandes cidades, senão primeiramente o absurdo montante de LIXO levado de roldão pela violência das águas e do barro que descem dos morros? Assim como a natureza ainda não nos preparou para devorar lixo, será que o nosso judiado planeta Terra assim pode fazer naturalmente, ou sofre, engasga e vomita tamanha quantidade de lixo, principalmente plásticos e metais, até matar tantas gentes, peixes e outros tantos inocentes animais, quando sabemos que assim desleixados prosseguindo, logo, logo, chegará nossa própria vez de gemer e morrer antes, bem antes que o planeta?
Ao invés de mudar rapidamente de canal ao saber das repetidas tragédias climáticas, pensemos seriamente nisso, e se necessário for, busquemos mudar drasticamente nossas atitudes prejudiciais, com urgência urgentíssima.
Sinto muito.
Armeniz müller.
...Oarrazoadorpoético.
É como se eu fosse um homem solitário, observando a vida passar de longe, que anseia por conexões que a distância impede. Seus olhos capturam momentos distantes, mas seu coração anseia por toques próximos, buscando uma intimidade que as distâncias geográficas teimam em negar. Cada suspiro é um eco da saudade que transcende a vastidão entre ele e o mundo que deseja habitar mais de perto.
Parece que o meu 1% aventureiro foi domado pela força do amor.
Uma força tal, que conduz os olhos dos heróis para além dos seus emblemas.
Dominação plácida, pouco agressiva.
Do tipo que se nota, as vezes até se teme, mas não o suficiente pra correr em direção oposta.
Se irrite comigo não tá
Enviar essas mensagens pra você.
É o mais próximo que posso ir.
Da coisa mais autêntica que já senti
Queria poder falar cara à cara, frente à frente.
Queria perder o sono e ao dormir poder sonhar com você.
E não ter a sensação que devo um pedido de desculpas por ser invasivo.
Queria tanto alguém aqui
Pra dizer tudo ou talvez nada.
Me sinto abraçado as vezes.
Mas é um abraço frio.
Aperta o peito abate a alma
O corpo só reclama saudade.
Eu só quero ficar aqui, observando os grandes feitos de meu Pai.
O meu único desejo é viver segundo a vontade Dele.
Estou aqui apenas para caminhar nos caminhos que Ele tem trilhado para mim.
Quero viver somente da maneira que o meu Pai se regozije.
Sentado observando o vai e vem das ondas na praia
Sentindo a brisa salgada que varre todo o litoral
Percebo o quanto nossa vida se assemelha ao mar
Uma pequena porção sólida inundada pela imensa massa líquida
Sua inconstância natural, dominado que é pela força das marés
Às vezes se faz forte, cheio de violência e agressividade
Por outras vezes escorre manso pelas areias brancas em uma carícia infinita
Mas sempre segue adiante, dia após dia
Rotineiro, porém de natureza imprevisível
Tal como nós – simples seres humanos.
Moça
Nunca vi um garoto tão feliz
Encantado
Estava observando
Ou melhor;
Admirando seus olhos
Amo quando você me canta
Pena que não sou quem te encanta
Gosto de olhar em teu rosto
Pronto a julgar
Procuro defeito
Por que é tão dificil encontrar?
Me encontro disperso
Preso em verso
Esperando você a minha carta entregar
Desperto vagarosamente, sentindo o solo irregular. Noto a figura vestida de preto observando o resultado de sua procura, celebrando imóvel e silenciosamente a aniquilação realizada dentro do prazo. Por fim, o predador havia caído perante a presa, um cadáver.
tô sentindo a minha falta. passei tanto tempo observando as suas mentiras que esqueci das minhas verdades.
A sensação de quando estamos feliz e insana, me pego observando cada detalhe ao meu redor, como as folhas das arvores se movimentam, como a brisa gelada toca minha pele, em como só percebemos os detalhes quando estamos calmos, a maioria de nós fica muito tempo sem perceber que e feliz.
Rosa do Céu
Observando o céu, rosa de fim de tarde,
Na beira da estrada, minha mente se alarde.
Refletindo sobre as dadivas divinas,
Que em cada detalhe, revelam suas linhas.
Quanta beleza naquele céu se expandia,
O mesmo céu de todos os dias, em sua poesia.
Às vezes uma perspectiva, uma nova visão,
Mas nem sempre o enxergo, em plena imersão.
Ali, aglutinado, com olhos atentos,
Cada nuvem, um desenho, um momento.
As aves, em seu voo, sobre a liberdade,
Deus, em toda perfeição, em toda verdade.
E eu, tão imperfeito, tão distraído,
Diante da mesma beleza, quase perdido.
Perdão, meu Deus, por tantas vezes não ver,
A beleza que me cerca, o teu eterno ser.
Sempre ocupado, sem tempo para contemplar,
Mas para coisas fúteis, sempre a me entregar.
Perdoa-me, Senhor, por minha cegueira sem fim,
Mas saiba, em meu coração, o quanto te amo, assim.
Os sábios e intelectuais se rendem a Deus, observando em sua volta a criação do universo, formada no córtex cerebral ,o resultado pré-existente, não se calcula o nada do nada