Observação
“Se não se empenha
Vencer o futuro fantástico,
É sonho na taça do destino
Borbulhando venturas,
É vida implodida
Na ampulheta da eternidade
Implorando revisão.”
Rogério Pacheco
Livro: Vermelho Navalha – 2023
Teófilo Otoni/MG
"Estamos sangrando
Por todos os poros!
O mérito d’ação
É saturar o veneno
No peito difuso
D’aquele que padece!"
Rogério Pacheco
Livro: Vermelho Navalha - 2023
Teófilo Otoni/MG
"Anula-se o gáudio.
Sepulta-se mais um dia.
Em silêncio. . .
A garganta da noite
Absorve. . .
Toda carniça humana!"
Rogério Pacheco
Livro: Vermelho Navalha - 2023
Teófilo Otoni/MG
Como formigas em um formigueiro artificial, vivemos sem enxergar o que existe além. Muitos aceitam isso sem questionar, mas alguns sentem que há mais do que podemos compreender.
Estou muito feliz hoje
Com a linda conjunção
Lua e Júpiter no céu
Chamando toda atenção
E aqui todos na Terra
Os vendo com emoção
Condutas e gestos, revelam mais do que uma infinidade de locuções. Nas entre linhas das concepções, as ações de verdade, amor, apreço, equidade, lealdade e zelo tem proporção infinitamente maior e notável do que os ornamentados discursos carregados de falsa moralidade.
Lembremos que a todo momento seremos identificados quando os resultados das lindas palavras não coincidem com os resultados das lindas e indispensáveis ações.
Toda ação negativa tem um ponto positivo.
A reacção de quem obseva seus erros é a aprendizagem em volta do teu fracasso.
Quanto maior a distância do objeto consagrado, maior a sua percepção de perfeição. As imperfeições mais sutis se revelam na convivência ou na observação demorada dos seres.
Diariamente, eu observo as minhas flores, em especial, a orquídea e o lírio, e comecei a perceber algo muito interessante: Dia após dia, a orquídea se inclinava mais para perto do lírio, e ele começou a se aproximar da orquídea também, e as folhas do lírio que estavam próximas dela, ficaram maiores e mais abertas. Essas observações constantes, me induziram a pensar que deveríamos agir como as flores, nos inclinando, nos aproximando bem delicadamente uns dos (as) outros (as), os (as) agraciando com amor, com carinho, com afeto, com sensibilidade e com muito respeito. E as pessoas sendo compassivas, tão receptíveis umas com as outras, viveriam em plena comunhão, íntima fraterna, genuína união; extremamente amorosa interação. Praticando a máxima maior ensinada e perpetuada pelo nosso Senhor Jesus Cristo:" Amarás o teu próximo como a ti mesmo. "
Nem todo velho é sábio, mais porém existem mais sábios velhos do que sábios jovens ... Digo pelo fato da observação da vida .
Três caminhos, nenhum pela sorte.
Observar a vida e a tudo.
Copiar um sábio de verdade.
Aprender com os próprios erros .
Por último pedir a Deus Sabedoria...este último não é um caminho a trilhar e sim uma dádiva e favor imerecido de Deus.
COBRANÇAS...
Porque somos tão cobrados em todos os sentidos nesta vida.
Na verdade, acho que em todos os momentos somos cobrados de alguma maneira
Seja por atos, sentimentos, atitudes, pensamentos, modo de viver, de se vestir.
Tudo é motivo para observações que muitas das vezes levam consigo julgamentos e palavras que nada acrescentam a quem está sendo observado.
Quase na maioria das vezes estas cobranças partem de um pressuposto para denegrir, agredir, diminuir a pessoa em questão.
Sempre pontuando aquelas palavras “cobro para você melhorar”, nem sempre valendo o que é dito.
Muitas destas situações (cobranças) veem carregadas de muito palavras que ofendem e rebaixam a pessoa. Haver cobranças faz parte de qualquer atividade que exerçamos, mas, a forma como é feita é que faz a pessoa aceitar e melhorar ou se sentir ofendida e diminuída, gerando sempre problemas maiores posteriormente.
Cobranças sempre serão presentes em qualquer situação que estejamos envolvidos, seja na área profissional, na área amorosa, nos relacionamentos entre amigos e familiares.
Somos cobrados e cobramos também, o fato está que, precisamos sempre entender a forma de como somos e de como fazemos esta cobrança também.
Na maioria das vezes gostamos de criticar como somos tratados, mas tratamos da mesma forma quando estamos também cobrando.
Temos muito a melhorar no trato e na convivência com as pessoas próximas a nós, seja na área profissional, em nossos relacionamentos, em nossas amizades.
Cobrar sim, mas de uma forma que não diminua e nem ofenda quem quer que seja. Mesmo porque tendo em mente que também seremos cobrados de muitas coisas nesta vida.
Marcelo Martins