Obra de Arte
Infelizmente no universo curatorial, ambiente dos curadores das artes plasticas e visuais no Brasil, dentro dos hemisférios públicos e privados são regidos por equívocos direcionando para um verdadeiro desastre conceitual com diversas criticas infantis e impregnadas de uma falta de conhecimento que distanciam se em muito da tradicional acadêmica apreciação da arte, da distinção clássica da técnica e do reconhecimento atemporal de valor da verdadeira obra de arte.Um exemplo claro disto aparece quando os ditos curadores atuais, assistentes e museólogos referem se ao tema da obra de gênero, da pintura da anatomia, da figura humana ou animal, ditando erradamente que estas obras são simplesmente, retratos.Conotando assim um menor valor e inespecificidade.Um erro gigantesco nacional brasileiro, afinal para todo o universo das artes no mundo inteiro, que não seja manipulado por nocivas opiniões mercadológicas de alguns ditos tubarões, as visões, valores e reconhecimentos são diferentes.
A exemplo disto temos o Retrato do Dr. Gachet, de Van Gogh que foi vendido a alguns anos passados por US$ 82,5 milhões. A Gioconda ou a Mona Lisa como um dos retratos mais emblemáticos da história da pintura, de Leonardo da Vinci e os retratos realistas de Lucian Freud (1922-2011) que chegou ao fim da vida, neste seculo XXI com rótulos: de artista vivo mais caro da história, com uma tela arrematada por mais de U$ 30 milhões em 2008 no mercado de arte internacional mas isto aqui no Brasil não vale nada, são obras sem valor, são simples retratos.
A arte só pode ser admirada em sua plenitude quando abrimos o coração e ouvimos os gritos que ecoam de cada verso, cada rabisco, dos atos...
Uma obra só é arte quando compreendemos o caos que está implícito em sua beleza.
Existe um grande equivoco quando se acha que a avançada tecnologia vem se tornando uma grande concorrente da arte. Pois assim parece ser enquanto imagem mas entorno da invenção, imperfeição e criação da obra de arte, nada artificialmente substitui ainda a superatividade e a inteligencia emocional do pensamento ideia e visão do artista, que é e será por muito tempo ainda seu tradicional protagonista..
Algum dia a historia da arte e o mercado de arte universal, entenderá que a arte do desenho, não é um esboço e sim uma arte final, com toda sua maestria, valorização e importância.
A boa curadoria de arte é aquela que promove um novo olhar, um novo dialogo ao publico visitante, novas perguntas, novas respostas e uma nova abordagem da obra de arte e do artista no universo movente contemporâneo.
Houve um tempo em que o carro era tratado como obra de arte, não somente um monte de metal sobre rodas.
É verdade. A vida, às vezes, parece uma obra de arte. São tantas dores, a dor tem a capacidade de cortar nossas asas e nos impedir de voar.
Uma Obra de Arte.
É um arranjo.
A beleza está em
agrupar os iguais
E a partir destes
fazer contrastes.
Há de se entender
as igualdades em mudanças
respeitar as diferenças.
Obedecer combinações e degrades.
As combinações podem vir
de grupos próximos ou ir
Nas que causa mais bem estar.
E a combinação complementar
com o oposto absoluto.
Como se a arte ensinasse
como deve ser a vida.
Sem forçar
nem as semelhanças
nem as diferenças.
Aproveitando sim
para mostrar a beleza
na diversidade na grandeza.
Qualquer coisa diferente disso
é ignorância
é violência.
Obra de arte é qualquer coisa que uma pessoa tenha considerado assim alguma vez, ainda que o seja somente para ela.”
Ame-se.
Você é único, insubstituível,
ímpar e singular.
uma obra de arte feita com amor
pelo criador.
Sorrir é uma arte, onde você é o próprio desenho, e o visitante ao apreciar a obra seja mais um apaixonado por artes assim.
Sorrir é tão bom e contagiante...
A melhor forma de valorizar um artista é contemplar sua obra de arte. Obrigado Deus por essa natureza.
Deus é um artista, e na criação fez uma obra de arte à sua imagem e semelhança, a partir desta obra arrancou uma costela e coroou a sua criação com uma obra-prima chamada mulher.