Objetivo de Vida
As pessoas em geral tendem a avaliar sua retidão pela ausência de atos errados em sua vida, como se passividade fosse o objetivo do ser humano. (...) O homem não cumpre o propósito para o qual foi criado a menos que aja.
Por que somos tão incompetentes em ser felizes e plenos neste mundo?
Temos o dom da vida e uma plena certeza de que aqui estamos de passagem e mesmo assim não conseguimos sequer fazer a nos mesmos felizes, quanto mais os outros. Vivemos para nosso bel prazer, enfiados em nossos piores defeitos. Sabemos apenas olhar para nosso umbigo. Não temos empatia e se temos é com interesse próprio e visando alguma coisa.
Quando vamos acordar para a realidade de nossa passagem por este mundo de materialismo e sem qualquer propriedade real para nosso crescimento. Estamos sempre voltados a ter e não em ser, sendo que brigamos por tudo, queremos tudo e nos esquecemos que viemos sem nada e vamos retornar sem nada de concreto deste mundo. Apenas nossas boas ações e nossos sentimentos e lembranças que aprendemos durante toda nossa vida.
Cabe explicar que a própria definição da palavra vida já indica o caminho, final da palavra (ida), Portando nada justifica tanto tempo perdido em objetivos (não que não devamos ter), mas o discernimento de saber o que realmente é importante e faz diferença para nossa existência.
Brigamos por poder, posses, dinheiro, nomes e sobrenomes, tudo é motivo de disputas e nos tornamos cada vez piores em nosso interior, sendo que é justamente em nós mesmos que fazemos mais mal. Para muitos o ego é seu Deus maior, o orgulho, a avareza, o acumulo de bens, e por ai vai... Até quando?
Quando vamos compreender que os mercadores ainda estão no templo. Quando vamos ¬¬¬¬¬¬¬¬-compreender porque Jesus expulsou estes mercadores do Templo. Se nós somos o templo vivo de nosso Deus, como em nosso interior ainda cultuamos todos estes preceitos deste mundo.
Não estou aqui relativizando preceitos religiosos, mesmo porque cada um tem sua maneira de chegar a Deus, apenas usei este exemplo para expor com mais clareza o que penso com relação aos defeitos que carregamos e que sempre estarão presentes neste mundo imperfeito.
Como muitos dizem, a vida não é para os fracos, mas sendo fortes ou fracos, o que vale realmente é lutar todo tempo com nossos defeitos e sobrepujar nossas fraquezas.
Procuremos abandonar pelo menos um pouco destas fraquezas e nos dedicarmos a nossa procura por objetivos que tragam felicidade e por consequência aos que nos rodeiam.
Nossas lutas Internas...!
Passamos por poucas e boas em nossa vida, sofremos e aguentamos todas as consequências de nossos atos e nossos pensamentos. Somos cobrados todo tempo por diversas decisões e também omissões, não temos muitas escolhas as vezes. O que nos leva sempre a continuar?
Por que nossas lutas internas são tão difíceis de serem enfrentadas e resolvidas?
Sabemos que a cada amanhecer, ganhamos mais uma oportunidade de nos sentirmos renascidos, seja com problemas ou não. Nossa capacidade de enfrentar a própria vida e suas dificuldades vem de muita força interior, mesmo que não achemos que a possuímos.
Tantos medos, tantas duvidas, tantas perguntas sem respostas, muitas noites sem sono algum, coração acelerado e ao mesmo tempo apertado, sentimentos mil sobre várias coisas simultâneas, quantas ocasiões se sentindo abandonado e solitário, sem enxergar saída alguma sobre certos problemas e sentindo uma tristeza imensa que não cabe dentro do peito.
A amargura, e a falta de esperança seja, em alguém ou mesmo em alguma situação, sempre nos leva ao pior de nós mesmos. No desespero crescem aos mais diversos pensamentos negativos, as piores ideias, conceitos errados e decisões que levam mais ao fundo do poço do que uma solução.
Quem neste mundo pode dizer que não passou por algum ou todos estes pontos. Somos suscetíveis a muitas coisas que nos rodeiam, nossa proteção cai por terra quando deixamos de acreditar que somos capazes de enfrentar nossos desafios e vence-los. Podemos falhar, com certeza que sim, como falhamos muitas vezes na vida.
Mas uma coisa não podemos deixar de lado e nem se abater. Primeiro a fé, não cabe aqui discutir qualquer religião, pois temos de acreditar que existe um ser superior a tudo e a todos. Segundo, termos a vontade de vencer, a garra de saber enfrentar e dar o melhor de nós por pior que esteja a situação.
Porque uma afirmação muito verdadeira sobre este mundo é que “não existe bem ou mal que perdure”. Portando, cabe a cada um de nós, com nossos problemas, nossas limitações, seja qual definição que seja dada. Nossa principal tarefa e objetivo é lutar com todas as forças para passarmos por este mundo, levando lembranças de uma pessoa vencedora e que fez, mesmo dentro de limitações o melhor que poderia fazer.
Viva nossas limitações e incapacidades, porque é através delas que nos moldamos e aprendemos a descobrir como vencer nossos problemas e a nós mesmos. Simples não...