O Senhor das Moscas

Cerca de 11893 frases e pensamentos: O Senhor das Moscas

MÚSICA DA ALMA

[…] falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais. —Efésios 5:19

Em seu livro Musicofilia: Contos Sobre a Música e o Cérebro, Oliver Sacks dedica um capítulo ao papel terapêutico da música para pacientes portadores de Alzheimer. Ele descreve a observação de indivíduos com demência avançada que reagiram as músicas que trouxeram de volta lembranças que lhes pareciam perdidas: “Os rostos se tornam expressivos quando a velha canção é reconhecida e sentem o seu poder emocional. Uma ou duas pessoas, talvez, começam a entoar a canção, outros se juntam a elas e de repente o grupo inteiro — antes muitos deles estavam virtualmente sem fala —, mas agora cantam juntos, dentro de suas capacidades.”
Vejo isto acontecer nos cultos matutinos de domingo numa clínica para pacientes com Alzheimer, onde a minha sogra está internada. Talvez você já tenha vivenciado isso com algum ente querido, cuja mente está nebulosa, e uma canção evoca uma consciência vinda do profundo do ser.
Paulo incentivou os cristãos de Éfeso “[…] enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais” (Efésios 5:18-19). Canções que glorificam a Deus podem atingir o patamar mais profundo onde o significado jamais se apaga. Mais do que palavras, harmonia ou pensamentos conscientes, esse tipo de música é bom para a alma e para o coração. —DCM

É inevitável louvar a Deus quando o coração está em sintonia com Ele. David C. McCasland

Inserida por pao_diario

DIZENDO A VERDADE

Porém o Senhor lhes enviou profetas […] mas eles não deram ouvidos. —2 Crônicas 24:19

O livro O Sol é Para Todos, foi escrito por Atticus Finch, um advogado respeitado de uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos, nos anos 30, durante o período de segregação racial. Quando ele decide defender o caso de um negro inocente contra dois brancos desonestos, ele sabe que enfrentará o terrível preconceito do grupo de jurados. No entanto, sua consciência o impele a dizer a verdade com ousadia, mesmo diante de oposição.
Os profetas do Antigo Testamento muitas vezes eram enviados para pregar a verdade a pessoas inflexíveis. “Porém o Senhor lhes enviou profetas para os reconduzir a si; estes profetas testemunharam contra eles, mas eles não deram ouvidos” (2 Crônicas 24:19). A sua mensagem geralmente resultava em perseguição e algumas vezes até mesmo em morte (Hebreus 11:32-38).
Durante o ministério de Cristo na terra, a Sua mensagem também causou forte oposição. (Lucas 4:21-30). Ainda assim, na soberania de Deus, o terrível erro judicial que sentenciou Jesus a morrer na cruz comprou a nossa redenção.
Agora como representantes do Cristo ressurreto neste mundo, devemos promover a reconciliação, a justiça e a integridade (Miquéias 6:8; 2 Coríntios 5:18-21). E para promovê-lo é necessário dizer a verdade mesmo diante de oposição. Esta é a tarefa de todo cristão até aquele dia, quando Cristo fizer justiça (Apocalipse 20:11-15). —HDF

É melhor dizer a verdade e enfrentar rejeição, do que escondê-la só para ser aceito. Dennis Fisher

Inserida por pao_diario

SOLUÇÃO DE CONFLITO

Rogo a Evódia e rogo a Síntique pensem concordemente, no Senhor. —Filipenses 4:2

Celebra-se hoje em muitos países o Dia Internacional de Resolução de Conflitos. O objetivo desta celebração é incentivar as pessoas para que usem a intermediação e a conciliação, ao invés do sistema judiciário para acertarem suas diferenças. Como seguidores de Cristo não estamos imunes ao conflito, por isso precisamos aprender a resolver nossas desavenças de maneiras que honrem ao Senhor.
Dizem que as “brigas nas igrejas geram os piores conflitos”, talvez porque ocorram entre pessoas que professam a crença na unidade e no amor. Muitos cristãos foram tão feridos por um irmão na fé, que saíram da igreja e jamais retornaram.
Evódia e Síntique são citadas nominalmente na Bíblia e persuadidas a resolver suas diferenças: “pensem concordemente, no Senhor” (Filipenses 4:2). Ao invés de deixá-las resolverem seus conflitos sozinhas, Paulo apelou a um companheiro de confiança que as ajudasse, quando escreveu: “auxilies [estas mulheres], pois juntas se esforçaram comigo no evangelho” (v.3). Neste mesmo contexto, Paulo instigou os filipenses a levar seus pedidos a Deus, enfatizando que a oração traz a paz divina (v.7) e a sensação da Sua presença permanente (v.9).
Os relacionamentos quebrados numa comunidade cristã são da responsabilidade desta. Em meio às dores e diferenças podemos encorajar, ouvir e orar. —DCM

O perdão restaura os relacionamentos quebrados. David C. McCasland

Inserida por pao_diario

A DERROTA DA MORTE

Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. —1 Coríntios 15:57

A fé cristã deve fazer diferença em nosso estilo de vida diariamente. Contudo, a prova final da nossa confiança no evangelho é a nossa reação diante da morte. Quando participamos do funeral de um amigo que partiu e amava o Senhor Jesus, nos reunimos para honrar um cristão, cuja firme confiança em Cristo abençoou ricamente a vida daqueles que o conheceram. As palavras ditas são mais uma expressão de louvor a Deus do que um tributo a um companheiro admirável. O culto é um testemunho da vitória do nosso Salvador sobre a morte e o sepulcro, que glorifica a Deus (1 Coríntios 15:54-57).
Quanta diferença do funeral de Charles Bradlaugh, um combatente britânico ateu. O escritor Arthur Porritt relembra: “Nenhuma oração foi feita diante do túmulo. Na verdade, nem uma palavra foi balbuciada. Os restos mortais foram colocados em um caixão leve e baixados a terra de forma um tanto quanto sem cerimônia, como se um cadáver em decomposição estivesse sendo colocado fora de visão apressadamente… parti com o coração gelado. Só então despertei e percebi que, a perda da fé na continuidade da personalidade humana após a morte, dá a ela uma vitória pavorosa.”
Os cristãos, entretanto, creem na comunhão face a face com Deus após a morte e a ressurreição final dos nossos corpos (1 Coríntios 15:42-55; 1 Tessalonicenses 4:15-18). A sua fé se alegra com a vitória sobre a morte? —VCG

Porque Cristo vive, nós também viveremos.
Vernon Grounds

Inserida por pao_diario

AJUDADO PELO MEDO

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência. —Provérbios 9:10

O medo tem significados diferentes para pessoas diferentes. Para o jogador profissional de golfe Padraig Harrington, o medo é a motivação para ajudá-lo a atingir seu melhor desempenho. Em 2008, quando venceu os Jogos Abertos da Inglaterra e o Campeonato da Liga Profissional de Golf, Harrington declarou: “Sim eu sinto medo. Gostaria de dizer que tenho toda a confiança e paciência e que estou tranquilo. Não, este não sou eu. [O medo] me impulsiona. Ele me mantém indo à academia. Tenho que trabalhar com ele e usá-lo a meu favor.”
Talvez seja o medo do fracasso, ou o medo de perder as estribeiras, mas Harrington considera o medo como algo útil em sua vida profissional.
O temor também pode ajudar a quem segue Cristo. As Escrituras nos desafiam a exercer um temor reverente a Deus, o qual é o melhor tipo de temor. Ele motiva-nos a estarmos preocupados com a nossa desobediência a Ele ou com o nosso viver de forma contrária aos Seus caminhos. É prestarmos reverência ao nosso grande Deus, curvando-nos à Sua perfeita vontade e buscando Sua sabedoria para vivermos. Com esse objetivo, Provérbio 9:10 declara: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.”
Podemos viver sabiamente em um mundo incerto ao temermos a Deus, honestamente. —WEC

Tema a Deus e nada mais terás a temer. Bill Crowder

Inserida por pao_diario

UM BOM TRATAMENTO

Examina-me, Senhor, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos. Pois […] tenho-a perante os olhos […] —Salmo 26:2-3

Dolly, nosso animal de estimação, é da raça West Highland Terrier e tem sete anos. Ela adora cavar na sujeira, o que significa que suja-se muito. Damos banho nela em casa quase todas as semanas, mas às vezes ela fica tão encardida e o pelo embaraça tanto que temos que levá-la para cuidados profissionais.
Antigamente ela odiava ir à Pet Shop, porque a atendente estava sempre com pressa e mal-humorada. Fazê-la entrar no recinto era uma luta. A visão da loja sempre a animava para fugir.
No ano passado decidimos experimentar outra Pet Shop e descobrimos que o nosso animal de estimação, apesar de nem sempre gostar da experiência, agia com menos relutância. A atendente era bondosa apesar de lavar Dolly e causar-lhe desconforto.
Quando o pecado e os entulhos se acumulam em nossos corações, precisamos ser purificados. Como o salmista Davi, precisamos pedir a Deus que “sonde” e “prove” nossos corações e mentes e nos mostre nossos pensamentos, atitudes e caminhos perversos (Salmo 139:23-24). Nosso Senhor pode causar-nos desconforto, pois a exposição dos nossos erros é muitas vezes difícil, mas podemos nos aproximar dele sem medo.
Quando o Senhor nos examina, apesar de ser doloroso, Ele é gentil e bondoso. —DHR

Arrependimento é a ferida que traz a cura. David H. Roper

Inserida por pao_diario

HUMILDE BRAVURA

Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse. —Filipenses 2:29

Uma reportagem de um jornal americano dizia: “Um grande número de americanos, de clérigos a advogados e diretores executivos de empresas reivindicam medalhas por bravura, que nunca lhes foram concedidas.” A fabricação de registros de guerra e falsificação de títulos de bravura estão mais disseminadas do que se imagina. Um homem, que de modo falso recebeu uma comenda da marinha, mais tarde se sentiu envergonhado e afirmou que os verdadeiros heróis raramente falam sobre seus feitos.
O heroísmo é reconhecido pela disposição em ariscar a vida de maneira altruísta em benefício do próximo. Em Filipenses, Paulo reconhece dois de seus colegas como verdadeiros heróis da fé. Paulo elogiou Timóteo por seu altruísmo e caráter aprovado, como um verdadeiro filho que serviu ao evangelho junto com ele (2:22). E Paulo descreveu Epafrodito como “meu irmão, cooperador e companheiro de lutas” (v.25) que arriscou a sua vida pela obra de Cristo (v.30).
Paulo disse aos cristãos em Filipos para “honrar sempre a homens como esse” (v.29). Honrar aos irmãos na fé pelo seu serviço magnânimo a Deus é um mandamento bíblico. Não é um culto a um herói, mas uma atitude de respeito por uma vida bem vivida.
Através de uma palavra de encorajamento ou uma expressão tangível de reconhecimento, a quem você pode honrar hoje pela sua humilde bravura no serviço ao Senhor e auxílio ao próximo em Seu nome? —DCM

A fé em Cristo pode transformar pessoas comuns em heróis extraordinários. David C. McCasland

Inserida por pao_diario

DEUS, O OLEIRO

Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. —Gênesis 2:7

Isso é literalmente o que o Senhor fez em Gênesis. O soberano Criador formou e moldou a humanidade com um design único. Este processo envolveu a criação do homem a partir do pó da terra. A palavra formou em Gênesis 2:7 descreve o trabalho de um artista. Como um oleiro, moldando e transformando o barro num cântaro ou algum outro tipo de vaso de pó da terra, assim o Senhor formou a humanidade a partir da argila.
A obra de Deus com o pó e o barro continuou quando Ele soprou para dentro do homem o fôlego de vida, transformando-o numa alma vivente. Isto fez do homem um ser espiritual com a capacidade de servir e ter comunhão com o Senhor.
Depois que Adão e Eva pecaram, Deus continuou trabalhando e moldando o barro, enviando Seu Filho Jesus para morrer e regenerar aqueles que o recebem, para que possamos desfrutar da comunhão com Ele. Com gratidão, usemos nossas mãos para realizarmos boas obras para Sua glória. —MLW

Deus é verdadeiramente o único que pode nos moldar. Marvin Williams

Inserida por pao_diario

QUE CAVALGADA!

Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor […] por toda parte […] —1 Tessalonicenses 1:8

Francis Asbury montou seu cavalo quase 10 mil quilômetros, anualmente, por quase meio século. Apesar da saúde frágil, ele prosseguia incansável. Ele se nutria com carne seca defumada — um tipo de alimento que não se estragava durante suas longas viagens. Asbury é lembrado por introduzir o circuito de cavalgada do pregador metodista como uma forma eficiente de conquistar a fronteira americana para Cristo. O seu objetivo era sempre a plantação de novas igrejas em áreas remotas.
Ao final do seu ministério, ele havia recrutado mais de 700 pregadores itinerantes. Quando Asbury chegou às colônias americanas em 1771, havia apenas cerca de 600 metodistas nos Estados Unidos. Após 45 anos o número subira para 200 mil!
A estratégia de Asbury para a plantação de igrejas reflete a abordagem do apóstolo Paulo de muitas maneiras. Para a igreja que ele plantara em Tessalônica, Paulo escreveu: “Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte” (1 Tessalonicenses 1:8; veja Atos 17:1-10).
Os dias do circuito de cavalgada do pregador se foram. No entanto, cada um de nós tem sua própria “fronteira” onde os amigos, parentes e vizinhos são nossos campos missionários. Você consegue lembrar-se de alguém que hoje precisa ouvir as boas-novas? —HDF

Os que amam a Cristo têm amor pelos perdidos Dennis Fisher

Inserida por pao_diario

DIFÍCIL DEMAIS

[…] Ó Senhor meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi, meu pai; não passo de uma criança, não sei como conduzir-me. —1 Reis 3:7

Jimmy Carter, quando jovem, era um aspirante a oficial da Marinha Americana. Ele foi profundamente impactado pelo Almirante Hyman Rickover, o oficial superior da frota de submarinos nucleares americanos.
Pouco tempo após sua posse como presidente, Carter convidou Rickover à Casa Branca para um almoço, nesta ocasião o Almirante presenteou Carter com uma placa onde se lia: “Ó Deus, o Teu mar é tão grande, e o meu navio, tão pequeno.” Essa oração traduz uma perspectiva útil a respeito do tamanho e complexidade da vida, e nossa inabilidade em lidar com ela sozinhos.
Salomão também sabia que a vida podia ser esmagadora. Quando sucedeu seu pai Davi como rei de Israel, confessou sua fraqueza a Deus, dizendo: “[…] Ó Senhor meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi, meu pai; não passo de uma criança, não sei como conduzir-me” (1 Reis 3:7). Como resultado, ele pediu por sabedoria para liderar de maneira que agradasse Deus e que ajudasse outras pessoas (v.9).
A vida parece difícil demais para você? Talvez não haja respostas fáceis para os desafios que você está enfrentando, mas Deus promete que, se você pedir sabedoria, Ele a dará (Tiago 1:5). Você não precisa enfrentar sozinho os desafios esmagadores da vida. —WEC

Ao reconhecer nossa pequenez, podemos aceitar a grandeza de Deus. Bill Crowder

Inserida por pao_diario

SINAIS DE ALERTA

[…] diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. —Joel 2:12

Não desconfiei que a leve falha no motor do meu carro e que aquela luz amarela, alertando: “verificar o motor” no painel, precisasse realmente da minha atenção imediata. Deixei a questão para lá, dizendo que no dia seguinte pensaria nisso. No entanto, ao ligar meu carro na manhã seguinte, ele não dava partida. Minha primeira reação foi de frustração, sabendo que isso significaria dinheiro, tempo e inconveniência. Meu segundo pensamento foi, na verdade, uma resolução: “Preciso prestar atenção aos sinais de alerta que chamam a minha atenção —, pois eles significam que algo está errado.”
Em Joel 2:12-17, lemos que Deus usou o profeta para encorajar Seu povo a prestar atenção ao sinal de alerta no seu painel espiritual. A prosperidade os havia deixado complacentes e negligentes em seu compromisso com o Senhor. Sua fé se degenerara em formalismo vazio, e suas vidas, em fracasso moral. Deus então mandou uma praga de gafanhotos para arruinar as plantações, e assim chamar a atenção do Seu povo, fazendo-os mudar seu comportamento e voltar-se para Ele de todo o seu coração.
Que sinal de alerta está piscando em sua vida? Que necessidades precisam de reajustes ou reparos através de confissão e arrependimento? —MLW

A convicção interior é um sinal de alerta enviado por Deus. Marvin Williams

Inserida por pao_diario

MUNDO MARAVILHOSO

Para sempre, ó Senhor, está firmada a tua palavra no céu. —Salmo 119:89

A descoberta dos pergaminhos do Mar Morto em 1947 é considerada a maior descoberta arqueológica do século 20. Os antigos manuscritos escondidos nas cavernas próximas de Qumran são as mais antigas cópias dos principais livros do Velho Testamento. Em 2007, o Museu de História Natural de San Diego, EUA, patrocinou uma exposição contendo 24 destes manuscritos. Repetiu-se com frequência que o texto da Bíblia em hebraico (o Velho Testamento cristão) permaneceu virtualmente inalterado pelos últimos dois mil anos.
Os seguidores de Cristo que creem que a Bíblia é a eterna e imutável Palavra de Deus veem nessa espantosa preservação mais do que uma coincidência. O Salmista escreveu: “Para sempre, ó Senhor, está firmada a tua palavra no céu. A tua fidelidade estende-se de geração em geração” (Salmo 119:89-90). Jesus disse: “[…] as minhas palavras não passarão” (Mateus 24:35).
A Bíblia é mais que uma relíquia histórica. Ela é a viva e poderosa Palavra de Deus (Hebreus 4:12), na qual encontramos o Senhor e descobrimos como honrá-lo e viver para Ele. “Nunca me esquecerei dos teus preceitos,” o salmista concluiu, “visto que por eles me tens dado vida” (Salmo 119:93).
Que privilégio nós temos em buscar a Deus em Sua extraordinária Palavra a cada dia! —DCM

Conhecer Cristo, a Palavra Viva, é amar a Bíblia, a Palavra escrita. David C. McCasland

Inserida por pao_diario

O SENHOR PROVERÁ

[…] o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais. —Mateus 6:8

Em meus primeiros anos de pastorado, servi em igrejas pequenas cujas finanças eram muitas vezes apertadas. Certa ocasião sentimos o peso dessa pressão em nossas finanças familiares. Nossos alimentos já estavam acabando e o pagamento ainda demoraria vários dias. Enquanto minha esposa e eu nos inquietávamos sobre como iríamos alimentar nossos filhos nos próximos dias, a campainha tocou. Ao abrirmos a porta encontramos duas sacolas de mantimentos. Não havíamos contado a ninguém sobre nossa situação, no entanto, nosso Deus provedor havia orientado alguém para suprir nossa necessidade.
Esta experiência me faz lembrar do relato de Abrão quando lhe foi ordenado que sacrificasse seu filho Isaque. Ao invés disso, Deus proveu um cordeiro no momento exato. Abrão chamou esse lugar de Jeová-Jireh, “O Senhor Proverá” (Gênesis 22:14). Ele é aquele que ainda se preocupa profundamente com Seus filhos.
Jesus disse: “[…] o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais” (Mateus 6:8). Ele constantemente nos cuida e busca o que considera melhor para nós — um lembrete de que em tempos de sofrimento, necessidade e temor, temos alguém que se importa. Pedro escreveu que podemos lançar todas as nossas ansiedades sobre Jesus, porque ele cuida de nós (1 Pedro 5:7) Podemos nos voltar para Ele em nossa hora de necessidade. —WEC

O que Deus promete, providenciará. Bill Crowder

Inserida por pao_diario

BRADOS DE ALEGRIA

Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras. —Salmo 100:1

Os torcedores do basquete da Universidade de Duke são conhecidos como “Malucos do Cameron”. Quando a Universidade de Duke joga contra seu arquirrival Norte Carolina, os Malucos recebem estas instruções: “Este é o jogo que esperávamos. Não há desculpas. Deem tudo que tiverem. O Cameron [o estádio] deve ficar terrivelmente barulhento o tempo todo, esta noite.” Com certeza, os torcedores de Duke mantém a fidelidade ao time.
O compositor do Salmo 100 mantinha a fidelidade ao Senhor com firmeza e queria que as outras pessoas fizessem o mesmo. “Celebrai com júbilo ao Senhor!” ele exclamava (v.1). O povo do Senhor precisava expressar livremente seu louvor a Deus , pois Ele era o Deus da aliança de Israel, o Deus sobre todos os outros — por assim dizer — deuses. Eles eram convocados a concentrar todas as suas energias no Senhor e em Sua bondade.
A graça e a bondade de Deus deveriam nos motivar a expressar nosso amor e fidelidade a Ele livremente, com brados de alegria. Aqueles que são mais reservados devem moderar o ímpeto de refrear-se e aprenderem a ser expressivos em seu louvor a Deus. Aqueles que são tão expressivos a ponto de perder a beleza do silêncio podem precisar aprender com aqueles cujo estilo é mais introspectivo.
Adoração é o tempo de concentrar nossa atenção em nosso Criador, Redentor e Pastor, e celebrar o que Ele fez. —MLW

Nossos pensamentos sobre Deus devem nos levar a um alegre louvor.
Marvin Williams

Inserida por pao_diario

ESPARANÇA

Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo […] —Gálatas 6:14

Quando o ateísmo comunista era uma ameaça mundial, proclamava que Deus não existia e que a fé em uma vida futura era uma ilusão enganadora. Leonid Brezhnev havia sido o ditador soviético, a personificação da descrença marxista. Algo aconteceu em seu funeral, entretanto, que contradisse o ateísmo. George H. W. Bush, então vice-presidente dos EUA, foi o representante oficial do país naquela cerimônia formal e solene.
Ele relatou que, enquanto o caixão ainda estava aberto, a viúva de Brezhnev olhava fixamente para o corpo de seu marido. No momento em que os soldados iam fechar a tampa, ela se estendeu e fez o sinal da cruz sobre o peito dele. Que gesto desesperado e significativo! Aquela viúva evidentemente esperava que o que seu marido havia negado veementemente pudesse de algum modo ser verdade.
Somos gratos pela possibilidade da esperança além desta vida terrena! Tudo o que precisamos fazer é aceitar pela fé a mensagem salvadora da cruz: Jesus morreu por nossos pecados e ressuscitou para que pudéssemos viver eternamente com Ele. Você crê? Então junte-se ao apóstolo Paulo ao afirmar que “temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos os homens, especialmente dos fiéis” (1 Timóteo 4:10). —VCG

A cruz do Calvário é a única ponte para a vida eterna. Vernon Grounds

Inserida por pao_diario

PODER PARA PERSEVERAR

[…] tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia, e compassivo. —Tiago 5:11

A jogadora de golfe profissional Paula Creamer trabalhara o ano inteiro por uma posição no Campeonato de 2008, o torneio final do circuito da Liga. Entretanto, quando o evento começou, Creamer estava com peritonite, uma dolorosa inflamação da parede abdominal. Ela teve dores constantes e não pode comer durante todos os quatro dias do torneio. Até passou uma noite no hospital por causa de sua condição. Mesmo assim ela perseverou até o final e espantosamente terminou em terceiro lugar. Sua determinação lhe ganhou muitos novos admiradores.
Os desafios e as crises da vida podem nos sobrecarregar até ao final de nossas forças, e nessas horas é fácil querer desistir. Contudo, Tiago oferece aos seguidores de Cristo, outra perspectiva. Ele diz que, a vida é uma luta, mas também uma bênção: “Eis que temos por felizes aos que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo” (Tiago 5:11).
No exemplo de Jó encontramos o encorajamento e o poder para perseverar nas horas mais escuras da vida — para nos alicerçar em Deus, que é compassivo e misericordioso. Mesmo se a vida for dolorosa e difícil, podemos perseverar, porque Deus está próximo. A Sua misericórdia dura para sempre (Salmo 136). —WEC

Deus dá o poder que precisamos para perseverar. Bill Crowder

Inserida por pao_diario

O LUGAR SEM RETORNO

[…] os olhos do Senhor vosso Deus estão sobre [a terra] continuamente, desde o princípio até ao fim do ano. —Deuteronômio 11:12

Ray Stedman há muito tempo pastor na Califórnia, disse um dia à sua congregação: “Na véspera de Ano Novo, mais do que em qualquer outra ocasião em nossas vidas, percebemos que não podemos voltar no tempo… Podemos olhar para trás e relembrar, mas não podemos voltar a viver um único momento sequer do ano que passou”.
O pastor Stedman, então, referiu-se à ocasião em que os israelitas estavam às margens de uma nova oportunidade. Após quatro décadas vagueando pelo deserto, essa nova geração deve ter-se perguntado se eles tinham fé e resistência para possuir a Terra Prometida.
Seu líder, Moisés, lembrou-lhes de que eles tinham visto “todas as grandes obras que fez o Senhor” (Deuteronômio 11:7) e que seu destino era “a terra de que cuida o Senhor vosso Deus: os olhos do Senhor vosso Deus estão sobre ela continuamente, desde o princípio até o fim do ano” (v.12).
Na véspera de Ano Novo pode ser que temamos o futuro por causa de acontecimentos do passado, mas não precisamos ficar atados às nossas memórias, porque podemos prosseguir em frente concentrados em Deus. Do mesmo modo como o Senhor cuidou da terra e do Seu povo, assim também Seus olhos estarão sobre nós.
O contínuo cuidado de Deus se estenderá a cada dia do novo ano. Podemos contar com essa promessa. —DCM

O nosso futuro é determinado pelo Pai da eternidade. David C. McCasland

Inserida por pao_diario

Caça ao tesouro

Se buscares a sabedoria […] entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. —Provérbios 2:4-5

No primeiro dia de janeiro de 2008, Keith Severin e seu filho de sete anos, Adriano, combinaram de passar pelo menos 15 minutos por dia procurando um tesouro juntos. O artigo de Carlos Alcalá no jornal Sacramento Bee relatou como eles saíam cada dia, independente da temperatura, para ver o que conseguiriam encontrar. Após um ano, sua coleção de moedas, bolas de golfe, garrafas, latas recicláveis e vários outros itens, já somava mais de mil dólares. No processo, pai e filho passaram muitas horas de companheirismo e divertimento.

Se decidíssemos investir 15 minutos por dia procurando tesouros na Bíblia, o que acharíamos? Salomão escreveu: “Se buscares a sabedoria como a prata, e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Então entenderás justiça, juízo e equidade, todas as boas veredas” (Provérbios 2:4-5,9).

O crescimento não acontecerá de uma hora para outra, mas dia a dia, gradualmente. Seremos transformados pela leitura da Palavra de Deus e pela obediência a Ele. Pense no privilégio e no prazer de passar um tempo com o nosso Pai celestial!

Começa por um compromisso voluntário, em seguida passamos a descobertas empolgantes, e depois somos conduzidos a tesouros de sabedoria e vida.

A Palavra de Deus é uma rica fonte de tesouros divinos. David C. McCasland

Inserida por pao_diario

Redirecionado

O Senhor era com José… —Gênesis 39:2

O pianista Leon Fleisher fez a sua primeira apresentação formal no Carnegie Hall com a Orquestra Filarmônica de Nova Iorque, aos 16 anos de idade. Ele prosseguiu ganhando competições de prestígio internacional e tocou nas melhores salas de concerto do mundo. Com a idade de 37 anos, porém, Fleisher foi atacado por uma distonia, uma condição neurológica que incapacitou sua mão direita. Após um período de desânimo e retraimento ele se voltou ao ensino e à regência, porque, como disse, amava a música mais do que amava o piano.

Como reagimos quando nossos sonhos são despedaçados? Depois que José, o filho favorito de Jacó, foi vendido como escravo por seus irmãos (Gênesis 37:12-36), ele poderia ter-se entregado à comiseração e ao egoísmo. No entanto, José permaneceu fiel ao Senhor. Por quatro vezes em Gênesis 39 lemos que “o Senhor era com” José (vv.2-3,21,23), e suas ações revelaram sua fidelidade a Deus. Por causa de sua vida exemplar, aqueles a quem ele serviu no Egito, reconheceram a presença de Deus nele.

Amamos a Deus mais do que aos nossos próprios sonhos? Embora José deva ter chorado a perda de seu passado e do que sua vida poderia ter sido, o Senhor o dirigiu a um chamado que ele jamais imaginara. Hoje, o Senhor anseia por nos conduzir. Estamos dispostos a permitir que Ele nos redirecione?

O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos. —Provérbios 16:9 David C. McCasland

Inserida por pao_diario

Amor fraternal

Amarás o Senhor teu Deus […] e amarás o teu próximo como a ti mesmo. —Lucas 10:27

Teria sido mais fácil simplesmente comprar um novo secador de cabelo. Determinado a economizar dinheiro, decidi eu mesmo consertá-lo. Para afrouxar o parafuso que estava bem apertado no cabo, usei o socorro básico do homem versátil — meu canivete. Quando coloquei pressão na lâmina para virar o parafuso, a lâmina fechou- -se — no meu dedo!

Aquele dia aprendi uma lição: eu me amo, e tenho urgência em atender às minhas necessidades. Não houve nenhum pensamento do tipo: “Bem, não tenho necessidade de parar o sangramento agora. Resolvo isso mais tarde.” E também houve brandura no jeito como cuidei do problema. Instruí minha equipe de primeiros socorros (minha esposa e filhos) a lavar com cuidado o meu dedo, e a colocar o esparadrapo de maneira tal que não puxasse os pelos do dedo ao removê-lo. Meus pensamentos, palavras e ações foram governadas pelo amor a mim mesmo.

Amar o “teu próximo como a ti mesmo” (Lucas 10:27) exige o mesmo tipo de amor urgente. É um amor que percebe a necessidade da outra pessoa e não descansa até que isto seja resolvido. É um amor brando, cuidadoso, que pensa e age gentilmente. É o amor sacrificial e compassivo que um samaritano de nome desconhecido teve por um viajante caído. É o tipo de amor que Deus quer compartilhar com o seu próximo através de você.

Você não pode tocar o coração do seu próximo sem usar o seu próprio coração. Joe Stowell

Inserida por pao_diario