O que Passou Passou
"Um dia acordei e vi que a vida passou...
Senti os pés cansados,
o coração magoado e as vontades extintas"
-(Des)pertenci-me!
Haredita Angel
20.10.2022
E a vida passou, os sonhos ficaram guardados, e tudo mudou.
Me pego a questionar o quanto fui importante em algum momento na vida de alguém.
O vazio as vezes me invade e me assusta.
Estar livre seria uma paz, porém me submete ao medo de enfrentar a minha própria história.
Muitos de distanciaram da minha vida e eu nem sei o motivo, outros se foram para nunca mais voltar e eu não tive tempo de dizer-lhes adeus.
Hoje tudo está diferente, já não tenho mais o mesmo entusiasmo que tinha, tão pouco consigo traduzir em palavras ou em poemas o que antes me era tão espontâneo.
Estranhamente olho as pessoas que hoje estão a minha volta e tenho a sensação de estar vivendo em época diferente delas, me entristeço e me sinto estranha.
Quando foi que me perdi de mim? Não consigo enxergar onde deixei de ser o que eu era e só o que vejo é uma pessoa cansada, medrosa e com o coração confuso.
Não sou mais eu, penso que sou apenas uma pessoa que em algum momento se distanciou de si mesma e não encontra caminho de volta...
Todos os dias.
“Todos os dias quando acordo, não tenho mais o tempo que passou [...]” – Tempo Perdido, Legião Urbana.
De maneira deveras breve e antecipada, observamos que o tempo está se esvaindo, ou passando, como preferir... de maneira rápida. Muitas vezes nos questionamos se estamos vivendo da maneira “correta”, de acordo com a sociedade ou como o nosso coração manda, desta forma nos encontramos em um grande dilema, viver para nós ou para as expectativas das pessoas?
Há algum tempo vivíamos em meio ao caos em larga escala, que foi instaurado pela pandemia e agravado pelas crises sociopolíticas espalhadas pelo globo, e em quanto tempo isso ocorreu? Em menos de quatro meses já estávamos no “fogo cruzado” nos fazendo a seguinte pergunta: onde isso vai parar? E hoje, ainda estamos com os mesmos problemas, com as mesmas situações, todavia não estamos lidando com as adversidades externas, mas com as profundezas do nosso próprio ser.
As pessoas e os problemas que nos cercam, muito apontam para nós e tentam nos direcionar para algo, porém, ao mesmo tempo o nosso coração e a nossa alma “gritam” pelas nossas próprias vontades, que muitas vezes são contrariadas. Acabamos vivendo para os outros e esquecendo do nosso próprio ser. Segundo Sartre, fomos condenados a ser livres, mas, ainda estamos nessa “audiência” lutando contra o “júri” que propõe o contrário, viver de acordo com o que terceiros acham.
No trecho, “Todos os dias quando acordo, não tenho mais o tempo que passou [...]”, apesar de ser uma música, de certa forma, romântica, explicita ao público que o tempo está passando rápido e está se perdendo de maneira constante e intensa, e quando menos percebemos, “nada” vivemos. E o que isso tem a ver com as nossas vontades diante o direcionamento de terceiros? Tudo.
O tempo passa e se perde no cosmos do universo e quando nos deparamos com esse fato, nos contestamos de maneira ineficaz. Temos “flashbacks” de nossas escolhas e ações, e acabamos percebendo que quase sempre, vivemos para os outros e não para nós. Sempre estando frustrados e ansiosos, mas nunca iniciando a mudança.
Devemos rebuscar a nossa própria natureza e viver os nossos sonhos, nossas metas e a própria trajetória, que ouçamos as dicas e os conselhos, mas que não os levemos como escolhas que poderão nos frustrar por ir contra os nossos ideais e planos. O politicamente e moralmente correto já se foi há muito tempo, que vivamos o hoje de acordo com nossas próprias vontades ideais, princípios e conceitos, pois somente nós enfrentaremos e sentiremos na pele com os resultados.
“ A nossa própria vontade nos levará a destinos incomparáveis”
- Flavio Rocha.
A Cigana da Amazônia
passou voando
e deixou cair uma pena
que peguei no ar,
Preparei a pena para virar
um pingente para o meu colar,
Quando você encontrar
uma pena como encontrei
da Cigana da Amazônia
solta pelo caminho
é este o seu amuleto
para proteger o seu destino,
Porque quem conhece
o quê é encantamento
sabe que não funciona
com nenhum tipo de sofrimento,
Por isso sempre deixo o meu princípio ancestral sempre
por mim falar mais alto
porque o sangue originário
desta Pindorama não posso negar.
Quando o homem fala mais alto do que a palavra de Deus, numa igreja, essa igreja passou a ser um sistema religioso.
nao se iluda com relato de valor apos sua partida.
Você nao passou a ter valor,
Você no maximo causa remorso.
Siga de cabeça erguida
Te olho de longe e imagino
Como teria sido se tivesse acontecido?
Com o tempo meu amor passou
Como eu sussurro ou como um cisco
Tenho perguntas sobre tudo
Elas costumam ser como coceiras
Quanto mais coça mais pinica
Mas sempre vem de uma aroeira
Se eu pudesse escrever, conversa, discutir
Talvez vc ainda estivesse aqui
Te vejo em meus sonhos mas porque você diz
“esqueça de mim”?
Acredito que por motivo lógico terei que partir
Mas com uma pergunta em mente
Você ainda pensa em mim?
Coração apertado
Se passou um dia desde a nossa briga
A minha última mensagem está lá
Exitei em apagar, mas para que?
Você já leu e a ignorou, como vem fazendo a alguns dias
Sinto um aperto no meu peito, uma vontade louca de gritar
Queria tanto te encontrar e te abraçar
Deixar todas essas mágoas e nos amar
Preciso de você, preciso do seu toque, preciso ouvir a sua voz
Por favor não desate o nosso nós
Espero que você sinta a minha falta com eu sinto a sua
Viva a Sua Vida Daqui para Frente
Porque tudo que passou jamais voltará, nem perto de ser como antes, então não percamos nossos lindos dias que temos “daqui para frente”. Cabe a nós fazermos um dia melhor do que o outro, e se às vezes, isso parecer impossível, lembre-se, quem tem fé, não desiste, não desanima de nada nesta vida. Quem tem fé, está sempre procurando o melhor para ser feliz.
As atitudes e palavras das pessoas, na maioria das vezes representam exatamente a sua personalidade, o seu sentimento, a sua interioridade, a sua espontaneidade. E cabe a nós sempre agirmos com cautela e não com impulsividade.
As nossas palavras, uma vez ditas, jamais poderão ser recolhidas. E as nossas atitudes uma vez praticadas, jamais poderão voltar atrás. Amenizar sim, com pedido de desculpas, mas consertar, não, isto, torna-se, impraticável. Porque ao primeiro impacto a pessoa já foi atingida, seja de qual forma for ela já sofreu a decepção, a rejeição. Por isso, sempre que tomar uma decisão na vida, nunca deixe seus impulsos e sentimentos tomarem a frente, mas sim faça com a leveza da sua alma.
Ninguém afasta ninguém da nossa vida, e sim é a vida que direciona os encontros, os desencontros e os novos caminhos. Talvez, podemos ousar em dizer que a casualidade das situações que envolvem nossas decisões, ou nosso caminhos os quais vamos percorrer são sustentados pelas afinidades com quem convivemos.
As situações de buscas, de lazer, de companheirismo, de preenchimento das nossas vidas, enfim, é a junção disso tudo que nos direciona a um novo caminho e a uma nova construção do nosso ser.
Nada premeditado, nada pessoal, nada intencional, apenas buscamos viver a vida a cada dia que ela nos oportuniza.
Me faça sorrir,
Me faça desacreditar que um dia a tristeza passou a existir.
Leia o meu olhar,
E nele você encontrará todo o meu amar.
Beije meus lábios,
E...
Apenas me beije porra.
Hoje em dia a verdade perdeu a sua razão de ser. Pois, a verdade passou a ser determinada pela ideologia política e/ou convicção religiosa.
Quem sabe o que passou volte a passear em nosso futuro; e com o tempo do destino venha a trazer um novo encontro com um reconhecimento do que já foi escrito!
Coitada da mulher que envelheceu ,sem ter o mínimo do seu marido,carinho e atenção.
Passou a vida com marido e filhos só tendo preocupação.
Ela pode deixar de ser coitada se tomar uma decisão.
De ser feliz antes de ir pro caixão.
Mandela, a maior lição do Mundo
Mandela, preso em 1964, passou mais de 9.000 dias encarcerado. Saiu e nunca demonstrou uma gota de ódio ou amargura. Fez o "impossível" e reuniu dois povos separados com o desígnio de construir uma África do Sul mais progressista e inclusiva à
luz do primeiro valor da democracia: a eleição faz-se a partir de maiorias para proteção das minorias. Gigante!
Viajo pela noite sem me lembrar, do dia que passou, é ou virá. Deitado em uma cama, olhos fechados, mente obliterada pelas imagens da comunicação, sinto cada vez mais distantes, em certezas pungentes, meus instintos naturais.
A natureza chama, vejo seus gritos entrarem por debaixo das costelas tirando a respiração. O coração se comprime, um gosto ferruginoso pela saliva e os olhos – ah! Os olhos – enchem-se de lágrimas, numa tristeza/felicidade de querer expressar o indefinível – a incrível aventura de existir.
"temos que parar de pensar é Agir como jovens, nosso tempo já passou é não temos mais tempo pra isso, o relógio nunca Para.."
Não sofra. A dor, o problema, demorou, passou. Reze por aqueles que vão passar pelos problemas que você passou.