O que Espera de Mim
A justiça não envolve raiva, nem rancor nem vingança.
Se envolvesse, estaria sujeita a oscilações humanas
Que ora decide ora desiste.
Certas vezes, está além da compreensão
E vocês ficam se perguntando: o que é justo ou não?
Fato é que quando acontece, acontece.
E não há algo ou alguém para impedir
Vem como um tsunami
Passa por cima do teu arrependimento
Pois, então, vigia agora, e não espera a hora
Porque ta pra acontecer a qualquer momento.
Quando a esperança é firme, consciente e alegre, a espera não se faz tediosa, iludida ou angustiante.
Admito que tudo o que eu mais queria era me sentir em paz.
Tenho reparado o quanto as pessoas estão maldosas e fazem questão de maltratar umas ás outras em troca do seu prazer. Lidam entre si como se fosse uma eterna competição entre o mais forte e o mais fraco e nessa disputa de braço de ferro, quem perde vira marionete. Deus me livre de levar uma vida dessas. Entre ser o sujo e o mal lavado, eu escolho ser eu mesmo. Admito minhas falhas, fraquezas, meus anjos e demônios, minhas ambições e aflições. Só por hoje, mas a algum tempo, só por agora, mas desde ontem, só por esse momento, mas as horas que se passaram, eu cansei da maldade humana. Reparo também que a convivência com a minha criança interna, faz de mim uma pessoa menos atenta ao adulto. Queria que o mundo fosse doce como a ingenuidade infantil ou que fosse repleto de crianças e animais. Crianças podiam não crescer. Estou triste, magoado, chateado e todas essas palavras soltas servem para construir uma ideia que nem eu mesmo soube criar. Só preciso desabafar, talvez ninguém me entenda ou nada faça sentido fora, mas para mim faz. Só preciso de um pouco de paz na alma. Só um pouco de tranquilidade, de não ter que viver armado para o outro, ou ressabiado, esperando o próximo golpe. Que vontade de viver outra vida, que vontade de resetar tudo. Estou cansado, só isso... Cansado da maldade alheia, dos excessos de quem não soma em nada, do raso que não se dá pra molhar nem o dedinho do pé. Tenho vivido dias estranhos. Estou bem, creio eu que saudável, mas emocionalmente um bagaço. E sabe o que eu mais queria? Proteção. Me sinto sozinho, e em tudo. Não é uma sensação boa e tem me incomodado cada vez mais e me feito cada vez mais introvertido. Acho que o que eu sempre almejei na vida foi por cuidados, ser bem tratado. Nunca quis nada que não fosse meu. Nunca me encostei nas pessoas para conseguir o que eu quero. É que na verdade eu cansei de ser só profissional, cansei só de ter que dar conta das coisas e de mim não ter quem cuide.
Esses dias me peguei pensando em você, como em todos os dias que vivo o inferno da espera que talvez nunca chegue, lembrando das nossas conversas e foi uma nostalgia boa, sensação de paz, você mesma nunca se sentiu segura de si, e eu entendo, como sempre te entendi. Aí volto à estaca zero e penso que eu tenho que manter o meu silêncio dolorido. Dar seguimento no trabalho, nos projetos, nas parcerias e esquecer de mim. Uma hora as coisas devem se ajeitar, uma resposta deve surgir. No instante agora, posso dizer que eu estou cansando e que só queria um colo, refugio, aconchego e ficar em paz.
Precisava te falar algumas coisas que sinto, mas não vou descer do meu orgulho e te incomodar na sua zona de conforto. As coisas na vida são assim, indas e vindas, chegadas e partidas. Resolvi desabafar por aqui mesmo, certamente em algum momento dessa vida você há de ler isso ou quem sabe eu terei a oportunidade de te falar pessoalmente como naquele dia em São Francisco do Sul, naquele restaurante, onde tive a oportunidade de te mostrar o melhor de mim. Nada premeditado, o destino se encarrega. Lembra de como tudo começou? A maneira como as coisas fluíram e deram certo? Ou pelo menos caminhos nessa direção, me peguei pensando nisso no mesmo dia que li as mensagens que trocamos quando você foi embora. Refletindo sobre isso eu descobri o quanto você iria me fazer falta, muita mágoa aqui dentro. Porque mesmo tendo me apaixonado por você eu tinha uma consideração que fazia de mim um homem diferente e corajoso para enfrentar qualquer coisa e poder ver seu sorriso de satisfação no final do dia, tinha muito mais valia. Você conseguiu ser a pessoa mais importante da minha vida e em questão de dias deixou minha cabeça e minha vida um embrulho sem fim. Desculpa, desculpa mesmo por pensar demais e por não aceitar certas coisas, uma delas é o julgamento precipitado, nunca fui o que você pensou que eu era, nunca aceitei ser como a maioria. Mas te respeito e te agradeço por ter me ensinado muitas coisas... O pior que eu me conheço, uma hora quem sabe esse sentimento passe. Mas vai ver foi melhor assim. Cada um tem da vida o que merece... Só precisava te falar, que, não sei se eu merecia isso da vida, mas fui obrigado a aceitar, e te deixar livre, com o coração gritando e sangrando, eu deixei você seguir, queria que essa história toda mudasse, mas não sou dono do mundo para mudara história de seja lá quem for, muito menos da pessoa que eu mais amei, “e ainda amo”.
Um dia terei as respostas certas, por enquanto só tenho a mim mesmo e mais nada.
treino
é a voz do mar que sinto agora
e todo o seu barulho
explode em meu ouvido
como se fosse um tiro
um grito,
um último pedido
o hálito da praia despenca em mim
arromba portas
invade as paredes
quebra vidraças
corre como raio
me prende e me impede
neste quarto onde o mar me habita
me deito e me dispo
espero.
Nem sempre o sol "volta amanhã"...mas é preciso esperar por ele depois de amanhã e depois e depois. A vida não é fácil, mas pra quem desiste é impossível.
Mesmo tendo uma ideia do que me esperava, fui ver a peça. E logo no começo, na segunda ou terceira troca de cenário, lá estávamos. Uma senhora com a pele marcada pelo tempo, e um senhor de cabelo branco, entregando que também passou por ele. Com toda delicadeza desembaraçava o cabelo daquela senhora enquanto cantarolava uma canção na qual nunca deixou de pôr no repertório da vida. Começava mais ou menos assim: “Que o tempo carregue tudo, menos quem me deu felicidade…” Éramos nós, ou melhor, seríamos… Se soubesse que a porta entreaberta era à sua espera.
Tava aqui lendo um texto do Rafael Magalhães, outro sonhador como eu... gosto dessas viagens, bem como gosto de compartilhá-las com as pessoas que quero tanto bem e que, não por acaso, estão na minha lista de amigos virtuais.
Diz o Rafa:
"Alguém vai gostar de você. Tenho certeza disso. Inclusive me arrisco a afirmar que nesse exato momento existe uma pessoa procurando desesperadamente por ti.
Alguém que vai gostar do seu cabelo e do som da sua risada. Alguém que vai valorizar o que outros não enxergaram e te ajudar a superar os seus medos. Essa pessoa vai aparecer. Uma hora ou outra vocês vão se esbarrar por aí. Esse vazio no peito é passageiro. Você já teve que conviver com ele outras vezes. Esse medo de gostar, essa desconfiança dos sentimentos, essas marcas do passado, essa mania de achar que todo mundo é igual, que não vale a pena acreditar…
Tudo isso vai passar. Tenha calma. Vai dar errado ainda algumas vezes antes de dar certo, mas no final vai valer a pena. Você só precisa ter a tranquilidade necessária para esperar essa hora chegar. Que tal fazer menos planos? Que tal tentar se divertir até lá? Sabe, olhando para você agora consigo te imaginar daqui a alguns anos.
Vejo uma bela mulher distraída sentada na varanda olhando as crianças brincando com o cachorro no jardim. Aquele sorriso fácil de quem já viveu tudo que tinha pra viver. Aquela paz que só o tempo tem o poder de trazer. E quando uma brisa de saudade te visitar vai fechar os olhos e lembrar-se exatamente dos dias de hoje. Vai sorrir recordando suas trapalhadas, suas aventuras e de todas as curvas do caminho até ali. Vai sentir vontade de voltar no tempo.
Vai querer viver tudo outra vez. E quando o lamento da nostalgia estiver por se aproximar, ele vai chegar em casa e te dar um longo abraço com um beijo na testa. Sim, ele!
A pessoa que está por vir. Não vai demorar mais tanto assim. Até lá, trate de cuidar dessas feridas, preencher esse vazio e acalmar o seu coração. Vai por mim, quanto menos você precisar de alguém, mais pronta estará para encontrá-lo.
Funciona quase sempre assim: você passa a tarde inteira procurando a felicidade pelo quintal, quando deita no sofá para descansar um pouco, ela te abraça de conchinha."
Esse nino e seus devaneios...
(Valdecir Neves)
Nem tudo pode sair como você planeja, mas nem por isso quer dizer que não possa ser melhor do que você espera
DESISTIR...
Talvez não, mas o
próximo ato da vida
seja o silenciar...
Esperar a resposta
de Deus, esperar
o trêm chegar,
quem sabe eu
corri na frente
em demasia, e
atropelei coisas...
por isso o melhor
agora é sentar,
esperar, silenciar...
Eu não desisti, mas
vou esperar, e ver
novas cenas da vida e,
quem sabe...
recomeçar e
tentar dessa vez
ser feliz!
A paciência pode ser menor que o tempo de espera, mas não pode ser inferior que sua própria sensatez
Em meio a rimas e pautas o meu coração sente tua falta,
como uma doce brisa ao despertar, como um raio de sol ao amanhecer, em brio de alegrias, alegres cantos alcanço, como é bom saber que o meu pensamento está em você, livre talvez, leve como o ar. Senti sua falta no café da manhã, me acompanha até ao entardecer. Leve lembrança, doce criança. Como pode ser madrugadas sem você?
Dorme o sonho, dorme a lembrança, dorme o querer, ao amanhecer despertam com o dia, e a harmonia de receber teu bom dia.
Sem ele uma leve agonia inebria todo o meu ser, ai que saudade de você!
As horas passam e assim termina o meu dia sem você.
A espera.
Pq partiu assim,
Nem um tchau me deu,
Ainda aparece em meus sonhos,
Dizendo q ainda sou seu.
Pobre menino sonhador,
Que espera ainda seus beijos,
Mesmo sabendo que não são mais meus,
Que te perdi por inteiro.
O direito de amar já não tenho,
Um vazio crescente me assola,
Um carinho gratuito já me dá medo,
Me defendo fechando o peito e indo embora.
Assim será esses dias,
De insegurança e extrema solidão,
Ate que em um dia qualquer,
Você chegue e preencha meu coração.
Duas chances
Por que
o querer
de lutar
para ganhar
o que
e o porquê
se faz
difícil de mais
sonhar
em acreditar
em um amanhã
que difere
exatamente
nada
de hoje.
Bonito
é sonhar
no lutar
e acreditar
que esse
é o caminho
melhor
porque hoje
já foi o amanhã
de ontem
e por que
viver
a sonhar
para o futuro
adivinhar
esperando
a sorte chegar.
E se passar
o que mais espera?
a oportunidade
a escorrer
pelo tempo
sem ao menos
um momento
de discernimento
pois
o futuro
nunca chega
e o amanhã
haverá
outro amanhã
em um
ciclo
viciante
onde
o sonho é
atropelado
pelo tal
futuro
cruel
insensato
mesquinho.
Por que
deixar
o amanhã
decidir
o hoje?
o que é real?
ou o justo?
e no futuro
poderá
ser desleal.
Acredite que
na vida
só há
duas
chances:
a de errar
ou acertar.
ESPERANDO...
esperando Godô
espero no sofá
espero sentada
espero de chinelos
espero ouvindo o Gil
espero ao lado do telefone
de pijama
escrevendo
espero sonhando
espero com preguiça.
esperando Godô
olho o relógio sem ponteiros
e vejo as horas no digital.
esperando Godô,
meu coração bate mais rápido
bate mais forte
reparo nos enfeites da sala
nos desenhos dos quadros
nos óculos na mesa
e na minha vontade
de telefonar
só pra parar de esperar God
Poesias que hão de caducar um dia
Ponto de ônibus
Brilha, estrela, brilha!
Brilha no azul do céu condenado
abraça o espaço/tempo e brilha
nesse agudo gueto urbano desalinhado.
Rasga o vento a face fria
dos sujeitos por hora tornados ilhas
em sinuosas filas aleatoriamente formadas
e organicamente organizadas.
Vagos olhos brilham
vago olhar, vaga... triste
sem referências e sem brilho
pela falta de nexo desse lugar.
Nuvens cinza vagam
num horizonte (azul) disforme
vagam os olhos perdidos
na vastidão deste vazio enorme.
Posso não ser quem esperas conhecer ou muito menos encontrar, mas sou quem a vida nunca esqueceria de te dar...