O Jardineiro da Vida
Coração é Terra que Ninguém Vê
Quis ser um dia, jardineira
de um coração.
Sachei, mondei - nada colhi.
Nasceram espinhos
e nos espinhos me feri.
Quis ser um dia, jardineira
de um coração.
Cavei, plantei.
Na terra ingrata
nada criei.
Semeador da Parábola...
Lancei a boa semente
a gestos largos...
Aves do céu levaram.
Espinhos do chão cobriram.
O resto se perdeu
na terra dura
da ingratidão
Coração é terra que ninguém vê
- diz o ditado.
Plantei, reguei, nada deu, não.
Terra de lagedo, de pedregulho,
- teu coração. Bati na porta de um coração.
Bati. Bati. Nada escutei.
Casa vazia. Porta fechada,
foi que encontrei...
“Viva e conviva com as pessoas como o jardineiro que não esquece de regar e adubar cada planta. Deixe a luz do sol aquecer seus dias, não viva na escuridão! A melhor maneira para ter iluminação é viver bem com todas as pessoas, aprecie a arte de viver e conviver com o seu semelhante. Somos todos da família de Deus. Pertença à família divina!”
Amanheceu um novo dia, um lindo dia, sol, céu azul, pássaros, ar puro e o Jardineiro decidiu plantar uma árvore de jambo,árvore boa, daria bons frutos e faria sombra em dia de sol forte, árvore de raízes fortes e profundas, árvore que cresceria e seria morada de belos pássaros. Enquanto plantava a árvore preparava o terreno ao lado dela, limpando-o com toda delicadeza possível, pois do lado daquela árvore, ali juntinho a ela, plantaria sua semente mais preciosa, algo especial que seria plantada uma única vez, uma espécie de rosa muito rara, muito delicada e sensível, a mais linda rosa dentre todas ela, especial, tão bela como o por do sol, linda como as ondas do mar, pura como uma fonte de água límpida, brilhante como Cristal, reluzente como a luz de mil estrelas, formosa como o entardecer, divina ....
O Jardineiro se agachou e com muito carinho e cautela a plantou ao lado daquela árvore que já sem o auxílio da haste , se mantinha de pé, preparou o lugar, já calculando que a árvore serviria de apoio para a formosa Rosa de Cristal.
O tempo passo, e como havia previsto o Jardineiro, a Arvore de Jambo cresceu, se tornando uma jovem árvore, forte e saudável e a seu lado crescia a linda e cristalina rosa, já naquele momento era a mais bela entre todas do jardim, tão formosa e delicada que a árvore se inclinava para fazer sombra a suas delicadas pétalas, a rosa de cristal dormia profundamente sabendo que a arvore cuidaria e estaria sempre ao seu lado e a árvore, comoarvore de jambo se encantava com sua formosura.
O jardineiro estava satisfeito com o que tinha plantado, uma árvore e uma rosa imaginando que os dois viveriam uma para o outro, se protegendo, a árvore seria a sombra da rosa e a rosa cuidando da árvore enrolando seus ramos por sobre ele enquanto eles vivessem.
O jardineiro se deu por satisfeito e foi plantar outras árvores e rosas pelo jardim. A arvore se desmanchava pela rosa e a rosa tímida adorava ficar sob a sombra que a arvore fazia e achava belo seus ramos e folhas, ambos como crianças a brincar pelo jardim, sabiam que seriam felizes juntos e isto os alegravam.
Mas um dia no jardim, um dia comum, dia de se alegrar, dia de ser feliz. A rosa de cristal ao despertar -se de seu sono profundo se vê sozinha e aos prantos desesperada pergunta. -"Onde está a minha arvore de jambo, para onde a levaram?" As plantas do jardim responderam - Foi arrancada a força, foi cortada sem dó algum." A rosa de cristal pergunta aos prantos.-Quem fez esta maldade comigo, como viverei sem minha sombra de jambo, sem meu apoio, sem suas raízes, como isto aconteceu? responderam -"Foi logo que o sol nasceu, a árvore lutou para não ser arrancada, usou de toda sua força e vigor, tentou segurar em você rosa de cristal, mas teve medo de machucar suas pétalas, gritando em silêncio ao jardineiro por ajuda implorou, mas ele não veio ao seu socorro, suportou sem falar palavra alguma a você, procurou ao máximo não lhe afetar, enquanto o machado era forçado contra suas raízes jogava sobre si ó rosa de cristal suas folhas, para que as cobrissem, lhe protegessem, daqueles que com força lhe arrancavam as raízes e ao ser arrancado, tentou lhe dar um último beijo, mas ao olhar seu rosto meigo, preferiu não lhe acordar, para que você olhasse o sol desta manhã linda. -Por que não me despertou para ajudar-lhe, porque não se agarrou em minhas pétalas, porque não pediu minha ajuda, porque não me chacoalhou, eu teria ajudado, porque..... porque não me beijou sem reservas? - Gritava a rosa de cristal ao mundo, mas o mundo não entendia, por ser uma jovem rosa de cristal- dizia; - Arrancaram minha árvore e eu nem estava aqui para dar meu último adeus, ó jardineiro como deixastes isto acontecer, porque não viestes ao meu socorro e agora olhe, veja, mais ao longe, no horizonte uma grande tempestade, e eu ainda sou tão frágil, sem a minha árvore, como irei suportar esta grande tempestade que me sobrevêm? O jardineiro ao contrário do que pensou a árvore de jambo e do que imaginou a rosa de cristal, viu tudo, presenciou tudo, mas preferiu com este exemplo, mostrar ao jardim inteiro, qté aos dois, que não adianta ele plantar as flores e arvores, mesmo sendo elas tão formosas se os que cuidam do jardim não as regarem. Hoje depois de muito tempo, a árvore de jambo esta plantada em outro jardim, jardim este que não era o jardim que queria estar, foi plantado ao lado de uma rosa e mesmo suportando seus espinhos deu frutos maravilhosos, mas sempre trouxe consigo o perfume de sua amada rosa de cristal.
A rosa de cristal!!
A rosa, vive no mesmo jardim, suportou a fúria de todas as tempestades que vieram sobre ela, pois ela guardou consigo algumas das folhas de sua querida árvore de jambo que ficaram sobre si, ela nunca deixou de lembrar da sombra daquela árvore, dos momentos que passaram juntos, ela deu lindos brotos que ajudaram a suportar os dias de muito calor e frio. E amanheceu um novo dia, um lindo dia, sol. céu azul, pássaros, ar puro e lá vem o jardineiro, ele decidiu que o ´perfume agora maduro da rosa de cristal emanece e encontrasse com agora grande e forte arvore de jambo, outrora plantada no jardim.
A árvore de jambo!!!
A árvore de jambo, que estava vivendo muito longe com os chorões vivia somente para dar sombra e frutos aos seus, mas ao sentir o perfume ao longe da rosa de cristal, perfume este que sempre esteve pairando em derredor, perfume marcante, único, aroma suave que so ele conhecia, doce como o mel, que lhe vem a mente todos os melhores momentos de sua vida, este perfume lhe revigorou as forças. Agora a árvore de jambo sente que tem vida.
A rosa de cristal!!!
A rosa, elam que já era muito linda desabrochou mostrou uma belez, beleza esta que sem força dobrou o tronco da velha arvore de jambo e a curvou para esperar da árvore de jammbo o beijo que ela não a deu.
O jardineiro!!!
O jardineiro olha feliz, por saber que aquilo que ele juntou não deve ser separado pelo homem, pois mesmo que as raízes sejam profundas, mesmo que o vento seja forte e sopre tentando arrancar, mesmo que as torrentes das águas tentem afogar, todos eles juntos não são capazes de acabar com um amor verdadeiro.
Certa vez, um jardineiro estava à aguar um lindo jardim cheio de diversas espécies de rosas, contudo, ele se encantou com apenas uma, dentre milhares, pois, aquela rosa era bonita, grande e cheirosa. Então ele começou a cultiva-la, dando-lhe mais atenção do que as demais, certo dia, percebeu que aquela rosa que tanto cultivou, dando-lhe total prioridade, não tinha uma boa raíz e estava podre por dentro, o jardineiro indignado por ter dedicado tanto tempo para aquela rosa, deixou-a de lado, pois não adiantava ter uma beleza por fora e por dentro ser podre, desde então, hoje, ele é seletivo e só cultiva as rosas de boas raízes, pois a beleza não está somente no exterior, mas, também no interior de cada rosa.
BRINCAR DE JARDINEIRO
Nesse jardim da vida, eu cultivo flores
Mas para cultivar flores
Eu tenho aprendido e
Ainda aprendo a lidar com os espinhos.
Essa é minha lei.
Nem só flores,
Nem só espinhos.
Minha lei é o trabalho do jardineiro
Que sempre idealiza um jardim florido,
Honrando assim às plantas
Não só flor
Não só espinho
Mas a planta
A vida!
Quis a sábia mãe natureza que no jardim do jardineiro brotasse apenas uma roseira. Foram anos de dedicação aos propósitos de seus empregadores e quando seu dom foi colocado à prova para embelezar seu próprio recanto uma surpresa. A rubra rosa floresceu as duas pétalas mais lindas que ele pôde ver em sua vida.
Somos jardineiros de sentimentos, tudo que cultivamos com amor floresce exceto as folhas mortas, a muitos entre nós e que o senhor nosso querido Deus me perdoe, eu sempre costumo chamar de pragas frutíferas, muitas vezes se personificam entre as plantas, podem até não matar, mas contamina o plantio todo, vampiros modernos se alimentam do nosso sangue, nutrindo-se da nossa derrota e se alegram perante a fraqueza, você compartilha momentos e confidencia segredos, a muitos bichos papões matando sonhos lá fora e quando os olhos se abrem é tarde você já se expôs demais, jamais abram as portas do jardim para esse falso jardineiro, em terras férteis é necessário combater as pragas, o falso Judas costuma assentar-se a mesa, não romantize pessoas toxicas, o causador da cicatriz, dizem que é a ultima vez eu vou mudar, mudam de endereço e até de pais, mas nunca a natureza, tratar urubu como beija flor realmente não da, entre a serpente e o veneno o único final infeliz é o seu, subestimar demais é pecado e leva a perdição.
O Aprendiz de Jardineiro e a Árvore da Vida
O jovem jardineiro pegou duas mudinhas de plantas e as colocou no mesmo canteiro... Duas plantinhas diferentes, que ele esperava que fossem florescer e juntas crescerem em harmonia...um limoeiro e um pe de laranja lima.
Todos os dias eram regadas e cuidadas e logo foram crescendo, crescendo e deram sombra, flores e frutos.
À medida em que o tempo foi passando, o jardineiro foi ficando velho e tendo muitas outras plantas para cuidar e o par de arvores foi ficando por sua conta própria...
Suas raizes, caule e galhos foram se enroscando de tal forma que acabaram por se tornar uma so planta, com espinhos, flores e frutos dos dois tipos, como um fito-frankenstein...
Vieram os fortes ventos do norte, as violentas chuvas e o sol escaldante do verão, noites frias e invernos rigorosos, que foram castigando a planta.
Enquando a porcao laranjeira tentava sugar os nutrientes da terra para manter a planta viva, o lado limoeiro procurava manter sua identidade, preservar seus espinhos e produzir seus limões, enquanto de outro lado os frutos continuavam sendo gerados e tambem consumiam seiva e energias vitais.
O jardineiro ficou bem velhinho e nao pode mais cuidar de seu jardim e as plantas todas ficaram entregues à natureza, à propria sorte...
E ali ficou aquela planta híbrida, por anos, décadas, tentando sobreviver e cumprir com seu destino de produzir sombra e frutos, mas lutando sozinha contra as forças da vida e da natureza.
As folhas cairam, os frutos foram minguando, perdendo a cor, o tamanho o sabor e a doçura... mas os espinhos continuaram cada vez maiores e pontiagudos.
A planta agora espera que um vendaval, uma tempestade, uma queimada ou o calor escaldante ponham fim a esta estória, ou que Deus com seu amor infinito consiga transforma-la em uma coisa só, para que possa ter vida própria, dar sombra e manter seus frutos viçosos, dando sentido ao trabalho do jovem jardineiro.
por Ariel Domingos de Sousa
Se para o jardineiro é triste plantar o que não floresce, imagine para quem ama? Segundo Freud, o que amamos é o retorno do amor do outro.
Agosto
Agosto de Deus
Jardineiro da primavera
Vai regando o caminho
Que o tempo não espera
Eu duvido da sorte
Mas nunca da fé
Deus nunca falha
Ele me mantém de pé
Jardineiro da esperança
Agosto de vento
Eu até envergo
Mas sei que aguento
Poema autoria #Andrea_Domingues ©️
Todos os direitos autorais reservados 11/08/2022 às 22:00 hrs
Manter créditos de autoria original _ Andrea Domingues
Sou apenas um poeta, tal qual um jardineiro apaixonado pelas flores que cultiva e que lindamente compõem o jardim da sua vida, a saber, as mulheres.
Aprende se muito mais sobre os reais segredos da vida com os jardineiros e agricultores do que ouvir em tese entre os mais letrados e juízes.
adubo
para um jardineiro nunca falta ferramentas
plantas e a terra para plantar
mas o adubo, ah, este vem da alma para tudo florar...
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
Cerrado goiano
Bons jardineiros fazem seu jardim florir. Devemos enfeitar nosso caminho com bons sentimentos, assim estaremos perfumando e florindo nossa estrada da vida.
Mesmo que destruam nossas rosas, não conseguirão destruir o Jardineiro, que é nosso coração, que as plantará novamente.
Como jardineiro do coração, cultive tuas rosas todos os dias. As flores do teu amanhã florescerão nos jardins da tua vida pelo resto dos teus dias!
- Relacionados
- Jardim e Jardineiro
- Jardineiro
- Minha Vida e Sua Vida
- Frases sobre a Importância da Vida
- Frases sobre fases da vida para inspirar as mudanças
- A vida é uma escola
- Sobre a vida: frases que capturam a essência de viver
- 73 melhores palavras de motivação 💪🏽
- Para retribuir todo o carinho: 52 mensagens de agradecimento pelas felicitações de aniversário
- Frases de poesia: 100 trechos inesquecíveis de 20 grandes poetas brasileiros
- 64 cantadas fofas para ganhar o coração do crush