O Homem é um ser Social
"O homem realmente livre é consciente das suas responsabilidades, não necessitando de nada externo para os logros elevados a que se propõe. Torna-se-lhe condição essencial o conhecimento real, defluente da meditação e da vivência dos seus estatutos para seguir a marcha com elevação indispensável à vitória. Certamente foi esta a idéia de Jesus ao preconizar-nos buscar a Verdade que nos torna livres".
O maior valor do homem está em reconhecer nos seus semelhantes as diferenças e respeitá-las como diferenças. E não se comparar com o outro, mas com si mesmo e com o melhor que pode ser. Não há ninguém melhor e nem pior, mais ou menos interessante; mais ou menos inteligente; há diferenças, só isso. Cada indivíduo carrega dentro de si um universo particular, formado pelos valores herdados, pelas crenças, pelo conhecimento adquirido e pelas experiências vividas.
Este é o homem que transborda gentileza,
Vejam como se apresenta para toda multidão,
Homem do bem, mas peraê,
Quase enganado eu ia sendo,
Eu já estava esquecendo ta chegando à eleição.
Ele dorme durante tempestades
Um homem procura trabalho numa fazenda.Entrega sua carta de recomendação ao novo patrão. Ela diz simplesmente: "Este homem dorme durante tempestades."
O dono está precisando desesperadamente de ajudantes, por isso contrata o sujeito.
Passam-se várias semanas e , de repente, no meio da noite, uma tempestade violenta cai sobre o vale.
Acordado pelos redemoinhos de chuva e pelo vento uivante, o dono salta da cama. Chama seu novo empregado, mas o sujeito está dormindo a sono solto.
Então o dono se precipita para o celeiro. Para sua perplexidade, constata que os animais estão seguros e com comida suficiente.
Corre para o campo. Vê que os fardo de feno foram arrumados e estão enrolados em lonas.
Corre até o silo. As portas estão trancadas e o grão está seco.
E então entende. "Ele dorme durante tempestade."
Amigos, se cuidarmos das coisas importantes da vida, se formos corretos com aqueles que amamos e nos comportamos bem com nossas familias, nossa vida não será amaldiçoada com a dor lancinante das questões não resolvidas. Nossas palavras sempre serão sinceras, nossos abraços serão apertados. Nunca chafurdaremos na agonia do "Se eu tivesse agido assim...". Poderemos dormir durante a tempestade.
E quando for a hora, nosso adeus será completo.
Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo.
Nosso casamento fracassou por causa daquele homem e daquela mulher que surgiram em nossas vidas, ou seja: eu e você!
E eu sou lá homem de ficar chorando? Sobram-me saúde, humor e amigos. Tenho mesmo que me ficar chorando?
Posso parecer feito de certezas, quando, na verdade, não passo de um homem cheio de dúvidas. Mas são essas dúvidas que me guiam atrás de respostas. E o que eu digo aqui, eu aprendi durante essas buscas infindáveis. Quantas vezes acabei encontrando uma pergunta ainda mais inquietante, quando tudo o que eu queria era uma resposta curta e certeira. Não há. Nunca houve. Algumas delas o espelho me conta, quanto a outras, me dá somente dicas confusas. E tem também aquelas que são tão complicadas que eu nem sei por onde começar a perguntar. E é por não ter respostas para tudo que eu acabo escrevendo pra mim mesmo essas perguntas. Um dia eu vou saber responder. E vou escrever na minha alma, para que todos leiam por detrás dos meus olhos.